Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

sábado, 29 de agosto de 2009

Banho: sim ou não?; por Carlota Baptista (autora convidada)



Introdução


É frequente encontrar pessoas que não sabem se podem dar banho ao seu coelho e outras tantas que o fazem deliberadamente, sem estarem conscientes dos maleficios que pode trazer ao seu animal de estimação caso não tomem os devidos cuidados.
A pensar nessas pessoas, decidi criar um artigo que vise responder às maiores questões envolvendo este assunto e como proceder quando temos em mãos casos que realmente precisam de uma intervenção de limpeza.

A grande questão: Devo ou não dar banho ao meu coelho?

A maior parte das vezes a resposta é não!
Os coelhos, assim como os gatos, são bastante asseados e limpam-se a eles próprios. De certeza que qualquer dono de um coelho já apanhou o seu animalzinho de estimação a lamber-se alegremente.
Assim sendo, não é necessário dar-lhes banho a menos que o coelho esteja mesmo muito sujo, pois ao fazê-lo sem as devidas precauções o banho faz mais mal do que bem.
Mas nos casos em que o coelho realmente precisa de um banho, este pode ser dado desde que o dono o saiba fazer correctamente.



Porque deve ser evitado?

- Tomar banho pode ser uma experiência bastante stressante para um coelho e o coloque coelho numa "pilha de nervos" na sua primeira experiência, ele vai acabar por encará-lo como algo mau.

- Se não segurar no coelho correctamente ou se ele tenta constantemente fugir há o risco do coelho fracturar a espinha.

- Caso o coelho não seja devidamente seco facilmente pode ficar constipado e até criar fungos na pele.

- Retira o cheiro próprio do coelho, bem como o óleo natural que têm na pele.

Alternativas ao banho

Em casos em que o coelho não esteja tão imundo ao ponto de precisar de banho, pode limpar a zona suja com toalhetes (Dodot, por exemplo) ou molhar um pano/toalha em água morna e limpar, certificando-se de que seca convenientemente a área molhada.
É importante frisar que não deve abusar do uso dos toalhetes, pois usados em demasia podem estragar o pêlo do coelho.

Seguidamente, vou explicar como proceder nos casos em que o coelho precisa mesmo de banho e indicar alguns cuidados que se devem ter não só quando se dá o banho propriamente dito ao coelho, mas também quando se limpa o coelho com um pano/toalha (como indiquei acima).

Ambiente
- Livre de correntes de ar
- Pode-se colocar um aquecedor no local para que a divisão se mantenha quente

Objectos necessários
- Toalhas para secar o coelho
- Secador
- Shampô específico
- Uma banheira para bébés costuma ser uma boa opção como local para dar banho ao seu coelho
- Pano ou toalha para pôr no fundo da banheira de maneira a impedir que o coelho escorregue

O banho: como proceder

1) Antes de colocar o coelho dentro da banheira, encha esta última com água morna até cerca de 2,5cm.
2) Coloque o coelho dentro da banheira e vá acalmando-o durante todo o processo, falando com ele com uma voz serena para que ele se mantenha calmo.
3) Massage bem o corpo do coelho com o shampô, mas evite dar-lhe banho do pescoço para cima, o que não deve ser um grande problema visto que normalmente as zonas sujas encontram-se do pescoço para baixo (deve-se evitar ao máximo que entre água para os olhos, orelhas e nariz dos coelhos).
4) Enxague o coelho com água morna para não deixar resíduos de shampô.
5) Para retirá-lo da banheira, enrole-o numa toalha seca.
6) Seque o pêlo do coelho com uma toalha o melhor que conseguir, eventualmente serão precisas mais toalhas visto que a primeira acabará por ficar molhada.
7) Se o uso das toalhas não for suficiente para secar o coelho, pode usar o secador. Use-o sempre na menor potência e na menor temperatura quente, a uma considerável distância do pêlo do coelho e sem apontar durante muito tempo para o mesmo local do corpo, pelo que o pode queimar.
(Atenção: o uso do secador deve ser evitado pois geralmente basta o barulho que este produz para stressar ainda mais o coelho, pelo que se conseguir secar todo o coelho apenas com as toalhas seria o ideal)
8) Certifique-se que o seu coelho está bem seco antes de o pôr de volta na gaiola.



Por fim pode dar um miminho ao seu coelho como uns raminhos de salsa e umas festinhas para o acalmar e para que ele não associe o banho a uma experiência horrorosa!

Espero que o guia seja útil a vários donos.

23 comentários:

  1. eu sempre levo meu coelho tomar banho no veterinario! acho mais seguro!

    ResponderExcluir
  2. No caso da falta de shampoo específico podera ser os de bebê?

    E as tolhetes a que se refere, são aquelas para bebês?

    Obrigada!
    Cintia

    ResponderExcluir
  3. Olá Cintia,

    O shampoo aconselhado é o específico para coelhos. Procure nas lojas de animais ou junto do seu veterinário, normalmente têm. Contudo, pode procurar em lojas online.

    As toalhitas são aquelas tipo Dodot para bebés, que não têm álcool.

    Cumprimentos,
    Mar.

    ResponderExcluir
  4. Uma dica bem legal entra nesse site...lá tem muitas idéias boas...
    http://www.viladoscoelhos.com.br/comunic.htm
    bjus

    ResponderExcluir
  5. meu coelho costuma morder é um pouco arisco, não consigo pegá-lo no colo nem para fazer carinho, como posso limpá-lo e cortar suas unhas.

    ResponderExcluir
  6. Já viu os posts sobre como cortar as unhas a coelhos?

    ResponderExcluir
  7. olá Sandra,

    Provavelmente o seu coelho ainda não se adaptou a si, o que quer dizer que ainda não tem confiança suficiente para ser pegado ao colo ou para que lhe corte as unhas. O que lhe posso sugerir é que o leve ao vet e que ele mesmo lhe possa mostrar como o pode fazer de maneira segura. Entretanto, pesquise aqui no Blogue, como a Ana referiu, posts sobre o corte de unhas.

    Qualquer dúvida é só colocar.

    Cumprimentos,
    Mar

    ResponderExcluir
  8. O meu coelho tambem eh super arisco. Eu o adquiri em Julho e ate hoje toda vez que chego perto dele ele pula de um lado pra outro. Ja tentei sentar no chao e ignora-lo, ele vem me cheira e sai correndo. Eu dou comida pra ele, limpo a gaiola dele, abro a gaiola pra ele passear pela area de servico e ele simplesmente nao deixa a gente nem tocar nele.
    O que mais poderia fazer pra ele se acalmar.

    ResponderExcluir
  9. eu ñ achei muito interesante se quiser saber o que o coelho precisa vai no google e escreva :(pode dar banho em coelhos) o primeiro icone quanto a pag abrir e foi com iswso que eu aprendi a cuidar do meu coelho vai vc vai acabar gostando :

    ResponderExcluir
  10. Camila, eu não sei se percebi bem o que disse, mas até experimentei escrever isso e o que me apareceu foi o Yahoo Answers, é a isso que se refere? Sinceramente não confio no Yahoo Answers, uma pessoa não sabe qual a experiência que quem responde tem. Já lá vi respostas escolhidas como as melhores que dão vontade de esbofetear quem as escolheu e que as escreveu.

    Se não achou interessante pronto, não há nada a fazer, não é? Mas quando a minha coelha teve um problema grave e eu tive mesmo de lhe dar banho foi a este post que a Carlota escreveu que recorri (porque lá está, na maior parte das vezes o banho é dispensável e eu nunca tinha tido necessidade).

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. a resposta é não, não e não. é extremamente perigoso para o pavilhão auricular do coelho.

    ResponderExcluir
  13. olá, eu gostaria de saber onde se vende shampoo para coelho, grato, vinicius.

    ResponderExcluir
  14. vinicius, pode procurar em lojas online. por exemplo: petmanias.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, o pêlo do meu coelho é bem comprido e se embola com facilidade. Há alguma dica para evitar este problema, alem de pentear?

    ResponderExcluir
  16. por vezes a unica soluçao e cortar o pelo nas zonas em que se formam os nós. se não conseguir cortar em casa ou se tiver receio de magoar o coelhinho, leve-o ao veterinario para um serviço de grooming.

    ResponderExcluir
  17. Eu queria saber se eu poderia dar banho em coelho de 2 anos e meio e no coelho de uns 7 meses

    ResponderExcluir
  18. Gente, na primeira e última vez que minha coelha tomou banho (no veterinário) gritava tão alto e forte que eu do lado de fora, achei que fosse um cachorro.Ficou apavorada de verdade. Passou mtos dias arisca sendo que normalmente é um amor.

    ResponderExcluir
  19. O banho é totalmente DESACONSELHÁVEL. Coloquei em letras grandes para frisar. Só se deve dar banho em casos muito PONTUAIS, novamente em letras grandes para frisar, em que o coelho apresente tamanha sujidade que é impossível retirar com TOALHITAS HÚMIDAS (dodots).

    ResponderExcluir
  20. meu coelho está com uma éspecie de "caspa" em certas partes do pelo,e elas são bem duras,seu comportamento está normal.gortaria de saber se posso dar banho para tentar retirá-las e o que podem ser as causas delas,será por ele ser filhote?

    ResponderExcluir
  21. Bom, eu moro numa cidade do Brasil que faz sol o ano inteiro! O que fazer, se meu próprio coelho tem o costume de bater as patas no bebedouro, pra que a água caia na superfície da gaiola e ele se deita em cima?? [A gaiola dele fica num lugar arejado da casa, sem contato com sol, nem correntes de ar, mas como aqui em Natal faz sol de janeiro a janeiro, sempre o clima é quente]

    ResponderExcluir
  22. SpiceBia, o meu coelho faz o mesmo. Não tem grande mal. Uma coisa é ele ficar completamente encharcado, outra coisa é um pouco molhado..

    ResponderExcluir
  23. Érica, mesmo que dê banho elas vão voltar.. Tem de o levar ao veterinário para que seja feita uma colheita dessas "caspas" a fim de se averiguar se se tratam de ácaros, fungos, etc..

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin