Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

sábado, 6 de junho de 2009

FAQs

1. Os coelhos são roedores?
Não, os coelhos são lagomorfos.

2. Os coelhos podem tomar banho?
Não devem, pois são muito sensíveis a alterações de temperatura e facilmente desenvolvem fungos.
http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/08/banho-sim-ou-nao-por-carlota-baptista.html

3. Os coelhos podem ser ensinados a ir ao WC?
Podem: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/litter-training.html

4. Como cuidar de um coelho anão?
- o que comprar: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/11/agora-que-j-se-familiarizou-com-o-que.html
- o que lhe dar: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/11/os-bsicos-da-alimentao.html
- saber mantê-lo saudável: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/11/10-passos-para-um-coelho-saudvel.html
- saber conquistá-lo: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/como-conquistar-o-seu-coelho.html

5. Como impedir o coelho de roer as minhas coisas?
Tem de ter uma casa à prova de coelho: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/casa-prova-de-coelhos.html

6. Como saber o sexo do coelho?
Basta seguir algumas indicações, mas o olho destreinado pode ser enganado: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/determinar-o-sexo-do-coelho.html

7. Os coelhos devem ser desparasitados e vacinados?
Sim, desparasitados assim que chegam ao novo lar (interna e externamente) e com frequência dependendo do contacto com outros animais. Vacinado também, especialmente onde a mixomatose e a DVH são endémicas.

8. Qual o tamanho ideal de gaiola para coelhos?
Quanto maior, melhor. Mas o mínimo essencial é que, contando já com todos os acessórios na gaiola o coelho em adulto se possa esticar à vontade na gaiola e se possa colocar em pé.
http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/10/escolher-uma-gaiola.html

9. Os coelhos precisam de ir ao veterinário?
Sim, regularmente para fazer check-up e em caso de haver o mínimo sinal de doença.

10 . É normal um coelho comer as fezes?
Sim, os coelhos ingerem os cecotrofos, umas fezes mais moles e brilhantes que eles necessitam ingerir. Não desencoraje este comportamento.

11. O meu coelho acasala comigo, tenho de lhe arranjar outro coelho?
Não, se o comportamento for exagerado, a solução é castrar. A outra é ter paciência.

12. Acasalar faz bem à saúde dos coelhos?
Não, normalmente até tem tendência para despoletar casos de cancro nas fêmeas e nos machos não lhes faz bem.

13. Devo comprar um macho ou uma fêmea?
As diferenças de atitude não são significativas, dependem de coelho para coelho. Na fase adulta existem diferenças na marcação de território (normalmente mais intensa nos machos) e de possível gravidez psicológica nas fêmeas (bastante comum). Por isso é questão de optar.

14. Um coelho adulto já não pode ser treinado?
Pode, os coelhos são animais bastante inteligentes, e tanto se pode treinar um adolescente como um adulto.

15. Posso viajar com o meu coelho?
Pode, mas é possível que seja muito stressante. Veja: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/01/coelhos-e-viagens.html

16. Os coelhos dão-se bem com o calor e o frio?
Os coelhos dão-se muito mal com o calor, devendo permanecer a temperaturas abaixo dos 27ºC. O frio é tolerado mais facilmente mas abaixo dos 10ºC poderão existir problemas.
http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/06/golpe-de-calor.html

17. O meu coelho só tem uma orelha caída, é normal?
Se tiver entre 1 e 3 meses é normal. É um coelho orelhudo ao qual ainda só caiu uma. Coelhos orelhudos mais velhos por vezes levantam uma ocasionalmente. Se não for um coelho orelhudo, poderá ser sinal de doença.

18. A minha coelha está a arrancar pêlos da barriga, o que se passa?
Ou está grávida, ou tem uma gravidez psicológica. De qualquer modo deve ser levada ao veterinário para acompanhamento.
http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/11/gravidez-psicolgica-na-coelha.html

19. Os coelhos precisam de corte de unhas?
Sim, a maioria dos coelhos não desgasta naturalmente as unhas o suficiente, por isso têm de ser cortadas numa base mais ou menos regular, dependendo do desgaste.
http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/como-cortar-unhas-coelhos.html

20. Posso ter um coelho em casa?
Pode. A grande parte dos coelhos anões são coelhos de casa.

21. É preciso soltar o meu coelho?
Sim, o seu coelho precisa de correr livremente num espaço amplo no mínimo 2h por dia, mas quantas mais, melhor (mas sempre vigiado).

22. Os coelhos precisam de companhia?
Os coelhos são animais territoriais, pelo que apenas animais castrados/esterilizados apresentam hipóteses consideráveis de sucesso. NUNCA junte um casal não castrado.

23. A coelha teve filhotes e não cuida deles. O que faço?
O mais normal é parecer que ela não cuida deles, mas de facto cuidar. Leia: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/05/como-cuidar-de-coelhos-orfaos-ou.html

24. As coelhas têm período de cio?
Não, as coelhas têm ovulação induzida pela cópula, por isso não têm cio.

25. O coelho pode comer só ração?
Não, os coelhos devem ter uma alimentação variada com base no feno e não na ração.
http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/11/os-bsicos-da-alimentao.html

26. Como saber se o coelho está doente?
Existem sinais característicos, mas qualquer alteração ao comportamento ou ao aspecto do coelho deve ser avaliada pelo veterinário. Sobre os sinais de doença leia: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/sinais-de-que-o-seu-coelho-est-doente.html

27. O comportamento do meu coelho pode mudar?
Sim, especialmente quando atingir os seis meses, em que começam a entrar na maturidade.

28. O meu coelho deixa cocós por todo o lado, o que faço?
Terá de o treinar.
http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/litter-training.html

29. O meu coelho lambe-me, quer dizer que gosta de mim?
O mais provável é ter falta de sais ou ser um comportamento compulsivo.

30. Posso brincar com o meu coelho?
Pode e deve, tem inúmeras avaliações de brinquedos no blog, basta consultar a secção "Artigos".

18 comentários:

  1. Olá
    Comprei esta semana um coelho béllier com cerca de 2 meses, gostava de saber quando o devo vacinar e se lhe posso dar verduras antes deste estar vacinado, pois disseram-me que só o devia fazer depois das vacinas.

    ResponderExcluir
  2. Aos dois meses já se pode iniciar a vacinação. Quanto aos vegetais não têm nada a ver com as vacinas, leia o post que está na lateral sobre a alimentação.

    ResponderExcluir
  3. em que rotna eu alimento o meu coelho ?

    ResponderExcluir
  4. Feno sempre disponível, ração de manhã e à noite e vegetais uma ou duas vezes por dia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Bom dia !
    ganhei um coelhinho anão e estou apaixonada. Mas percebi que a Urina dele é alaranjada muito forte, quase ferrugem. Eu tenho forçado que beba água, dando um pouco mais na minha mão. Mas gostaria de saber se é normal ?
    Muito obrigada !
    Carol

    ResponderExcluir
  6. meu coelho não consegue mais ficar em pé,por isso não come e nem bebe.Eu que tenho que dar comida na boca dele.E além disso á noite os olhos dele ficarm cheio de formigas.o que será isso? O que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
  7. caroline, poderá estar a dar-lhe muita cenoura

    ResponderExcluir
  8. gente, minha coelha anda fazendo as necessidades (apenas coco)dentro da vasilha de comida, mesmo eu limpando com vinagre de nada adianta.nao sei o que fazer, ponho outra vasilha e deixo essa para as necessidades? por favor me ajudem porque a gaiola ja esta ficando pequena...

    ResponderExcluir
  9. pode tentar isso ou então comprar um comedouro que se prenda na gaiola e fique a uma altura consideravel que de tanto para a coelha comer bem como para nao conseguir fazer os cocos la dentro.

    ResponderExcluir
  10. tenho um coelho anão macho com 5 anos e vou ter outro mais pequeno com 7 semanas. Não sei se deva ficar com um macho ou femea. tenho bastante medo que ao ter outro macho o meu coelho adulto não se dê bem com ele e criem brigas de território, apesar do meu coelho adulto ser muito meiginho. Pelo qual acham que deva optar? macho ou fémea??

    ResponderExcluir
  11. é uma questão de opção. nunca se pode prever como se vão dar os dois coelhos, opte por um macho ou por uma fêmea. o segredo é ter paciência e atenção.

    ResponderExcluir
  12. Ia a colocar a comida na taça do meu coelho e ele ferroume os dentes(ficou so negro) ja pus gelo,devo ir ao medico?ou n e nada de grave?

    ResponderExcluir
  13. Ola.. Eu tenho uma coelha de uns 9 meses.
    Eu gostaria de saber pq ela chuta tanto de noite? Como a casinha dela fica lá fora bem junto a minha quando começa a chutar acorda todo mundo..
    Notei que talvez ela faça isso quando se sente com medo.. Seria isso?

    ResponderExcluir
  14. Anónimo, os coelhos costumam ser mais activos à noite. Pode ser por vários motivos: medo, chamar a atenção... Ou pode estar simplesmente a brincar.

    ResponderExcluir
  15. Anónimo, se é grave eu não posso saber... Depende da mordida. Regra geral, nunca são graves.

    ResponderExcluir
  16. Olá, estou a pensar em adoptar um coelho porque não quero comprar em lojas de animais, mas tenho duas dúvidas.
    A primeira é se há algum problema em adoptar um coelho adulto, a habituação é mais difícil, certo? E a segunda, é se os coelhos têm por norma morder. Já fui mordida por um coelho mas ele estava terrivelmente assustado, por isso penso que foi um comportamento compreensível, mas gostava de saber se eles costumam morder.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Inês B, da minha experiência os coelhinhos não costumam morder. Alguns costumam ser mais nervosos e, numa tentativa de se protegerem, lá vai uma dentada. O truque é dar o tempo necessário ao coelho para que ele se habitue a nós e não forçar a interacção com o animal. O meu Floppy, por exemplo, nunca me mordeu em dois anos. Em relação ao optar por um bebé ou um adulto, em adulto tem a vantagem de já ter a personalidade definida e em bebé não sabemos bem o que esperar quando ele crescer. São meras opções. O que realmente importa é fazer o coelhinho feliz : )

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin