Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Como saber se o coelho é demasiado novo (por Ana e Mar)

Esta pergunta foi-me feita há algum tempo pela zuleide e na altura apercebi-me que seria impossível explicar sem imagens. A verdade é que hoje em dia não costumo usar nenhum critério em particular, tal como acontece com a Mar. Olhamos e sabemos. Mas a verdade é que esta é a melhor forma de se perceber se realmente um coelho é demasiado novo: treinar o olhar. Assim sendo, além de um conjunto de coisas pelas quais uma pessoa pode procurar, acrescentamos um conjunto de imagens de coelhos para que possam perceber as diferenças.

O tamanho

O critério que mais depressa se usaria é também o mais falacioso. Apenas se pode aplicar caso uma pessoa esteja familiarizada ao tamanho que um coelho de determinada raça tem com 2 meses. Note-se que um bélier de um mês consegue ser maior que um netherland dwarf de dois meses, por isso aplique este critério apenas se conhecer bem a raça.

As orelhas

Os coelhos orelhudos puros aos dois meses já têm as orelhas completamente para baixo. Com um mês geralmente apresentam as chamadas orelhas à helicóptero, já que se encontram na horizontal por ainda não terem descaído completamente. Por isso se o coelho tiver as orelhas completamente em baixo é um bom indício (embora alguns as tenham assim por volta das seis semanas).

As patas traseiras

Com dois meses as patas traseiras já se encontram bem desenvolvidas e musculadas, ao contrário das patas dos coelhos com um mês. Atente ao tamanho das patas e verifique se estão largas devido à musculatura desenvolvida.

O pêlo

Os coelhos bebés têm um pêlo muito característico, denso e fofo. Com dois meses já perderam parte desta característica, apresentando-se o pêlo mais semelhante ao dos coelhos adultos. Nos coelhos com pelagem característica como o caso dos angorás e lionhead, aos dois meses já se nota o desenvolvimento de pêlo comprido.

O focinho

Bebés têm sempre cara de bebés, e isto é aplicável a coelhos. Se o focinho for característico dos coelhos bebés, então muito provavelmente será um coelho demasiado novo (veja o conjunto de fotos abaixo para perceber melhor).

Fotos de coelhos demasiado novos (menos de 2 meses):











Fotos de coelhos com 2-3 meses:






11 comentários:

  1. adorei o tópico. mesmo, está óptimo! (e as fotos são do mais fofo que há!)

    ResponderExcluir
  2. Apesar de parecerem fofinhos quando bébés, a idade adquada para serem adquiridos é fundamental.
    Mais um excelente texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. oie! põe esse clipe ! http://www.youtube.com/watch?v=OlzzSANE9Xk&NR=1 é lindo!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Comecei a cuidar de dois coelhilhos muito lindos e simpáticos!

    Fiz um clipe deles...

    Dá uma olhadinha!

    Eles estão dando um recadinho e cantando uma musiquinha para as minhas sobrinhas.

    http://www.youtube.com/watch?v=d0bQkL7Gm0k

    Um abraço! Adoro o blog! Ja tirei muitas duvidas aqui.

    ResponderExcluir
  5. bem ola eu vou comprar um coelho amanha e queria saber como escolher, de preferencia o que esteja mais saudavel!

    ResponderExcluir
  6. é só seguir este link: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/escolher-um-coelho.html

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Gostaria de saber se me podem tirar uma duvida. Como é que se percebe se um coelho vai ou não crescer muito, uma vez que não percebo quase nada de coelhos. Será como nos cães? Pelo tamanho da pata enquanto bebés?

    Obrigada

    Belinha

    ResponderExcluir
  8. Olá. A pata é um dos indicadores. O tamanho do crânio é outro e tem ainda o tamanho da espinha (coluna).

    ResponderExcluir
  9. Adorei o site...muitas duvidas...meu primeiro coelho....deixo ele dentro de casa...comprei uma casinha de madeira q ele quase nao entra, e acostumei ele a fazer xixi naqueles pratos de planta, onde ficam os vasos, coloco areia de gato...ali ele faz xixi e as famosas caquinhas...mas de um tempo p/ cah mesmo com o local sujo de urina e fezes ele fica lah deitado, e isso ta me preocupando...posso usar a areia de gato? ... nao gosto de gaiolas...entao, nao sei oq fazer com relaçao ao local onde ele faz as necessidades...dou a raçao e sempre folhas de couve duas vezes ao dia, ou entao serralha, ou alguma outra, os pets de onde moro alem da raçao nao tem mais nada direcionado a coelhos...oq mais ele precisa de alimentaçao?

    ResponderExcluir
  10. Daieny, não deve usar areia de gato. Devem ser usadas aparas de madeira prensada. A areia de gato tem pós muito chatos que podem provocar alergias. Em relação à alimentação, é só pesquisar aqui pelo blogue na secção "Alimentação" que irá encontrar muitos artigos com dicas e ajudas sobre os cuidados a ter com a alimentação e sobre quais os alimentos que deve dar ao seu coelhinho.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin