Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Cuidados no pré e pós operatório

Como se sabe, nenhuma cirurgia é 100% livre de riscos. Contudo, existem cuidados pré e pós operatórios que podem diminuir grandemente os riscos associados a essas etapas. A pedido de alguns leitores, aqui ficam então algumas sugestões do que poderá fazer.

Cuidados no pré-operatório
  • Escolha um veterinário que tenha experiência e uma grande taxa de sucesso em operações e anestesias em coelhos. Se não encontrar, peça conselho ao seu veterinário ou a pessoas da sua zona que tenham coelhos.
  • Assegure-se de que o seu coelho terá vigilância constante nas horas após a cirurgia, seja em casa ou numa clínica com vigilância 24h. Marque a cirurgia para uma altura em que saiba que vai poder estar em casa com ele.
  • Leve para a clínica a alimentação a que o seu coelho está habituado e que mais gosta, para que se possa alimentar mais facilmente após a cirurgia.
  • Discuta a cirurgia com o seu médico veterinário. A maioria não apresentará problemas em explicar tudo o que se vai passar e pode ficar mais descansado acerca do que se vai passar.
  • Quanto a alimentação, tenho-me deparado com pouco consenso. A nível internacional as recomendações são para alimentar o coelho até 2h antes da cirurgia, mas a nível nacional o que me têm dito é que o coelho deve ter um jejum de 12h. Noutros animais é lógico, pois existem anestesias que podem provocar náuseas e consequentemente vómito, mas como este é praticamente inexistente em coelhos, a razão não é aplicável.

Cuidados no pós-operatório
  • Assegure-se que o seu coelho se alimenta e ingere líquidos, mesmo que isso signifique estragá-lo um pouco com mimos por uns dias. O importante é que se possa recuperar o mais cedo possível.
  • Assegure-se que o local onde o coelho está é higiénico e remova todas as fezes e urina com bastante frequência para que não se criem infecções nas costuras.
  • Se o seu coelho tiver um colar, deixe-o ficar a menos que o veterinário dê instruções em contrário. A verdade é que, apesar do desconforto, é importante que os coelhos não cheguem às costuras e as rebentem.
  • Providencie um ambiente calmo, livre de stress, assegurando-se que o coelho tem os seus brinquedos à disposição.
  • Evite pegar no seu coelho durante uns dias, para que possa sarar convenientemente.
  • Esteja atento e verifique que o seu coelho defeca e urina normalmente.
  • Se o veterinário usar material de sutura que requeira remoção após alguns dias, certifique-se que marca imediatamente uma consulta para os remover no dia certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin