Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Check-up semanal do coelho

Pelo menos todas as semanas terá de fazer um check-up geral ao seu coelho, para assegurar que está tudo nas condições devidas. Esse check-up engloba verificar o pêlo, a pele, as orelhas, os olhos, os dentes, o peso e as unhas.

Pêlo

O pêlo dos coelhos necessita de escovagem regular. A periodicidade com que o deve fazer depende da época do ano e do tipo de pêlo do coelho. Naturalmente, coelhos muito peludos em época de perda de pêlo vão precisar de uma escovagem diária, enquanto que coelhos de pêlo curto não terá de ser tão frequente. Além disso, para manter um pêlo bonito terá de se ver livre de nós e pêlo enrolado.
E porque é isto importante? Os coelhos limpam-se regularmente, utilizando a sua língua para limpar o pêlo. Tal como nos gatos, esse pêlo vai parar ao estômago, só que os coelhos não têm a capacidade de vomitar. Assim, se se formarem bolas de pêlo no estômago do seu coelho, ele deixará de conseguir alimentar-se e poderá ficar anorético, levando à sua morte.


Pele

Deve procurar sempre verificar o estado da pele do seu coelho. Se existirem peladas, zonas com crostas, pintas pretas (vestígios de pulgas) deverá sempre encaminhá-lo ao veterinário. Contudo, se já está habituado a desparasitar o seu coelho e o veterinário já lhe indicou as doses correctas a utilizar, pode sempre fazer desparasitação em casa se encontrar vestígios de pulgas.
As peladas e crostas não são normais, por isso não espere para ver se desaparecem, pois podem ser algo grave (como a sarna).


Unhas

Como os coelhos não têm tendência para desgastar as unhas a arranhar postes ou tapetes, as suas unhas precisam de ser cortadas regularmente, dependendo sempre da velocidade a que crescem. Aqui no blogue já existem vídeos que explicam exactamente como deve cortar as unhas ao seu coelho, sendo mais fácil o seu visionamento do que a explicação completa. Contudo, fica um diagrama explicativo (clique na imagem para aumentar).


Olhos

Os olhos devem apresentar-se sempre limpos, sem remelas nem vestígios de lágrimas. Deve verificar sempre o estado dos olhos do seu coelho para assegurar que não existe nenhum problema. Os olhos devem estar brilhantes e a zona envolvente limpa e seca. Se detectar algum problema lave com soro fisiológico e consulte o seu veterinário.

Orelhas

Os coelhos, especialmente os orelhudos, são muito atreitos a otites e outros problemas a nível auricular. A melhor maneira de ver se está saudável é pegar numa bola de algodão e limpar a orelha. Se existirem vestígios negros deve dirigir-se ao veterinário, pois é sinal de que o seu coelho tem parasitas auriculares que poderão provocar no futuro ou até já estarem a provocar otites. A quantidade de cera não deve ser abundante.

Dentes

Os dentes podem apresentar diversas patologias, por isso é sempre importante verificar se cresceram demasiado e a sua nutrição está comprometida. Os dentes dos coelhos crescem constantemente e, embora o feno seja o ideal para ele os desgastar, assim como alguns brinquedos, às vezes não é suficiente. Para avaliar o estado dos dentes comece por verificar se o queixo se apresenta molhado. De seguida ponha o seu coelho de barriga para cima e verifique o tamanho e direcção de crescimento dos dentes da frente. Se estiverem grande dirija-se ao veterinário para que ele avalie e/ou corte os dentes. Pode pedir-lhe para o ensinar a cortar em casa.

Peso

O peso do seu coelho deve ser controlado pelo menos de duas em duas semanas. Este controlo é muito importante pois, quer em casos de obesidade, quer em casos de anorexia, a saúde do coelho está comprometida. Use uma balança de cozinha que seja bastante sensível (as digitais são mais eficientes neste caso). Para se assegurar do peso normal, basta perguntar ao veterinário quando for a uma consulta.


O que deve ter sempre em casa

  • bolas de algodão
  • água oxigenada
  • compressas
  • kit de escovagem (ver imagem abaixo) composto por uma escova de cerdas macias, uma escova para desembaraçar e um pente para retirar detritos
  • corta-unhas específico (também na imagem abaixo)
  • desparasitante, se o souber utilizar devidamente (opte por Advantage 40 ou Stronghold, o último é interno e externo)
  • balança


O que NÃO pode usar

  • Frontline
  • Pó para as pulgas
  • Champô para as pulgas (são aconselhados para gatos e cães, mas não para coelhos)

19 comentários:

  1. O.O eu usei advantix , e aplicado da mesma maneira que o frontline. Mas usei quantidades miniminiminiminiminiminis . apenas uma gota mega pequenina atras das orelhinhas. Acabou com as pulgas e nao lhe fez mal nenhum.
    mas será que nao é recomendado :/ ?
    Diz-me!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. no vet dos meus coelhinhos mandaram dar advantage para gatos de peso inferior a 4kg... mas SÓ MEIA PIPETA, em cada coelho.

    ResponderExcluir
  3. Lu, depende sempre do peso dos coelhos e idade

    ResponderExcluir
  4. Ola..eu nao consigo pegar meu coelho pra fazer a checagem diaria!..nao consigo vira-lo de barriga para cima, ele se debate e eu acabo soltando porque tenho medo de machucar, ele me arranha, isso siginifica que suas unhas estão na hora de cortar, mas nao consigo verificar isso tb. estou preocupada porque estou com ele a 5 meses e nunca consigui pega-lo no colo. e sei que preciso ver os dentes..orelha, mas ele nao deixa. existe alguma maneira de deixa-lo mais calmo e quietinho para que eu consiga me aproximar mais dele?

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não desanime que não está sozinha. A maioria dos coelhos detesta ficar virado de barriga para cima e, alguns deles, só ficam nessa posição por medo (ficando imóveis quando os donos insistem para que fiquem de barriga para cima). Por não ser uma posição natural, os coelhos normalmente têm muito medo e não se sentem seguros ao ficar nessa posição, daí que esperneiem, barafustem e, por vezes, possam morder (para se defender).
    Uma das maneiras de acalmar o seu coelho é colocá-lo em cima de uma mesa (suficientemente grande para ele não cair) e tapá-lo com uma toalha, deixando a cabecinha à espreita, para conseguir observar as zonas que mencionamos neste artigo (olhos, boca, nariz, orelhas, etc).
    Tente desta forma. Se não der resultado, não há nada como o levar ao veterinário para fazer esse check-up lá e ver como o veterinário manuseia o animal, para que depois possa fazer sozinha em casa.
    É tudo uma questão de hábito e de segurança, tanto do coelho como do dono : )

    Cumprimentos,
    Mar.

    ResponderExcluir
  6. To ficando assustada, meu coelho Chéri, tem cerca de 4 meses e está comigo há um mês, reparei esses dias q todas as vezes que ele fica assustado, ele meio q esbugalha os olhos ai da p/ ver um tipo de membrana no canto do olho, e ele anda remelando um pouco e parece que em volto dos olhos está meio vermelho (rosado), isso é normal ou ele está com algum problema?

    ResponderExcluir
  7. Daieny, a descrição parece-me perfeitamente normal. Contudo, envie-nos uma fotografia para o nosso e-mail: ocoelhoanao@gmail.com para que eu possa avaliar a situação.

    ResponderExcluir
  8. Meu coelho fugiu a seis meses e quando enfim consegui recupera-lo percebe que seus dentes superiores haviam crescido demais e que seus dentes inferiores cairam, em minha região não há veterinários especializados. O que pode ter provocado a queda dos dentes inferiores?

    ResponderExcluir
  9. Exactamente o seu crescimento. Ou então poderá ter batido em algum lado com a região bocal. Verifique se o coelhinho tem algum hematoma na zona afectada. Convém ainda levar ao veterinário para poder cortar o excesso dos dentes superiores, pois isso causa uma irritação desnecessária na boca do coelho e faz com que ele tenha dificuldade na ingestão de alimentos mais duros, como é o caso da ração, da cenoura, entre outros.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, mas seus dentes inferiores que cairam vão crescer de novo?

    ResponderExcluir
  11. Não, se sairam pela raíz não crescem de novo.

    ResponderExcluir
  12. Minha coelha está muito gorda, como faço para ela emagrecer? obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Anónimo, reduza a quantidade de ração e dê mais vegetais (consulte os artigos sobre alimentação primeiro). Deverá também soltá-la mais vezes e incentivá-la ao exercicío físico. Pode fazer recurso de brinquedos ou de caixas de cartão para que ela faça exercicío enquanto brinca.

    ResponderExcluir
  14. Meu coelho tem uns 4 meses e como ele é todo preto, ao escova-lo notei que tem bichinhos brancos muito pequenos, parecendo mesmo poeira, mas acredito que talvez seja acaro...mas o pêlo dele está lindo e brilhante. O que fazer?

    ResponderExcluir
  15. Anónimo, tem de o levar ao vet para que seja feita uma colheita (amostra). Peça que o vet a observe ao microscópio a fim de se perceber do que se trata.

    ResponderExcluir
  16. oi adorei o blog,
    tenho uma pergunta, eu tenho um coelho e estou com ele a +ou- uns 4 meses e desde q ele chegou ele espirra e sai um catarinho,eu moro em apto e ele vive solto o meu apto é de ardosia e ele ja esta acostumado a ficar solto pela casa, ando preocupada pois ele não para de espirrar e eele não me deixa pega-lo no colo, agora eu estou afim de comprar uma femea será q ele vai se acostumar com ela?

    obrigada
    Priscila

    ResponderExcluir
  17. Olá
    meu coelhinho tem 2 meses e teve duas diarreias em menos de duas semanas..a primeira ele melhorou e agora eu percebo que esta muito amoadinho,nao o vejo comer nem beber... ele se sujou tanto e eu dei um banho nele...porem o rabinho nao secou direito e nao consegui secar pois ele esta mt agitado e se debatendo constantemente... o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Kamila, é correr para o veterinário. Num coelho tão pequenino, ter duas diarreias num espaço de tempo tão reduzido pode ser fatal.

    ResponderExcluir
  19. Priscila, tem de levar o coelho ao veterinário.. Pode ter uma constipação grave..

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin