Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Coelhos e viagens

Muitos perguntam-se como hão-de fazer para viajar com os seus coelhos. Seja de transportes públicos ou transporte próprio, é necessário acomodar convenientemente o seu coelho. As viagens longas podem ser muito stressantes para os coelhos, e se está a planear ir de férias, o ideal seria conseguir que alguém cuidasse dele em sua casa. Contudo, se tem de se mudar ou não tem hipóteses de arranjar alguém que cuide dele, tem de atentar numa série de aspectos.

Transportadora

Se está a pensar viajar com o seu coelho em transportes públicos a transportadora é essencial. A maioria das companhias de transportes em Portugal autorizam o transporte de coelhos desde que devidamente acondicionados em transportadoras. Esta deverá ser suficientemente grande para que o seu coelho se possa mexer e deitar à vontade e deve ser resistente. Para viagens deste género, e uma vez que podem obrigá-lo a colocar o coelho juntamente com a bagagem, o ideal será uma transportadora de plástico para gatos, pois tem espaço e em princípio será resistente. Lembre-se que o coelho já deverá estar confortável na transportadora, pelo que deve comprá-la com antecedência e deixá-la aberta com um brinquedo ou um alimento para que o seu coelho a possa explorar. Se planeia levar de carro e a gaiola cabe confortavelmente, então poderá dispensar a transportadora e levá-lo na própria gaiola.

Habituar o coelho a viajar

Se conseguir, o melhor a fazer antes de submeter o coelho a uma longa e exaustiva viagem é percorrer curtas distâncias nas mesmas condições a que irá ser submetido durante a viagem longa. Vai fazer com que o seu coelho se habitue a estar na transportadora e ao movimento do veículo. Lembre-se que o fundo deverá ter litter absorvente para não provocar cheiros nem descuidos para fora da gaiola.

Planear com antecedência

Tendo em conta que convém distrair o coelho durante a viagem, tem de planear tudo com antecedência. Deve ter comida (especialmente feno) disponível para viajar, assim como o bebedouro cheio de água e um ou dois brinquedos. Se pretende ficar num sítio durante algum tempo, certifique-se que lá existe a comida a que o seu coelho está habituado, ou leve provisões suficientes para o tempo que irá estar lá (de preferência um pouco mais, para o caso de haver algum imprevisto). Se for para algum hotel, certifique-se que autorizam a estadia de animais. Se for viajar para outro país, contacte as autoridades competentes para saber se existem pré-requisitos (como vacinação, boletim de saúde, quarentena, microship, atestado de saúde passado por um veterinário, etc.).


Faça paragens

Se for possível, faça paragens de meia em meia hora e brinque um pouco com o seu coelho e incentive-o a comer. Isso ajudará a aliviar o stress e evitará um jejum prolongado, pois alguns coelhos não gostam de comer durante a viagem. Tenha especial atenção para que não fuja, pois pode ser atropelado ou escapar para algum sítio inacessível.

Previna golpes de calor e sobreaquecimento

Os coelhos são muito sensíveis à temperatura, por isso terá de se certificar que as temperaturas não são demasiado elevadas e que há condições para o coelho respirar devidamente. A transportadora deve ser bastante arejada, o sol não deve bater directamente no local onde o coelho se encontra, deve providenciar circulação de ar (contudo, atenção ao ar demasiado frio, que lhe pode provocar constipações, por isso pode colocar uma toalha entre o coelho e a origem da ventilação, providenciando arrefecimento e não deixando o ar seguir directamente para o animal) e não deixe o seu coelho sozinho no veículo fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin