Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Mudanças de cor no pêlo



Nalguns coelhos esta mudança é mais visível do que noutros, mas a verdade é que ao longo da vida todos os coelhos apresentam mudanças na cor do pêlo, sejam elas mais ou menos nítidas. Nalguns a mudança é tão subtil que não se nota, outros coelhos ganham manchas ou riscas, outros ficam com um tonalidade diferente na generalidade do pêlo. Neste post irei usar fotos da minha própria coelha (Nneka), que alguns de vocês já conhecem, para verem algumas alterações que a pelagem pode sofrer, neste caso numa coelha que tem pêlo preto uniforme.

Queimadura solar

A luz queima o pêlo dos coelhos. Neste caso o coelho pode ter todo o pêlo de cor diferente da anterior ou não uniforme (exceptuando normalmente a zona da barriga que não apanha sol). O pêlo escuro tem tendência a ficar de um tom acinzentado ou castanho-avermelhado, enquanto que os pêlos claros têm tendência a ficar amarelados.
Ao contrário do que muitos pensam, os coelhos não mudam de pelagem conforme a temperatura. Essa característica é própria das lebres, e os coelhos apenas ficam com cor diferente no verão por causa da exposição à luz.
No caso da Nneka, esta foto foi tirada no dia em que ela chegou, tinha o pêlo cheio de manchas pois estava à venda numa feira (daí que também tivesse remela no olho e tenha vindo com uma pasteurelose).

Pêlo velho

O pêlo velho significa que o coelho está próximo de uma mudança de pêlo (se se notar no corpo todo, prepare-se para uma escovagem diária, já que deverá cair muito pêlo). Os tons são muito semelhantes aos da queimadura solar, mas neste caso há a tendência a haver uniformidade em todo o pêlo (incluindo a barriga), podendo haver manchas mais marcadas. Nas pelagens de cor escura os tons tendem a ficar com cores semelhantes a ferrugem (vermelhos e castanhos, nalguns casos podem apresentar tons acinzentados), e nas pelagens mais claras há tendência a ficar bege ou amarelado.
No caso da Nneka, há uns meses atrás resolveu mudar o penteado e ficar com uma mancha castanha na cabeça, mas a mudança de cor nota-se facilmente em todo o pêlo.

Idade

Com a idade os coelhos têm tendência para mudar o tom do pêlo. Normalmente nota-se mais a partir dos 3 ou 4 anos, podendo adquirir tonalidades acinzentadas (outros tons são possíveis, mas menos comuns). Aqui é mais comum aparecerem riscas novas e zonas de cor diferente.
Aqui ainda não há fotos da Nneka porque ela tem mais ou menos um ano e meio, portanto ainda não chegou a essa fase.

Queimadura de urina

Muitos coelhos de cor branca apresentam a base das patas amarelada, nos de cor mais escura pode ficar cinzenta. Neste caso a culpa é da urina, que queimou o pêlo. Não existe maneira de aclarar o pêlo, sendo necessário esperar pela muda de pêlo seguinte.

7 comentários:

  1. a minha Shimi é toda branca, e tem as patas de trás todas sujas, assim amareladas, do xixi, ainda bem que é normal, estava-me a começar a assustar !

    ResponderExcluir
  2. Qual o litter que usas? Pode não estar a absorver bem (ou então podia já vir assim da loja)

    ResponderExcluir
  3. entretanto já mudei de marca.. mas são uns rolinhos prensados.. eu tmbm me pareceu qe n estava a absorver bem, porque o chão da gaiola fica muito sujo, com muito xixi então eu mudei..!

    ResponderExcluir
  4. Oi, fiquei preocupada...minha coelhinha tem 50 dias, tem todo o pelinho chinchila, exceto a parte d cima q está meio amarelada...poderia ser a criadora q a deixava na luz ou no sol e esse pelo amarelado vai sair? Ela me disse q minha coelhinha tinha a cor bem chinchila, mas q nos últimos dias apareceu esse amarelado nos pelos das costas... Ouvi dizer q a pelagem definitiva dos filhotes muda após a sétima semana d vida, é isso mesmo? Então minha menina pode ficar com essas manchas castanho/amarelado no dorso? Agradeço p uma opinião!

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    O mais certo é ser mudança de pêlo, veja se daqui a uns dias não lhe começa a cair mais pêlo.

    ResponderExcluir
  6. O meu coelho tem cerca de 6 meses agora. É pretinho às excepção das patas dianteiras que são brancas. Possivelmente à cerca de 2 meses atrás começou a crescer uns tufos de pêlo acinzentados... primeiro na "peitaça" e depois atrás e à frente das coxas. A principio pensei que seria mudança de pẽlo mas tendo em conta que ainda não desapareceram, ontem começamos a aparar-lhe esses pêlos das coxas (porque aí ficam mais feios :P) Também se eu puxar ligeiramente algum daquele pelo sai... mas fora isso não tenho visto nenhum pêlo dele espalhado quer na gaiola quer no recreio, não era suposto o pêlo mudar no verão?

    ResponderExcluir
  7. A mudança de pêlo ocorre de dois em dois meses, mais coisa menos coisa. Pelo que me descreve, o coelho está a mudar mesmo a sua pelagem e a alterar a cor.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin