Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Faça você mesmo - brinquedos

Considerações

Quando não consegue encontrar brinquedos para o seu coelho, o melhor a fazer é puxar pela imaginação e... ver aquilo que se vende em lojas, mesmo que não possa comprar. Porquê? Porque as lojas normalmente investem nos produtos com mais saída e esses normalmente são os que resultam.

Uma coisa a considerar são os materiais. Todos eles devem poder ser ingeridos pelos coelhos (lembre-se que apesar de muitos brinquedos para coelhos serem coloridos, não são pintados com tinta normal, pelo que não deve tentar fazer o mesmo em casa). Aposte sempre na qualidade dos materiais que usa e tenha sempre em conta a segurança do seu coelho.

Materiais
  • Feno
  • Verga
  • Corda (sisal)
  • Madeira (placas ou ramos não tratados): salgueiro, macieira, pereira, arbusto de framboesa, aveleira, bétula (vidoeiro), plátano, abeto e amoreira
  • Nylon
  • Arame
  • Pregos limpos
  • Martelo
Brinquedos simples



Para fazer uma réplica deste brinquedo precisa apenas de madeira, palha/feno e um modo de perfurar a madeira. Pode fazê-lo utilizando um prego limpo ou um berbequim se o tiver.



Este é ainda mais fácil de fazer. Bastam alguns ramos e dois pedaços de corda de sisal para atar os extremos (se se está a perguntar, sim, as pessoas pagam por brinquedos destes tão fáceis de reproduzir em casa e que garantem horas de entretenimento ao seu coelho).



Para fazer um brinquedos que possa pendurar na gaiola, basta usar um pouco de corda de sisal e alguma originalidade. Não convém utilizar alimentos húmidos para que não apodreçam nem sujem a corda (para esse tipo de alimentos poderá usar um suporte metálico, que será mais fácil de limpar).

Brinquedos um pouco mais complexos



Túneis em nylon são uma boa opção. O nylon é facilmente lavável no caso de haver algum descuido e consegue dar-lhe suporte através de arame. Contudo terá de ter em conta que o arame deverá estar escondido. Uma boa técnica consiste em cortar um rectângulo de nylon e formar com ele um túnel. Seguidamente deverá dobrar esse túnel de forma a obter um com duas camadas e introduza os aros de arame entre eles, espaçando-os cerca de 15-20 cm. Cosa o local onde se encontram os arames para que não se desloquem.



Bolinhas de sisal já exigem alguma técnica. O ideal é fazê-las utilizando o sisal entrançado para que seja mais fácil de trabalhar. Depois é só colocar uma corda utilizando uma agulha. Se tiver dificuldades pode usar um pedaço de madeira como base e ir enrolando o sisal à sua volta.



Neste caso a técnica é semelhante: um núcleo de madeira coberto com sisal. Mais uma vez aconselha-se usar a corda entrançada para ajudar no manuseamento. (Se quiser pode fazer um buraco no centro da madeira e colocar lá alguma palha ou feno)



Mesmo que não consiga fazer um brinquedo com sistema de encaixe entre as peças de madeira, poderá optar por pegar num pouco de madeira e fazer-lhe alguns buraquinhos, onde poderá colocar algumas das guloseimas preferidas do seu coelho e vê-lo entretido durante horas. Pode fazer um simples utilizando apenas duas peças (por exemplo como se fossem a peça azul e a vermelha, encaixando ao meio).

2 comentários:

  1. Puxa, adorei as dicas! Parabéns! O site é lindo e bem organizado. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Paula, muito obrigada. Um beijinho *

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin