Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Devo castrar ou esterilizar o meu coelho?

Muitos donos de coelhos deparam-se com esta dúvida quando o comportamento dos seus coelhos muda, quando querem ter mais de um coelho ou quando a marcação de território é muito frequente. E a resposta, numa só palavra é: sim. Se procura a resposta em mais palavras, então continue a ler.

Vantagens da castração e esterilização

Tirando a vantagem mais evidente, que é evitarem-se gravidezes indesejadas, existe uma série de outras vantagens secundárias às intervenções:
  • A coelha deixa de poder sofrer gravidez psicológica (pode consultar o artigo aqui no blogue)
  • Diminui a agressividade, tornando-o mais pacífico e mais fácil de lidar
  • Diminui a marcação de território e torna mais fácil o litter training
  • Diminui o comportamento destrutivo
  • Elimina a grande possibilidade de cancro no aparelho reprodutor: nas fêmeas os uterinos e do ovário (que são das mais elevadas causas de morte em coelhas adultas jovens); nos machos o cancro dos testículos. Nas fêmeas o cancro mamário também é reduzido, embora não eliminado por completo, assim como outras doenças do tracto reprodutivo
  • Elimina o "acasalar com tudo o que aparece à frente" e a tensão sexual

Idade

A idade mais indicada para proceder a estas intervenções é quando os coelhos atingem a maturidade sexual, ou seja, aos 6 meses (começa aos 4, mas o aconselhável é aos 6).

Num coelho com as estruturas reprodutivas ainda imaturas e não completamente desenvolvidas, a cirurgia torna-se muito mais complicada e arriscada. Contudo, nada substitui um exame do seu veterinário.

As intervenções

Fêmea (esterilização) - remoção dos ovários e útero da coelha

Macho (castração) - ablação dos testículos

Preços

Dada a natureza da intervenção na fêmea, esta será sempre mais cara do que num macho. Os preços médios rondam os 50€ por castração e 150€ por esterilização. Contudo, tanto pode encontrar mais barato como mais caro, mas lembre-se de escolher sempre pela capacidade e experiência de um veterinário e não pelo preço.


Riscos

Dado que são cirurgias que envolvem anestesias, há sempre riscos associados. Lembre-se que as anestesias em gás são mais seguras para os coelhos do que as injectáveis.
Assegure-se de que o seu coelho não está doente nem obeso, pois estes factores potenciam que as coisas venham a correr mal.
A zona da incisão terá de ser bem cuidada e deverá manter-se asséptica para que não haja o risco de infecções oportunistas. Por isso, é vital manter bastante limpo o local onde se encontra, para que não se deite sobre fezes ou urina.
A alimentação deve ser cuidada e deve assegurar-se que o seu coelho está normal em termos de comportamento (dentro dos possíveis).
A taxa de mortalidade neste tipo de intervenções é de 1%, associada a anestesia.


Perguntas que deve fazer ao seu veterinário

  1. Quantos coelhos o veterinário tem como pacientes
  2. Quantas castrações ou esterilizações já fez esse ano
  3. Qual a taxa de sucesso (deve ser cerca de 99%, ou então encontre o próximo veterinário)
  4. Porque morreram esses coelhos (se não souber explicar, fuja)
  5. Se na esterilização remove o útero, os ovários ou ambos (deverá responder que remove ambos)
  6. Se faz castração aberta ou fechada (deixe que lhe explique as diferenças, tendo em conta que a fechada é sempre preferível)
  7. Se a entrada no organismo do macho é feita através do abdómen ou do escroto (o escroto é preferível, pois de outro modo aumentará o grau de trauma)
  8. Que tipo de anestesia é utilizada
  9. Se monitoriza os sinais vitais do coelho (se não o fizer, caso o coelho entre em stress o veterinário não vai notar e o mais certo é que o coelho morra de paragem cardíaca)
  10. Se o coelho necessita de estar sem comer antes da operação (o coelho deve comer até 2h antes da cirurgia, ao contrário de cães e gatos que requerem jejum de 12h)

17 comentários:

  1. Oi, tenho uma coelhinha da raça Chinchila d apenas 50 dias...Ela é um docinho, muito mansa. Será q ela pode ficr arisca ou agressiva quando atingir a maturidade sexual? Mesmo sendo a única da espécie em casa é necessário fazer a castração? Com q idade posso mandar castrá-la? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eles podem mudar bastante o comportamento ao chegar à maturidade sexual, normalmente por questões territoriais.

    Eu aconselharia a esterilização numa coelha, previne muitos problemas de saúde, mas deverá ser feita por alguém que perceba do que está a fazer.

    A idade mais comum é aos seis meses.

    ResponderExcluir
  3. É possivel aconselharem-me alguns locais seguros para fazer a esterelização da minha coelha?

    ResponderExcluir
  4. Olá... tenho uma gato e uma gata (castrados) e agora ganhei uma coelinha... pelo que eu li em artigos anteriores ela está no cio... levanta os quadris quando acariciada e persegue o gato o tempo todo!!!
    Quero saber se essa "fase" irá passar ou se é nescessário fazer a castração?
    Alexsandra

    ResponderExcluir
  5. Olá, as coelhas não têm cio. A esterilização, no seu caso, seria algo a ponderar. Contudo, esteja sempre vigilante e não solte a coelha sem a estar a observar.

    ResponderExcluir
  6. de onde é a pessoa que queria locais seguros para esterilizar a coelha ?

    ResponderExcluir
  7. ganhei um coelhinho fuzzy lop a 4 dias e ele é muito manso, mas agora que comecei a ler sobre castração fiquei com medo, pois tenho dois filhos que estão bem apegados a ele, ele vai ficar agressivo de uma hora pra outra? o que eu faço agora? pois não sei se vou ter dinheiro pra castração, ele tem 2 meses e meio.

    ResponderExcluir
  8. quero saber se posso cortar os pelos de meu fuzzy lop, pois o pelo dele é muito longo e cobre os seus olhos. obrigada.

    ResponderExcluir
  9. 1ª Questão - Poderá não ficar, cada coelho tem a sua personalidade. É impossível de prever o comportamento dele quando for mais adulto. Contudo, vá juntando dinheiro para a castração. Como ele ainda é bebé, tem algum tempo para conseguir amealhar. Na altura, se achar necessário, castre. Se não o considerar necessário, não castre. É tudo uma questão de opção conforme a personalidade do animal. Contudo, aconselho sempre que se castre pois previne algumas doenças, como o cancro em idades avançadas.

    2ª Questão - Pode cortar, sim. Na zona dos olhos, tem de ter cuidado em dobro, triplo ou até mesmo mais !

    ResponderExcluir
  10. o meu coelho, um fuzzy lop de 3 meses fica solto em casa, ele não se interessa muito pela gente não, o que ele gosta mesmo é de ficar correndo, cheirando tudo e dá muitos pulos, quando vou fazer carinho nele, ele fica paradinho só recebendo o carinho, será que isso quer dizer que ele gosta do carinho ou será que eu estou incomodando ele e ele fica parado esperando o tempo de voltar a correr? obrigada, esse site é o máximo.

    ResponderExcluir
  11. Anónimo, isso quer dizer que ele gosta das festinhas que lhe dá. Muito obrigada pelo elogio.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber com que idade posso vermifugar o meu coelho, ele tem 3 meses e estou com ele a 15 dias e não sei se ele foi vermifugado pela outra pessoa que estava com ele, e ele é branco, tem o pelo muito longo, parece algodão, tem só uma das orelhas caídas, mas a outra está quase caída também, quem me deu disse que ele é fuzzy lop, mas ele está bem grande, a gaiola que comprei a 15 dias atrás que estava ótima, hoje já está pequena, será que ele é dessa raça mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Em relação à raça, pode enviar-nos fotografias para ocoelhoanao@gmail.com para darmos a nossa opinião. No que diz respeito à outra questão, os coelhos atingem a maturidade sexual muito novos (6 meses). Aconselhe-se junto do seu vet.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber os contatos dos veterinarios que fazem castraçao de coelhos e a média de preço cobrado pela cirurgia.Obrigada!!
    AMEI ESTE ESPAÇO SOBRE OS COELHOS!!!!!

    ResponderExcluir
  15. meu coelho nao lenvanta os quartos porque

    ResponderExcluir
  16. Anónimo, desculpe mas não entendi a questão que colocou..

    ResponderExcluir
  17. Anónimo, depende da zona e do veterinário. Também depende se for macho ou fêmea..

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin