Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Escolher uma gaiola

Qualidade dos materiais

Aposte sempre em materiais de qualidade. Verifique a resistência e possível durabilidade das partes em plástico, assim como a sua grossura (muito finas facilmente se partirão). Quanto ao gradeamento verifique se é galvanizado (aspecto metalizado, mas com um tratamento específico para evitar a ferrugem) ou plastificado (neste caso verifique se não é apenas tinta normal que possa sair facilmente quando o coelho roer as grades, mas sim uma tinta plastificada resistente e sem falhas na pintura). Qualquer uma das opções anterior é boa desde que seja de qualidade.

Tamanho

Quanto maior, melhor (desde que caiba no espaço que lhe atribuiu e a possa pagar). Em termos de medidas mínimas convém que, em adulto, o coelho consiga pôr-se em duas patas e consiga esticar-se na gaiola já contando com o espaço que será tomado pelos acessórios que a gaiola irá conter.
Para uma gaiola confortável costuma-se considerar uma boa medida os saltos que o coelho pode dar ao percorrê-la. Considera-se uma gaiola confortável aquela onde o coelho adulto possa dar 4 saltos.


Segurança

Deverá assegurar-se que a gaiola é segura para o seu coelho. Não deverá ter zonas no gradeamento que o possam ferir nem zonas que possam propiciar acidentes. Lembre-se que as aberturas no topo propiciam quedas e pernas partidas (por ficarem presas no gradeamento) e que as gaiolas que têm fundo com gradeamento afectam as patas do seu coelho.

Localização das aberturas

Existem quatro tipo de aberturas de gaiolas: as aberturas no topo, as aberturas frontais, as aberturas laterais e os gradeamentos que se deslocam parcialmente.
Aberturas no topo: são muito úteis para o dono. Este tipo de aberturas é ideal quando se quer reabastecer o feno ou dar a dose de ração pois permite o fácil acesso aos acessórios.
Aberturas frontais: são as melhores para facilitar o acesso do coelho à gaiola, já que as gaiolas que têm apenas abertura no topo podem propiciar acidentes.
Aberturas laterais: este tipo de aberturas é útil quando se quer acrescentar acessórios à gaiola sem retirar espaço interior (por exemplo anexar um abrigo).
Gradeamentos que se deslocam parcialmente: muito úteis, pois dão uma grande liberdade de movimento. Contudo não costumam ter outras aberturas, o que pode dificultar algumas acções (por exemplo se não se quiser que o coelho saia enquanto se volta a encher o suporte do feno é mais fácil fazê-lo através de uma abertura no topo do que com metade da gaiola aberta).


Acessórios

Muitas gaiolas já trazem acessórios como ninhos, rampas, prateleiras, suportes para feno... Que por vezes não compensam. Lembre-se se investigar a qualidade e comparar gaiolas que sejam iguais mas sem acessórios. Por vezes é preferível ser você próprio a comprar acessórios de qualidade para melhorar a gaiola.
Contudo, se os acessórios forem de qualidade (além de que têm a vantagem de serem feitos à medida) e o preço não tiver sido exagerado, pode apostar em comprar logo a gaiola com acessórios incluídos.


Relação preço/qualidade

E como sempre, não se deixe enganar nem se venda pelo mais barato. Para o primeiro conselho, investigue lojas na sua zona e lojas online (muitas vezes há diferenças de mais de €30 no mesmo modelo de gaiola) antes de fazer a sua compra. Peça conselhos a quem já tem coelhos sobre onde comprar os produtos mais baratos e lembre-se que lojas bem localizadas (por exemplo em centros comerciais ou ruas muito movimentadas) normalmente aproveitam-se da sua localização privilegiada para inflacionar os preços. Quanto ao não se deixar vender pelo mais barato, é como em tudo: normalmente o barato sai caro e muito provavelmente vai ter de comprar uma seguda gaiola se não apostar desde logo na qualidade.

13 comentários:

  1. Este artigo sobre as gaiolas é muito importante. A meu ainda não existem no mercado gaiolas específicas para coelhos. E digo isto porque foi assim que a minha Mimi partiu a pata e mais tarde teve que amputar. O problema é que os nossos colehos facilmente encaixam uma pata entre as grades das gaiolas que a meu ver deveriam ter menos espaço entre elas. A porta é outra armadilha. Acabei por tirá-la.

    ResponderExcluir
  2. É por isso que meu coelho vive solto no quintal gramado!!! Faz suas necessidades bem lá no fundo, longe de nossa passagem. E ainda se diverte cavando buracos que tenho que tapar antes que ele saia do outro lado do muro!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii !!! eu queria muiiito saberr por quanto compraram a gaiola de vcss ?? qualquer pessoa que ler isso e tiver uma gaiola de coelho anao poste um comentario aqui falando de onde vc é e de que preço comprouu, se poderr responder !! Irei agradeçer muiito !! XAAU

    ResponderExcluir
  4. A minha custou-me €43, no Porto. Tem 80x50x50 cm e trazia apenas uma divisória para colocar o feno.

    ResponderExcluir
  5. achas k eu poderia fazer uma gaiola em madeira.? é k vi umas á venda e se calhar vopu fazer uma!
    acha k os coelhos iriam roer??

    ResponderExcluir
  6. olá eu estava a pensar em fazer uma gaiola em madeira visto que me ficava mais barato será possivel a senhora me informar se a minha orelhinhas a ia roer? mesmo se fosse madeira muito grossa? e poderia enverniza-la?

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Já consultou este tópico: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/11/faca-voce-mesmo-gaiolas.html ?
    Em relação à sua dúvida concretamente, o coelho provavelmente irá roer a madeira da gaiola, pelo que aconselho que se fizer uma gaiola em madeira utilize um tipo de madeira que o coelho possa roer, como por exemplo salgueiro. Em relação a envernizar, desaconselho vivamente.

    Cumprimentos,
    Mar.

    ResponderExcluir
  8. OLÁ, EU IREI COMPRAR UM COELHO EM UMA PET SHOP MAS N SEI COMO ESCOLHER. POR FAVOR PEÇO-LHES AJUDA...

    ResponderExcluir
  9. é só seguir este link: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/escolher-um-coelho.html

    ResponderExcluir
  10. Olá a todos...
    a minha coelha anã Hotot (Alice), tem as orelhas frias e está muito quieta... costuma andar sempre a correr e atrás do meu cão e hoje nem se mexe... além disso acho que nunca senti as orelhas dela frias... mas só a tenho à 2 semanas e não percebo disto...
    Obrigada
    NBD

    ResponderExcluir
  11. Nadiaduvall, leve-a com urgência ao vet e aqueça a coelhinha com uma manta bem quentinha.

    ResponderExcluir
  12. Na gaiola do coleho é necessario a colocação de areia (que é usada na gaiola de gatos) ?

    ResponderExcluir
  13. Anónimo, não se deve usar areia para gatos. Deve usar-se litter próprio para coelhos (cilindros de madeira prensada): http://www.petmanias.com/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage-ask.tpl&product_id=1579&category_id=102&option=com_virtuemart&Itemid=64

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin