Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Respostas a várias perguntas dos últimos dias

Peço desculpa por não andar muito por cá, mas tenho tido problemas com a internet. Não tenho podido responder aos leitores como queria, mas vou tentar resumir e dar uma resposta um pouco mais alargada às perguntas que me foram fazendo.

Gêisa: Olá, é aconselhável levar o coelho pra correr em lugar de grama, tem riscos de doenças e o uso de coleira nesses casos?
Gêisa, existem três tipos de perigos quando se leva um coelho a esses sítios: predadores (cães, gatos, aves de rapina) que possam ferir ou até matar o seu coelho, ervas tóxicas que o seu coelho possa ingerir (às vezes basta uma folhinha) e doenças (desde parasitas externos como pulgas até vermes ou vírus que possa apanhar). Por isso, se quiser levar o seu coelho a passear tem de se assegurar que pode alcançá-lo a qualquer momento para o proteger de outro animal ou de o impedir de comer, e tem de estar desparasitado e vacinado, para que haja menor probabilidade de apanhar alguma doença.

Gêisa: é normal ele, filhote, chegar a nova casa e não querer comer nem beber água? Desde 11 da manhã de hj que ele não bebe água, na verdade bebeu sim, mas muito, muito pouco.
A hidratação é fundamental num coelho, assim como o sistema gastro-intestinal estar vazio é um grande perigo, pois pode criar gases e morrer. Se o coelho não come e é novo em casa, pode ser por não estar habituado à alimentação que lhe está a dar. Tente sempre hidratá-lo, nem que seja com o seu dedo com gotas de água, e tente dar-lhe alimentos que ele aprecie, para que tenha sempre algo no estômago.

Andrea: tenho um fuzzi lop de mais ou menos um mês, estou meio preocupada pela urina dele ser meio leitosa, não sei se é normal ou não. Tambem ele teima em comer a ração do cachorro! Antes ele comia a dele normal, mas agora ignora completamente
A urina leitosa é excesso de cálcio. E esse excesso pode vir da pedra de cálcio, de alfafa ou neste caso especificamente, da ração do cão. Sendo que tem cerca de um mês, quer dizer que saiu cedo demais da mãe e pode estar em perigo de vida, leve ao vet para confirmar que está tudo bem com ele e que não se vai tornar em mais um caso de morte súbita de coelhos que saem de perto das mães demasiado cedo. Quanto à ração de cão, não a pode dar. Contém produtos animais que são muito perigosos para o coelho e provavelmente será a fonte de cálcio em excesso do seu coelho, pois a ração contém ossos triturados. Desde que continue a comer feno, não precisará de ingerir muita ração. Deixe-lhe a taça com um pouco de ração e quando a fome apertar ele comerá.

Gêisa: O meu baby é um fuzzy de pouca mais de 30 dias, e não come ração, ele não gosta. Mas é importante para a alimentação dele né? Tenho lhe dado cenoura, morango, couve, banana mas a ração...
Sim, a ração é muito importante porque fornece nutrientes que são mais difíceis de dar com outros alimentos. A banana deve ser dada com muita moderação e apenas uma vez por semana. As couves devem ser de folhas escuras, as de folhas claras não são aconselhadas. Mas tndo em conta que o seu coelho tem tão poucos dias, aconselho-a vivamente a levá-lo ao vet, pois tal como o anterior pode estar em perigo de vida. Tem de ter muita atenção pois nesta fase a introdução de vegetais é muito controversa, há quem afirme que só se deve começar aos três meses porque antes disso é demasiado cedo.

Andrea: eu não sei a idade dele exata, acho q é de mais ou menos um mês....teria mt problema eu ja dar verduras e frutas pra ele...ou melhor esperar crescer?
Tal como referi anteriormente, o ideal é não abusar antes dos 3 meses. Pode introduzir vegetais seguros (consulte a lista que existe no blogue), apenas um por semana para ver se não faz diarreia. De preferência comece com couve de folhas escuras, bróculos e pode dar maçã como guloseima (a fruta deve ser dada com moderação porque tem muito açúcar).

Tayenne: Minha coelha ou coelho(Não sei se é macho ou fêmea)está com duas partes rochas ao lado onde faz xixi uma de cada lado parecendo "2minhocas" dentro dela,pode me ajudar??quero saber o q é!
Dependendo da idade dele e do que é, podem ser apenas os testículos a descer. Se tiver uma pelada (zona sem pêlo) de cada lado dos genitais e ele já tiver pelo menos 3 meses, então é provável que seja isso mesmo. Se for mesmo algo que pareça parasita, deve levar imediatamente ao veterinário.

Anônimo disse: alguem sabe a razao porque os coelhos começam a morder?
Depende de muita coisa. Pode ser por ter atingido a puberdade e estar a defender território, pode ser por ter ficado com medo por alguma razão e defender-se tentando morder, pode ser por ter sofrido algum trauma e ter ficado violento.

10 comentários:

  1. As peladas nos coelhos podem matar, mesmo se forem tratadas?

    ResponderExcluir
  2. Depende da causa da pelada e do tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um casal de coelhos anões ,já é a segunda cria dela e que come os filhotes. Um amigo me informou que isso poderia ser uma doença e que existe remedio pra isso,será que vcs poderiam me indicar esse remedio?Ela esta prenha de novo e não quero perder-los de novo.Meus filhos estão sofrendo muito.Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  4. critiane, se isso aconteceu mais do que uma vez... porque continua a massacrar a coelha ? simplesmente não procrie com ela e tem o problema resolvido.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite. Desde hoje de mnhã que o meu coelho (tem 2 anos) não come nada, nem bebe. Sempre foi um coelho saudavel e muito mexido e hoje está aninhado e sem comer. O que poderá ser?

    ResponderExcluir
  6. Quando isso acontece o melhor a fazer é levar logo ao veterinário.

    ResponderExcluir
  7. fabiana:
    oi,gostaria de fazer uma pergunta,eu ganhei uma coelha em agosto de 2009 da raça mico-leão!
    ela era bem peluda!!
    passou 3 meses os pelos dela ficaram lisos,ela ja nao era + peluda!!
    so ficou peluda o rosto dela!!
    eu gostaria de saber se e normal?

    ResponderExcluir
  8. Fabiana, envie uma fotografia para ocoelhoanao@gmail.com para avaliarmos a situação.

    ResponderExcluir
  9. Olá.Espero que me consigam ajudar. As minhas filhas tenhem uma coelha angorá (Tecas) desde janeiro e agora deram-me outro coelho que eu penso que é um belier anão. O problema é que quem mo deu disse que eu os podia juntar apesar da Tecas ser três vezes maior que o belier, mas eu já tentei duas vezes e a Tecas atira-se ao belier dando-me a sensação que o vai morder. O que posso fazer? Será que não os posso juntar? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Bia e Baba, a raça "belier anão" não existe. Quem lhe disse isso provavelmente não terá grandes conhecimentos na área da genética aqui dos nossos amigos coelhinhos, presumo eu. É impensável juntar raças diferentes... Podem nascer coelhos autênticos mutantes. Aconselho que deixe de tentar criar com esse casal pois, além de não gostarem um do outro, iria gerar muitos problemas ao nível da incompatibilidade de raças.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin