Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Diarreias nos coelhos

Infelizmente a diarreia é (demasiado) comum nos coelhos. Se o seu coelho estiver com diarreia, sabe o que deve fazer? Se não sabe, então o melhor é ler os pontos seguintes pois pode ser muito grave e acabar com o seu coelho morto se não agir rapidamente.

Ponto 1: o tipo de diarreia

Existem dois grandes tipos de diarreia: a aguada e as fezes moles. Se o seu coelho apresenta a primeira, o melhor é correr com ele para o veterinário, pois nestes casos a mortalidade nas primeiras 24h é altíssima, e tem de levar em consideração que o momento em que descobre o seu coelho dificilmente será a hora 0. Se a diarreia constar "apenas" de fezes mais moles do que o costume, então pode ser algo passageiro nas primeiras 24h (se ultrapassar esse período é levar ao veterinário imediatamente).


Ponto 2: como está o seu coelho e como agir

Existem situações em que o coelho aparentemente está normal, e poderá eventualmente esperar no máximo 24h para ver a evolução. Mas noutros casos o comportamento do pequeno muda completamente. O coelho pode apresentar diversos sinais:
  • letargia
  • não comer
  • não beber
Enquanto espera pela consulta do veterinário (às vezes não podem ser imediatas e pode ter de esperar algumas horas) existem várias coisas que pode fazer para tentar ajudar o seu coelho.
De todos, o mais urgente é o facto de o coelho não beber. O coelho não pode, sob qualquer circunstância, ficar desidratado ou irá morrer. Por isso se não consegue beber sozinho, terá de ser o dono a tratar de o incentivar. Pode aproximar o bebedouro do seu coelho, molhar os dedos e deixá-lo lamber... Também pode fazê-lo com um pouco de infusão de camomila ligeiramente açucarada (uma colher de chá por copo), uma vez que a camomila é indicada para estados de diarreia e o açúcar ajuda a repôr os níveis de glucose no sangue.
Outra coisa a fazer de imediato é cortar na ração e deixar o coelho apenas a feno. A ração é muitas vezes responsável por crises destas nos coelhos, especialmente quando dada em quantidades demasiado elevadas (por exemplo quando o coelho tem ração sempre à disposição). Se o seu coelho não come, tente incentivá-lo com feno (nunca com ração, ou poderá piorar a situação).
Em casos de letargia tente estimulá-lo com aquilo que sabe que ele gosta. Mimos, o brinquedos preferido... O importante é tentar que ele volte a si.


Ponto 3: o que causou a diarreia

Agora que o seu coelho voltou ao normal, terá de saber o que causou a diarreia para que não se volte a repetir. Seguem algumas das causas mais comuns:
  • intolerância alimentar (tem de identificar qual o alimento que provocou a diarreia, por isso quando introduz novos alimentos na dieta só pode introduzir um de cada vez a cada duas semanas)
  • má alimentação (excesso de ração e falta de feno)
  • obesidade
  • parasitas intestinais
  • infecções bacterianas

O veterinário deverá fazer uma cultura para determinar se foi infecção ou parasitas.

24 comentários:

  1. mas aqui no brasil eu nao acho feno para o meu coelho

    sera que eu deixo cenora no lugar

    ResponderExcluir
  2. eu nao sabia que teria que retirar a raçao

    entao foi essa a causa, vou tomar as providencias

    ResponderExcluir
  3. matheus, encontra sim, tem é de procurar. Muitos leitores do Brasil já encontraram feno.

    ResponderExcluir
  4. obrigado, eu vou procurar melhor

    mas tem como saber se o feno é de qualidade

    ResponderExcluir
  5. Feno verde, que não pareça ressequido mas que seja rijo.

    ResponderExcluir
  6. quando o meu coelho balança as orelhas rapidamente é porque esta feliz ou tem algo errado

    ResponderExcluir
  7. Depende. Se ele coçar muito as orelhas, tiver uma substância lá dentro ou pontos pretos, é otite.

    ResponderExcluir
  8. nao tem nenhum ponto preto, e nao tem subistancia nenhuma subistancia e ele quase nao coça as orelhas

    ResponderExcluir
  9. eu nao sabia que feno era só capim mato

    eu fui ali rapidao pegei um monte de pro meu coelho rapidao

    uns minutos depois vi um monte de bolinha perfeita

    obridado

    ResponderExcluir
  10. obrigado pelas dicas hoje o meu coelho amanheceu bem melhor

    ResponderExcluir
  11. Durante cerca de 2 anos o meu coelho viveu com problemas intestinais graves, que os veterinários não conseguiram resolver. Quando estava próximo de fazer 5 anos, ficou, de repente, completamente amorfo, isolava-se, não bebia, nem comia, não tinha força nas pernas, mais uma vez o veterinário não pode resolver e passado 2 ou 3 dias o pescoço dele entortou de tal forma que deixou de se equilibrar, de poder andar, comia e bebia por seringa até que, depois de me certificar com vários veterinários de que não havia solução,acabou por se recorrer á eutanási. Está quase a fazer um ano e todos os dias me lembro dele e quase todos choro com saudades dele...para mim era único...sei que é dificil de acreditar mas quando estava muito bem disposto encostava o focinho á minha cara, parecia que me estava a beijar (não sei se por eu o encher de beijinhos todos os dias)!

    ResponderExcluir
  12. muito triste a história da pessoa acima:(

    ResponderExcluir
  13. oi meu nome e dani..........
    eutenho um coelho da raça holandesa ele a coisa mais linda amo muito ele muito triste a historia do rapaz acima......me coelho e brincalhao e tenho certesa que ele me ama assim como eu amo ele!

    ResponderExcluir
  14. Como devo limpar o meu coelho que teve diarreia?
    Estou muito preocupada com ele. ele nao esta bebendo agua, apenas comendo.
    obrigada desde já
    ;*

    ResponderExcluir
  15. Aline, se o coelho tem diarreia deverá deixá-lo a feno e água (só e apenas). Nas próximas 48H deverá verificar se a diarreia voltou ou se o coelho já faz fezes normais (conguitos). Se o rabito ficou sujo, passe umas toalhitas dodot ou então um paninho humedecido em água tépida. Não use detergentes !

    ResponderExcluir
  16. Eu costumo dar mais ração do que feno é melhor assim ou ao contrário?

    ResponderExcluir
  17. Lamento o seu coelho ter morrido...


    Eu sei o que isso é
    Infelismente

    ResponderExcluir
  18. Sara, o feno é a base da alimentação e deve estar sempre disponível e em boas quantidades para o coelho comer à vontade. A ração deve ser dada apenas duas vezes ao dia (2 colheres de sopa de manhã e à noite). Deve fornecer ainda muitos vegetais, alguma fruta, etc. Veja os artigos sobre alimentação aqui no Blogue.

    ResponderExcluir
  19. meu coelinho de uns tres meses comeu a racao FUNNY BUNNY infelizmente ele ficou com diarreia saiu ate com sangue coitado hoje levei ele no vet ligaram mais tarde para minha mae quando sai da escolaele tinha morrido ,só 4 dias com nosco
    Entao VCS NUNCA DEM ESSA RAÇAO PARA ELES ASSIM SEM MISTURAR COM A OUTRA MISTUREM E OLHEM A REAÇAO EM RELEÇAO A ELA ELA É MUITO BOA COM VARIAS VITAMINAS MAS CUIDADO...
    CUIDAAAAAAAADOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das dicas que voces tem para coelhos,vou ficar ligada a voces e sempre que precisar,ja sei aonde recorrer,essa dica do feno foi muito legal,pois minha coelha esta com as fozes moles,meio parada,mas bebe agua toda hora.Voce sabe me dizer aonde eu acho o feno?eu moro no Meier,rio de janeiro.
    obrigada pelo apoio!!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  21. Meu email é ana.bessa@oi.com.br
    Tenho um casal de colelhos,mas a femea é bem maior que o macho,por isso ela não aceita ele ,e ele fica muiot etressado,faz xixi em jato nas paredes e arranca pelos dela,fica atráz dela o tempo todo e ela fica fazendo um barulho pra ele esquisito ,como se estivesse roncando,mas ele corre o tempo todo atráz dela e faz uma bagunça em todo o ambiente.O que posso fazer para ajudá-los?

    ResponderExcluir
  22. Anónimo 1, temos um artigo sobre feno no Brasil:
    http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/07/feno-no-brasil.html
    Pode ainda procurar em fazendas, há leitores brasileiros que conseguem achar por lá. Chama-se capim seco aí no Brasil, penso eu.

    Anónimo 2, tem de separar os coelhos e evitar o seu contacto.

    ResponderExcluir
  23. eu dei batata, não sabia q não podia, agora ele tá cagando mole sniffff...ele murcho!

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin