Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Artigos 5 estrelas

Estamos de volta. E como aqui quem manda é o leitor, cá fica o post que mais votos recebeu. Após muitas tentativas de fazer o post e após muita deliberação, decidi fazer por partes, tendo dividido os artigos em: alimentação base, suplementos à alimentação, artigos para alimentação, higiene, brinquedos e habitação e transporte. Sem mais demoras (e sem quaisquer patrocínios), cá ficam eles.

Alimentação base

Para mim existem duas marcas de ração nas quais confio: Vitakraft e Versele-Laga (essencialmente a Cuni Complete). A Vitakraft tem bons valores nutricionais e normalmente uma boa aceitação por parte dos coelhos, tendo um preço médio. A Cuni Complete é provavelmente a melhor ração do mercado, além de que evita a escolha da ração, tendo a desvantagem de ter um preço consideravelmente elevado.
Quanto a alfafa, os cubos da Quiko têm-me parecido a melhor opção, pois tornam o doseamento muito mais fácil. Já o feno não considero nenhuma marca em especial, mas saliento que deve ser verde e rígido para ser de boa qualidade (um feno assim será sempre bom).

Suplementos à alimentação

Apesar de suplementos, quer os minerais, quer o cálcio são muito importante e obrigatórios na alimentação do coelho. Assim, da Trixie temos duas versões dos minerais: pedra de sais (cor de rosa) e as gotas (em baixo, à esquerda), para coelhos que não costumam lamber a pedra. Esta será sempre preferível pois o coelho gere as suas necessidades, mas em casos especiais poder-se-á optar por colocar os minerais na água.
Mais uma vez da Trixie, a pedra de cálcio. Não sou adepta de pedras normais, tendo preferência pelas que contêm algas, pois deixam o pêlo brilhante e costumam ter uma aceitação óptima por parte dos coelhos (sendo por vezes boa demais e exigindo controlo).
Quanto a vitaminas, no canto inferior direito temos o completo multivitamínico para colocar na água, da Trixie. É uma boa maneira de dar vitaminas ao coelho quando está mais debilitado e por vezes essencial.
Na fila do meio temos as guloseimas: Vitapol e Trixie são as minhas marcas de eleição, sendo que ambas apresentam qualidades diferentes. As da Vitapol são mais calóricas e por isso exigem muita moderação.

Artigos para alimentação

Para o feno, escolho sem a menor dúvida a esfera, ao invés dos suportes externos e muito menos os interiores. Além de permitir um melhor doseamento, gera um bom grau de limpeza e higiene. Além disso incita o coelho a arranjar formas de obter o feno por causa do movimento constante.
O bebedouro é definitivamente o de esfera o de eleição. Não tenho nenhuma marca particular de eleição, desde que funcione bem, tenha suporte de arame e uma boa capacidade para que o coelho tenha sempre água à disposição.
Já os comedouros, o melhor mesmo é escolher um material resistente e pesado, evitando que o seu coelho roa ou vire. Gosto particularmente dos comedouros angulares de cerâmica da Trixie, por ajudarem na gestão de espaço e serem resistentes.

Higiene

A escova macia que uso, na verdade é da marca Riga, e é uma escova para gatos que encontrei num hipermercado. Apenas por não ter conseguido uma imagem é que coloquei a da Trixie, que me parece equivalente. É óptima para eliminar os pêlos, especialmente na época de muda.
Já o conjunto escova/pente é bom para desembaraçar nós em coelhos de pêlo mais comprido, assim como para ajudar quando existem parasitas externos.
Quanto ao WC, opto por um WC de canto (mais uma vez, gestão de espaço) atestado de Cat's Best, que para mim é o melhor litter existente no mercado.

Brinquedos

Como sabe quem costuma andar por cá, existem várias alternativas "caseiras" aos brinquedos, mas uma vez que estou a incluir artigos em várias categorias, achei por bem deixar aqui os três artigos que se vendem e que acho de melhor qualidade.
A bola para guloseimas é boa, pois incita a roer, assim como permite premiar o coelho pelo seu esforço de obter o que quer. A cenoura em sisal é uma boa alternativa para roer, tendo uma atenção média por parte dos coelhos. Já o brinquedo em madeira com o guizo incita-os a exercitarem-se.

Habitação e transporte

Existem várias opções para albergar o seu coelho. A minha favorita para quem tem espaço é mesmo a cerca de seis painéis, de preferência com cobertura. Permite criar um espaço próprio para o coelho e deixa que se exercite livremente, podendo ter vários espaço diferentes lá dentro.
Contudo, para quem não tem espaço, pode escolher entre as gaiolas simples ou aquelas com plataformas e abrigos. Logicamente a melhor opção será a segunda, pois cria um espaço diferente e multifacetado para o coelho (desde que devidamente resistente). Ainda assim, estas gaiolas são caras, por isso uma gaiola normal é uma opção a considerar, desde que resistente e suficientemente grande para, em adulto, o coelho se poder esticar vertical e horizontalmente.
Quanto a transportadoras, prefiro optar pelas pequenas transportadoras em plástico duro para gatos, pois têm espaço suficiente para o coelho estar à vontade em deslocações mais longas e é bastante resistente.


Não concorda com algo? Tem algum produto que acha óptimo e não o viu aqui? O espaço dos comentários é seu, e ficamos à espera de participações.

7 comentários:

  1. Quanto ao bebedouro, comprei um (esfera) mas não gostei, entra ar, faz vácuo e a água não cai.
    Realmente, há uma dificuldade em encontrar produtos para coelhos, principalmente em Salvador-Ba, credito isso ao fato de não ser cultural ter coelhos como mascotes, isso por desconhecimento das raças disponíveis e informações a respeito desse ser fantástico. O pior é que veterinários são poucos (só conheço 2) que atendem a animais silvestres.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber que quantidade de alfafa se deve dar por dia? Não achei os da Quiko mas a caixa dos meus diz entre 5 a 20 rodelas por dia. O meu coelho é um Anão (Toy segundo o vendedor) de cerca de 3 meses.

    ResponderExcluir
  3. Mimi, o que tem provavelmente substitui o feno por alfafa, daí essa quantidade tão grande. Em novos um cubo por dia é o suficiente, em adultos já tem de se ver melhor a tolerância ao cálcio, mas um de 2 em 2 dias ou de 3 em 3.

    ResponderExcluir
  4. obrigado, farei assim então ^^

    ResponderExcluir
  5. Onde se deve pôr o WC? Dentro da gaiola?
    Ou deve-se deixá-lo num canto, no sitío onde o coelho estiver solto?...

    ResponderExcluir
  6. depende do coelho. há coelhos que só fazem as necessidades dentro da gaiola, no wc (que é o caso do meu). há outros que fazem tanto no wc como quando estão soltos. depende do sítio que ele escolher para fazer as necessidades. o ideal é ter um wc na gaiola e, se o coelhinho cá fora escolher um sítio para fazer as necessidades para além da gaiola, ter outro wc cá fora para quando ele é solto.

    ResponderExcluir
  7. Ok, obrigada pela ajuda. :)

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin