Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Arranjei um coelho novo demais... E agora?

Deparamo-nos muitas vezes com casos de pessoas que só quando chegam ao blogue percebem que adquiriram o coelho demasiado novo e que isso pode trazer consequências graves num futuro bastante próximo. Essas pessoas deparam-se então com uma simples questão: "E agora?".

A primeira coisa a fazer

A primeira coisa que o dono de um coelho com menos de dois meses deve fazer é tentar contactar a pessoa a quem o comprou. Se a pessoa for compreensiva (infelizmente muitos não são e dizem que é tudo mentira ou simplesmente que já não é obrigação deles) pode aceitar recebê-lo de volta até que complete os dois meses de idade (só valerá a pena se o vendedor for o criador, caso seja uma loja não deve interessar pois provavelmente a progenitora estará longe).
O problema maior, caso o anterior dono aceite tê-lo de volta, será a rejeição por parte da mãe. Ainda assim é positivo se conseguir que o pequeno ingira os cecotrofos da progenitora, o que lhe fornecerá as bactérias necessárias ao sistema digestivo.


Se o criador não o aceitar de volta

O que fazer: ir ao veterinário imediatamente para verificar o estado de saúde do coelho e eventualmente prescrever suplementos ou fazer a desparasitação.
A alimentação: assegurar-se que come bastante feno, o que ajuda a prevenir diarreias. Investigue qual a ração que o coelho comia anteriormente para que não haja uma mudança brusca, e vá mudando gradualmente para uma ração de qualidade. Os vegetais e fruta devem ser introduzidos às 12 semanas, um de cada vez e ao ritmo de um por semana para que se possa saber se um alimento causa diarreia.
A saúde: se um coelho novo ficar com diarreia, não espere para ver se melhora e vá ao veterinário com ele. Muitos coelhos jovens morrem quando os donos ficam a ver se a crise passa. Assegure-se que o coelho urina e defeca regularmente e a um ritmo normal e não espere por dias melhores se não o fizer (vet imediatamente). Qualquer outro sinal de doença deve também ser levado muito seriamente.
O comportamento: se o seu coelho apresentar algum comportamento estranho como letargia, ficar muito parado ou mole, se parecer exausto quando não tem motivos para tal então poderá ser um sinal de doença bastante alarmante, e também não deverá ser motivo para não reagir.
Se conseguir: arranje cecotrofos de coelhos adultos para que o seu coelho os possa ingerir.


Mantenha sempre presente que a saúde destes coelhos terá sempre tendência para ser mais frágil, mas uma actuação rápida poderá salvá-lo.

21 comentários:

  1. eu comprei um coelho novinho
    n tinha experiencia alguma
    mas fui ver hj uns foruns
    e descobri q eles morrem muito facil
    eu tenho quase certesa q o kra n vai aacc de volta
    mas o meu coelho n apresenta nenhuma doença tipo diarreia q vc citou
    no começo n kis comer muito mas agora come muito
    e agora to com medo oq faço
    e hj msm o irmaozinho dele (la na lj)morreu mas era mas pequeno
    por favor me ajude

    ResponderExcluir
  2. karyna, por favor veja o e-mail que lhe enviei.

    ResponderExcluir
  3. Quando se arruma um coelho com 30 dias e se tiver jeito de devolver,prescisa dar leite de cabra ate os 52 dias?

    ResponderExcluir
  4. Se o devolver à mãe e se ela o aceitar, o ideal é ele mamar da mãe.

    ResponderExcluir
  5. Não o que eu quis dizer e se não puder devolver.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Eu falei errado desculpe-me,quando se arranja um coelho com 30 dias e não há possibilidade de devoluçao,deve dar leitede cabra até os 52 dias do filhote?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Sim, se tiver como dar. Aconselho que dê.

    ResponderExcluir
  8. Eu adquiri uma coelha muito nova mesmo ela tinha aproximadamente uns 16 cm mas a criadora disse que eu já a podia levar que já a idade que chegasse que já não mamava mas passado uns 5 dias ela morreu com uma gastroentrite nas urgências do hospital...morreu ainda sem nome mas agora é o seguinte ela comia muito feno e ração mas no entanto a seu prato preferido era umas ervinhas que eu tinha no jardim não sei se lhe faziam mal...ela tinha muita diarreia, num espaço de 1/2 hora encheu o fundo da gaiola com diarreia embora que esta não se mexe-se por causa das dores de barriga mas gostaria de lhe perguntar se terá sido por ela ser muito nova e comer muito ou por ter comido a relva/erva ou por estar em convívio com o pelo do meu gato ou da minha cadela pois eles adoravam brincar os três juntos e ela costumava dormir em cima do garfield e este larga muito muito muito pelo, ou pela ração ser muito forte ou etc... o que acha que lhe pode ter causado uma morte tão dolorosa para ela e para mim!

    Beijinhos Sara Martins

    ResponderExcluir
  9. Sara, todas as razões por si apontadas no comentário que fez podem ter conduzido a uma morte prematura. É difícil avaliar a situação assim, pelo que qualquer das hipóteses que colocou podem ter contribuído (individualmente ou em conjunto) para a morte da sua coelhinha. Lamento muito o sucedido e espero que o nosso blogue e fórum seja uma ajuda para que numa próxima vez escolha um coelho mais velho e que lhe preste os cuidados necessários por estar mais informada. Muita força : )

    ResponderExcluir
  10. Olá quero comprar uma coelhinha, mas lendo esses depoimentos, fiquei com medo e muita dó dos bichinhos.Por favor a "idade" mínima para eu pegar um coelhinho. Não quero correr o risco de eles sofrerem, amo demais animais.Obrigada!

    Débora

    ResponderExcluir
  11. Débora, a idade mínima são 2 meses.

    ResponderExcluir
  12. gente ganhei um coelhinho do meu namorado , duma loja la na ilha do governador ... meu coelhinho , veio pra ca , e no inicio nao comia muito , depois ele passou a comer demais e agora ele ta com diarreia , mais ele fica solto no quarto d aminha mae porque a gaiola eu ainda vou ganhar , ele SÓ come ração, e bebe agua ... ele é super ativo a noite e dorme o dia inteiro... o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  13. Tatahrsr, pode começar por pesquisar no blogue os artigos sobre alimentação e fornecer uma dieta adequada ao seu coelhinho. Entretanto, deixe-o a feno (capim) e água durante 48h. Não lhe dê mais nada sem ser isso.

    ResponderExcluir
  14. ganhei um coelho com 1 mês, e gostaria de saber se seria aconselhavel dar alem do leite de cabra a ração para coelhos ou só feno?

    ResponderExcluir
  15. Ola eu comprei um coelho anao toy na loja de animais (ornimundo) e na caderneta diz que tem um mes e meio..Comprei feno a racao e dou -he agua...
    Tenho razoes para estar alarmada????
    Ah ainda comprei aqueles suplementos de arroz e uns biscoitos...

    ResponderExcluir
  16. Filipa, tem. Sem dúvida que tem. A ornimundo não é nem nunca foi de fiar no que diz respeito à venda de coelhos... Vende-os demasiado novos, muitas vezes as cadernetas nem sequer são válidas (como é o caso da sua, porque a raça "toy" nem sequer existe). O meu conselho é que leve o seu coelho ao veterinário para que ele o examine e que continue a dar-lhe feno e água apenas.

    ResponderExcluir
  17. Anónimo, antes de mais é levar ao veterinário. Depois, é dar apenas feno e água.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada gente , mas o coelhinho acabou morrendo ,ele ficou desidratado e quando levei no veterinário ela deu duas doses de soro e ele nao aguentou !!=/

    ResponderExcluir
  19. tipo quando fui no veterinário descobri que , logo que ele vai pra sua casa , vc tem que observar ele bem , normalmente os coelhos vem com algum verme , entao compre um vermifogo chamado mebendazol se eu não me engano, como ele nao vai querer tomar por livre e espontanea vontade , vc tem que arrajar uma seringa bem pequena e SEM agulha ! pra dar na boquinha dele ! Tem que ser uma vez ao dia durante 5 dias e depois de 15 dias vc começa a dar de novo !esse vermifogo vc compra em qualquer farmacia !sempre deixe ele limpinho , e regule os horários de comida ! Mantenha a casa bem limpinha tbm pra ele nao ter vermes e nao deixe ele ficar dentro de nenhum buraco !

    ResponderExcluir
  20. tatahrsr, lamento muito pela sua perda.. É sempre muito complicado perder um animal de estimação. Muita força.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin