Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ovulação nas coelhas

Muitos têm chegado a este blogue através de pesquisas sobre o cio das coelhas. Quais os sinais, quando é que uma coelha está com o cio... Nada como mais um post, desta vez para desmistificar o cio e ovulação das coelhas.

Quando é que as coelhas estão com o cio?

As coelhas, ao contrário de muitos outros animais, não têm alturas do ano em que estão com o cio ou aptas a acasalar. Na maioria das espécies, as fêmeas têm ovulação de X em X tempo e é nessa altura que estão mais aptas a acasalar e a procriar. Contudo, as coelhas têm ovulação induzida, o que permite que estejam aptas a procriar todo o ano.

Como saber se a coelha está receptiva?

O que pode mudar nas coelhas é o facto de estarem mais ou menos receptivas a acasalar (geralmente estão receptivas entre 7 a 14 dias, estando menos receptivas durante os dois dias seguintes). Não existem sinais de que uma fêmea está receptiva, a não ser nalguns casos em que a vulva está vermelha-arroxeada e inchada, ou naqueles em que a coelha levanta o quadril ao ser acariciada. Durante 90% do tempo, a fêmea está disposta a aceitar um macho e procriar, e mesmo nos 10% restantes existe a possibilidade de ela emprenhar, embora se denote maior agressividade em relação ao macho e menor taxa de sucesso (cerca de 10% das ocasiões).

O que acontece se a coelha copular quando já está prenhe?

Mesmo quando uma fêmea está prenhe, ela pode aceitar a cópula (especialmente na segunda metade da gravidez), sem qualquer consequência para os embriões em desenvolvimento. E, ao contrário do mito, nunca ocorrerão duas gravidezes simultâneas com partos e desenvolvimentos diferentes. Contudo, não é de aconselhar a permanência do macho junto da coelha assim que ela emprenhe (e muito menos após o nascimento, pois as possibilidades de ela voltar a emprenhar e de o macho matar os láparos são muito elevadas).

Quando é que a coelha tem a ovulação?

Quando à indução da ovulação, ela ocorre cerca de 10 a 13h após a cópula. Os mecanismos de libertação dos óvulos são induzidos pela cópula em si, sendo que uma fêmea pode induzir outra fêmea a ovular (o mesmo acontecendo com machos castrados), resultando muitas vezes em gravidez psicológica. Esta libertação faz com que os óvulos e espermatozóides se encontrem no local certo para se fundirem. Contudo, muitos criadores optam por voltar a juntar o casal no dia seguinte à primeira cópula para tentar aumentar o número de óvulos fertilizados e a taxa de sucesso.

O que temos de reter?
  • as coelhas estão em cio permanente, pelo que podem procriar a qualquer altura
  • não existem sinais que provem com toda a certeza que a coelha está mais receptiva (contudo a vulva vermelha-arroxeada e inchada e o levantamento dos quadris podem ser bons indicadores)
  • as coelhas não devem estar juntas com machos a não ser quando estão ambos castrados/esterilizados ou no momento da cópula planeada
  • um coelho castrado ou uma fêmea podem induzir gravidez psicológica na coelha (ver post sobre os riscos da gravidez psicológica)
  • uma coelha pode voltar a emprenhar imediatamente a seguir ao parto, embora só o deva fazer após seis meses para que possa
  • a ovulação é induzida após a cópula

2 comentários:

  1. estou incomodada como comportamento da minha coelha...eu a juntei como macho na noite de domingo...ok, ela ficou calma...e o macho com difícil acesso a ela...quando foi na terça feira, achei de colocar o macho na gaiola dela de novo...ai fiquei assustada...ela esta muito arisca e começou a montar no coelho e morde-lo, chegando a arrancar o pelo dele...eu ñ aguentei ver isso e consegui tirar o macho da gaiola.
    gostaria de saber o por q desse comportamento?
    E quer morder td mundo.
    O q devo fazer?
    Jakeline Santos

    ResponderExcluir
  2. Jakeline, é um comportamento territorial... A coelha está a mostrar quem manda. O meu conselho é que não os junte novamente, não vale a pena forçar.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin