Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Sinais de que o seu coelho está doente

Caso detecte qualquer um destes sinais ou qualquer alteração de comportamento do seu coelho, leve-o imediatamente ao veterinário, pois muitas vezes os coelhos só demonstram os sintomas quando a doença já está muito avançada.


- diarreias muito fortes e frequentes
- não defecar ou urinar
- ventre inchado
- fezes ou urina com sangue *
- muco branco ou transparente a sair do ânus
- parasitas nas fezes
- recusa de comida ou água
- queixo molhado ou babado
- corrimento nasal e/ou espirros
- problemas respiratórios (respiração acelerada / respiração superficial...)
- cabeça torcida
- orelhas descaídas
- olhos inchados
- olhos lacrimejantes com corrimento
- ranger os dentes (sinal de dor) **
- queda de pêlo muito acentuada com formação de peladas ***
- crostas gordurosas na pele
- lamber, roçar ou coçar uma zona do corpo em demasia
- temperatura anormal
- perda de forças
- tremores
- perda de equilíbrio
- apatia
- agressão súbita
- perda de interesse no que o rodeia
- incapacidade de descansar e/ou dormir
- relutância em mover-se
- manter as pernas esticadas ou encolhidas o tempo todo
- feridas nas patas ou unhas a escamar
- dificuldade na locomoção
- inchaços na generalidade (em todo o coelho)

* não confundir com alterações da cor da urina devido à alimentação
** há que saber distinguir o ranger de dentes de dor do de contentamento
*** não confundir com mudança de pêlo em certas alturas do ano

Este post teve a colaboração da Sara Neves, a quem agradeço todas as informações.

100 comentários:

  1. Oi, eu notei hoje que as orelhas do meu coelho estavam mais quentes do que o normal, mas o resto do corpo me parece que não. Será que isso pode ser alguma coisa? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Minha coelha dá uns pulos e balança a cabeça rápido, de vez em quando, mas se alimenta bem, etc... isso é normal ou devo me procupar? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Fez tratamento com antiparasitário? Pode ser alguma coisa como ácaros ou uma otite. Também pode não ser nada.

    ResponderExcluir
  4. É, eu dei um antiparasitário interno, será que devo dar externo também? Você já usou Advocate em algum coelho ou Advantage 40? Ela coça a orelha as vezes, tinha pensado em otite, mas já olhei e está bem limpa... bom, vou continuar de olho! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  5. A minha levou Stronghold, que faz desparasitação interna e externa.

    O Advantage 40 é o melhor dos externos, administre de acordo com o peso da coelha.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber qual a diferença do ranger de dentes de dor ao de contentamento, teria como explicar? Quando eu dou carinho, meu coelho range os dentes como se estivesse comendo algo, seria isso? :)

    Obs: Não consigo comentar se não anonimo, por isso assino abaixo.

    FER!

    ResponderExcluir
  7. A maneira mais fácil é ver pelo restante comportamento e o que está associado ao ranger de dentes. Se for na altura de festas e ele estiver com um comportamento normal, então o mais provável é ser de contentamento. Se estiver com um comportamento estranho, mais parado e letárgico, então já será caso de preocupação.

    (pode assinar na parte de Nome/Url e preencher apenas o nome e se necessário colocar um espaço na parte do url)

    ResponderExcluir
  8. Bom, sobre os pulos e balanço de cabeça, gostaria de uma opnião sua, já que é claro que teria que confirmar com um vet... para ser otite teria que necessariamente a orelha estar suja? Ou estando limpa não deve ser nada?
    :)

    ResponderExcluir
  9. Agora foi, o que eu fazia de errado era por nada na parte Url... (aaaaai) hehe Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Se quer que lhe diga, não sei. Sei que existem problemas só detectáveis por raio-X a nível das orelhas, mas a otite não sei se obrigatoriamente terá de estar suja, sei apenas que esse é um dos sinais.

    ResponderExcluir
  11. meu coelho esta com uma especie de caspa em uma pequena parte de suas costas ....
    devo me preucupar e se devo com posso tratar

    ResponderExcluir
  12. Pode ser sinal de ácaros ou ser uma reacção da pele a algum produto que tenha sido colocado lá. Se não colocou nada, dirija-se ao vet.

    ResponderExcluir
  13. Olá..
    A minha coelha abana muito a cabeça, mesmo quando corre, será que está doente??

    ResponderExcluir
  14. Este site esta fantastico.!
    Só preciso de saber uma coisinha =)
    Quanto custam os sais e clacio em pedra que tenho que comprar para colocar na gaiola dele? e aonde e que os consigo obte'los.?

    ResponderExcluir
  15. À volta de €2 cada uma (provavelmente menos). E qualquer loja de animais tem ou pode pedir aos seus fornecedores.

    ResponderExcluir
  16. o meu coelho (cebolinha) ultimamente esta ficando muito tempo deitado , eu devo me preucupar ou nao

    ResponderExcluir
  17. mas ele continua comendo normalmente por favor ajudem eu gosto muito do cebolinha

    ResponderExcluir
  18. Só com isso não se consegue saber se é normal ou não. mas se estiver apático leve-o ao vet.

    ResponderExcluir
  19. eu ja descobri porque ele estava dormindo tanto
    ele estava comendo capim santo (um cha que tem aqui em casa) mas agora eu nao sei se ele é prejudicial para o ele


    emquanto nao responde eu vou impedir ele de comer

    obrigado

    ResponderExcluir
  20. Se o deixou nesse estado certamente não será a melhor opção... Não lhe dê isso.

    ResponderExcluir
  21. tenho um coelhinho novo com cerca de 3 meses penso eu. come bem bebe agua dorme e essas coisas todas de bom. mas tem a respiraçao muito rapida em comparaçao ao outro coelhinho k tenh k nao fazia o mesmo com a mesma idade. mas o que me preocupa mesmo é ele estar sempre que acordado a abanar a cabeça....as orelhas nao estao quentes o nariz nao esta mulhado...corre. mas ta sempre a balançar a cabeça pa eskerda e para a direita...devagar. sera que ta bem?=/

    ResponderExcluir
  22. ah e o veterinario diz k nao estao muito dentro dos sintomas dos coelhos -.-

    mas nao conheço outro

    ResponderExcluir
  23. Já leu o post sobre golpe de calor? Leia por favor e diga-me se se enquadra.

    ResponderExcluir
  24. Quando comprei o meu coelho ele tinha as duas orelhas caídas.

    Já o tenho a quase 2 semanas e ele agora anda sempre com uma orelha caída e outra levantada.

    Isto é normal?

    ResponderExcluir
  25. a parte do
    - orelhas quentes;
    - zona à volta do nariz molhada;
    - o coelho atira a cabeça para trás.
    - latargia

    nao se enquadra. ate pork aki faz frio...e ela normalment erroscaxe na parte mais quente da gaiola k é ond esta o feno =/

    ResponderExcluir
  26. Marina, alguns coelhos orelhudos lembram-se de andar ocasionalmente com uma orelha levantada, não há problema.

    ResponderExcluir
  27. Quanto ao outro coelho, poderá ser uma questão neurológica.

    ResponderExcluir
  28. Antes de mais, obrigada por me esclarecer a minha dúvida anterior. :)

    Tenho mais uma qestão...
    Reparei q o meu coelo tem os cotornos do lado de fora dos olhos vermelhos...nunca tinha reparado.

    Não sei se já estava assim quando o comprei ou nao.
    Ele tem muito pêlo, quase que nem dá para ver os olhos :)

    Será algo relacionado com aquela doença dos olhos que os coelhos apanham?

    ResponderExcluir
  29. Marina, nos coelhos eles deveriam ser rosados e não vermelhos. E como diz que tem muito pêlo à volta dos olhos, tanto pode ser disso como uma conjuntivite. Talvez cortando um pouco o pêlo à volta resulte. Ele costuma coçar muito os olhos?

    ResponderExcluir
  30. Não...não o tenho visto a coçar os olhos.
    Hoje já estavam mais rosados e não tão vermelhos.

    Se piorar, o melhor talvez será eu levá-lo ao veterinário.

    ResponderExcluir
  31. Talvez tenha sido uma irritação qualquer passageira, mas se piorar decididamente é levar ao vet.

    ResponderExcluir
  32. Se quiser pode também enviar uma fotografia do olho do coelhinho para o nosso e-mail a fim de podermos avaliar melhor a situação.

    ResponderExcluir
  33. Meu coelo está numa situação quase idêntica a do coelho da Marina, só que quando o comprei [como lionhead] ele tinha as duas orelhas de pé, agora uma caiu e a outra permaneceu. Levei aonde o comprei e disseram que era um lop, e que a outra vai cair uma hora... mesmo assim estou de olho.
    Também percebi um contorno vermelhinho em um dos olhos, mas ele está comendo e agindo normal... sei lá, estou preocupada do mesmo jeito xD

    ResponderExcluir
  34. Meu coelho tem 7 meses e não consegue cruzar com a minha coelha, apesar dela estar no cio. Existe coelho gay?

    ResponderExcluir
  35. Mariana, tem a certeza que tem um casal? E como assim não consegue cobrir, ela não emprenha ou é outra coisa?

    ResponderExcluir
  36. É normal as unhas dos coelhos caírem? Acabou de sair uma à coelha de uma amiga :s

    ResponderExcluir
  37. Claudia, por vezes isso acontece quando eles partem a unha por alguma razão. Se sangrou tratem de limpar bem e desinfectar e verificar constantemente se não há indícios de infecção.

    ResponderExcluir
  38. Olá...comprei 2 coelhos 1 mini hotot e 1 mini lop!! eles comem e bebem mto bem, são ativos, mas qnd comprei o mini lop tinha uma falha de pelos na nuca q é visivel qnd ele abaixa a cabeça, o vendedor disse q isso é da raça e que não vai desaparecer!! devo acreditar ou pode ser doença? não tem mais nenhum sintoma estranho..
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  39. Realmente inventam de tudo... Eles foram vacinados? Às vezes o pêlo fica com falhas no local onde levou injecções.

    ResponderExcluir
  40. não sei se foi vacinado, num deve ser isso pq dá pra ver o pescoço qnd ele abaixa a cabeça!! vou procurar saber sobre a vacina, se não pode ser doença de pele?? devo levar no veterinário?? ele não tem sintoma nenhum fora essa falha...

    ResponderExcluir
  41. Exactamente por ser nesse sítio é que perguntei, é exactamente o que acontece quando os coelhos são vacinados. A pele está normal?

    ResponderExcluir
  42. Tenho certeza que é um casal, Ana, a fêmea fica na posição certa e está no cio, o macho tenta cruzar e não consegue finalizar o cruzamento. É a primeira vez que coloco eles para cruzarem, são da mesma raça e tudo mas não entendo por que não dá certo.

    ResponderExcluir
  43. Então,,,a pele estah normal sim!!! ele é super ativo, pula bastante come e bebe normalmente!! num gosta mto q pegue ele no colo mas qnd faz carinho fika kétinho!! outra pergunta, o mini hotot é perfeitinho tb, dei cenoura um dia depois q ele comeu uma folhinha de rúcula e ele fiko por umas 2hs com o cocô mole,e desde o primeiro dia a barriguinha dele faz um barulho de gases é normal? ele come mto eu acho, deixo a ração avontade msm assim?

    ResponderExcluir
  44. quando meu coelho mini hotot corre a barriguinha dele faz barulho de água..é normal pq ele bébe muita água? não tem diarreia, é ativo, só acho q come e bébe muito.

    ResponderExcluir
  45. Mariana, como assim não consegue finalizar? Descreva-me melhor se não se importar.

    ResponderExcluir
  46. Andreza, aconselho-a a ler o post sobre os básicos da alimentação, está ali na lateral em "Coelhos para principiantes". Não se pode deixar ração à disposição, e a introdução dos legumes deve ser regrada. Está lá tudo explicado.

    ResponderExcluir
  47. Mariana, só um pequeno aparte.. As coelhas não têm cio.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite!!!!

    Ja tem uns 3 dias que meu coelho esta apresentando uma perda de equilíbrio, e sempre fica quieto em um local e não quer se mover para lugar nenhum, o que poderá ser isso ????

    ResponderExcluir
  49. Pode ser muita coisa, incluindo parasitose. Trate de o levar ao vet o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  50. Gente me ajudem não sei que raça é meu coelho.Queria muito saber.nun é muito importante não mas tou bastante coriosa!rsrrs ^^

    Thaísy

    ResponderExcluir
  51. Thaísy, envie-nos várias fotos dele para o e-mail.

    ResponderExcluir
  52. O meu coelho chama-se mookie e hoje eu notei que ele fez um coco esquisito, não era seco nem duro mas meio molhado e mole... acham que ele está doente ?

    xoxo

    Mi

    ResponderExcluir
  53. tenho um coelho ele tem 9 anos e tem tres dias que nao come direito nao fazurina e nao defeca direito e esta com diarreia alem de esta com o queixo molhado
    estou desesperada o que eu faco.

    ResponderExcluir
  54. as emergências são para o vet

    ResponderExcluir
  55. falhas no pelo pode ser estresse?, pois tenho um coelhino de 3 meses e agora descobri 3 falhas no pelo dele. uma nas costas outra abaixo do bracinho e uma no pezinho : são falhas arredondadas de mais ou menos 2 centimetros são claras a pele fica rosadinha não tem secreção.
    o que seia isso?
    mag

    ResponderExcluir
  56. tenho um coelhinho mini lyons de 3 meses, agora percebi falhas de 2 cms de pelos ( rodelinhas ) a pele fica rosadinha sequinha o que será isso?

    ResponderExcluir
  57. anonimo,

    envie por favor uma fotografia para ocoelhoanao@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. ola,
    Eu tenho uma coelha que esta com quase 4 anos, percebi que ela estava com um pouco de sangue em suas partes intimas. Peguei ela no colo e notei que estava tudo roxo em volta.
    O sague parou e não tem sague em sua urina, ela esta calma, comendo e correndo normalmente. Notei tb que sua respiração esta acelerada.
    Será que é infecção uterina ou tumor?
    Se puder me responder. Agradeço
    Meu email é ju_goncalves5@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  59. é correr para o veterinário de imediato.

    ResponderExcluir
  60. tenho uma coelhinha, não sei a raça....é normal as orelhas serem bem quentes?
    ela come bem, toma agua, o coco é sequinho, o xixi dela é escuro....ela é bem agitada, e quando deita a respiração parece normal, exceto quando ela fica correndo e pulando e depois deita, dai fica bem acelerada....

    ResponderExcluir
  61. olà, o meu coelho esta lambendo tanto os dedos das patas da frente que estão ficando sem pelos, ele esta doente??
    obrigado.

    ResponderExcluir
  62. lyn luz, as orelhas deverão estar mornas. nem muito quentes nem frias. em relação ao xixi, o que entende por escuro ? pois um xixi muito escuro não é normal e pode ser indicativo de uma alimentação incorrecta. dá-lhe feno, legumes e verduras ? no que diz respeito à respiração, tudo o que indicou revela-se ser normal.

    ResponderExcluir
  63. anonimo, pode enviar uma fotografia para o nosso e-mail ?

    ResponderExcluir
  64. Boa Noite!
    O meu coelhinho está com diarreia e não sei se vai resistir esta noite (são 00:04) e não sei que fazer...comprei o coelhinho a 8 dias, as indicações que me deram foi para não dar mais de 2 colheres de sopa de ração (e assim o fiz)...os meus filhos davam-lhe cerca de 3-4 rodelas de cenoura todos os dias.
    Vai ser um desgosto para eles, visto o coelhinho surgir a seguir a perda do hamster (já com 2 anos)...
    Por favor, diga-me se fiz algo de mal?

    ResponderExcluir
  65. Quando o coelho apresenta diarreia deve deixar-se a feno e água durante 48H. Se persistir, deve levar-se ao vet para que seja hidratado, geralmente com soro.

    ResponderExcluir
  66. Oi tenho um coelho filhote e ele está com os segintes sintomas:

    Falta de equilibrio,patas traseiras inchadas,recusa água,não consegue caminhar e não encosta as patas traseiras no chão.

    Ele está doente ??
    me rotornem pelo e-mail mimiflores2009@hotmail.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  67. Antes demais, aconselho que leia aqui no blogue os artigos sobre alimentação e que altere urgentemente a dieta do seu coelho.
    Em relação à dúvida em concreto, aquilo que me parece é que são os testículos a descer. Mas não há nada como ir ao vet esclarecer as dúvidas.

    ResponderExcluir
  68. Meu coelho esta com um dos olhos vermelho e parece ter sangue por baixo das pálpebras estou preocupada não sei se pode ser alguma doença ou ele tenha se batido em algum lugar se alguém puder me ajudar ou já tenha tido algo em comum eu agradeço. Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Michele, envie fotografias para ocoelhoanao@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. Oi mandei as fotos pro email do Coelho anão obrigada.

    ResponderExcluir
  71. Mandei as fotos mas ainda não tive respostas???? Obrigada

    ResponderExcluir
  72. Michele, entretanto já lhe respondi. Vá dando notícias de como está o menino.

    ResponderExcluir
  73. Olá meu coelho está fazendo xixi roxo é normal?'
    ass: patricica

    ResponderExcluir
  74. ola...
    meu coelho esta muito quieto...
    adquiri recentemente.
    ele fica solto e meu jardim e bem grande, e tem mato pra todo lado..
    ele ta com desinteria e tem bichinhos andando pelo anus...o que fazer?

    ResponderExcluir
  75. Primeira questão - aconselho que leve o coelho ao veterinário e peça um teste à urina, para ver se tem sangue na urina ou não. entretanto, esteja atenta a qualquer tipo de comportamento estranho (como letargia, falta de apetite.. etc).

    Segunda questão - leve com urgência ao veterinário e descreva a situação ao pormenor.

    ResponderExcluir
  76. Olá, tenho uma mini holand lop, tem 2 meses, e hoje encontrei um circulo sem pelos nas costas dela, e ela anda coçando as orelinhas, igual cachorro com pulga... isso é normal??
    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  77. Cristiane, envie por favor uma fotografia da zona afectada para o nosso e-mail: ocoelhoanao@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. Boa Noite.

    O meu coelhinho infelizmente morreu na madrugada de sábado para domingo. Ele estava com tremores uma respiração bastante ofegante, não conseguia aguentar-se muito bem de pé. Andei horas a procura de um veterinário que atendesse aquelas horas da madrugada. Entretanto fui-lhe dando agua e sopa de cenoura diluída em agua e mantive-o junto a mim, foi ficando mais calmo, os tremores pararam a respiração abrandou e já se colocava de pé, parecia mesmo que estava a melhorar e isto eram 4:30 coloquei o confortável e fui descansar também, mas por volta das 9:30 quando fui ver como ele estava, ele já se encontrava morto. Não tinha olhos inchados nem abcessos nem qualquer feridas. Estava a fazer as necessidades fisiológicas correctamente e tinha aproximadamente 20 meses, será que me podem dizer o que poderá ter passado com ele? Sinto-me tão triste, ele não era um animal de estimação, era membro da família.

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde

    minha filha ganhou um coelho, não faz muito, mas hj eu observei uma grande infecção no interior de suas orelinhas, o que poderia ser?

    um grande abraço
    vivi

    ResponderExcluir
  80. Viviane, podem ser ácaros ou sarna. Envie-nos uma fotografia para ocoelhoanao@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Sara, é sempre complicado saber o que pode ter causado a morte do coelhinho. O importante é que fez tudo o que sabia por ele. Lamento imenso a sua perda. Muita força.

    ResponderExcluir
  82. Ontem observei que tinha sangue no cercado onde fica meu coelho, não consegui detectar de onde vinha o sangue mas me parecia ser da boca, desde então ele não se alimenta e não abre a boca, tentei pegá-lo para dar aguá com uma seringa mas o mesmo não abre a boca.Tem algo que posso fazer????Ele me parece querer comer mas só cheira a comida e não come, ah tb está com mau-hálito.

    ResponderExcluir
  83. Olá, vim aki partilhar a minha xperiencia c o meu Milky q infelizmente faleceu nesta 4ªfeira por algo basico do qual eu n estava informada. E por este motivo, e tb por ter gostado mt desta pagina, decidi partilhar a historia convosco!
    Para alem das varias doenças q os coelhos possam apanhar mortais uma das coisas q vos peço para terem atenção são os dentes!
    A serio q é mt importante q eles tenham os dentes saudaveis e direitinhos!
    Infelizmente eu n sabia disso, o meu Milky n desgastava os dentes e segundo descobri recentemente nasceu ja c mal formação dentaria o k provocou a sua morte.
    N só a mal formação dos dentes mx tb eu ter consultado um especialista em animais exoticos tarde de mais...
    O meu Milky começou a ter uma lagrimazinha no olho parecendo constipação, mais tarde passou para um likido estranho ao kal o vet "normal" dizia ser uma conjutivite. Cm o tratamento n era o correcto apos esse mm tratamento a coisa piorou. Esse likido voltou e o olho começou a inchar e a ficar fechado... Nesse vet a q costumava ir aconselharam-m um outro especialista ao kal m derigi e q m foi dito q era dentes! Ai o Milky foi medicado durante uma semana para se poderem fazer os exames e se proceder a cirurgia de xtração dos dentes "estragados". Infelizmente a infecção ja era mt avançada e ja tinha apanhado o osso do maxilar inferior... A cirurgia correu bem mx o Milky n conseguiu recuperar devido a essa infecção ja avançada....
    Xpero q esta minha triste xperiencia vos alerte e ajude! Tratem os vossos bebes num especialista e façam consultas de rotina a eles, pq os coelhos sao animais q são presas e n predadores e são mt bons a esconderem as suas frakesas, do kal nos é mt dificil de ver qd tão doentes ate poder ser tarde de mais!

    Um dia mais pa frente kero ir buscar outro bebe e é por essa razão q andei a procura de mais informaçoes sobre a saude e cuidados c eles, pq é mt dificil pa mim ver a gaiola do milky vazia!

    Parabens pela vossa pagina, tem informação mt util e mt acessivel!
    A todos uma vida mt feliz ao lado do vosso bebe!

    ResponderExcluir
  84. Boas Noites
    Comprei 1 coelho orelhudo a 3 dias. decidi lavar ele hoje (limpar toda a zona envolvente ao anus) pois estava muito suja e reparei que ele estava com muita diarreia) acontece que passado umas horas reparei que ele tinha falecido. Que se podera ter passado?

    ResponderExcluir
  85. Anónimo 1, tem de levar o seu coelhinho com urgência ao veterinário e explicar a situação.

    Anónimo 2, muito obrigada por partilhar a sua experiência. Lamento muito a sua perda e espero que recupere rápido. Por vezes, arranjar um novo amigo facilita a lidar com a perda. Obrigada pelos elogios. Temos gosto em tê-lo cá a comentar e a participar. Se quiser, pode aceder ao Fórum www.oca-forum.com e partilhar a sua história com mais pessoas.

    António, as diarreias nos coelhos podem (e geralmente são) mortais. Pode ter sido algo que ele ingeriu que lhe fez mal ou uma alimentação deficiente.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite.
    No dia 30 de Setembro o olho do meu coelho ficou inchado e vermelho e a deitar um liquido branco.
    Limpava varias vezes ao dia e melhorou um bocado, depois piorou e passou para o outro olho no dia 6 de outubro.
    Continuei a limpar e ontem mal abria os olhos por tarem muito inchados. hoje melhorou.
    Continua a comer e a beber (engordou um bocado) como o costume mas na parte de cima do pescoço está a ficar sem pelo mas a pele está com uma cor normal sem cascas ou caspa, também não levou nenhuma vacina, poderá estar a mudar o pêlo? O cocó e a urina estão normais.
    No início pensei que fosse mixomatose mas como já passou 8dias e ele não morreu acho que se pode excluir essa doença.
    Sabem o que poderá ser?
    Já enviei um mail para ocoelhoanao@gmail.com com este texto e com fotos e videos
    Aguardo resposta,
    Diana Martins

    ResponderExcluir
  87. tenho um coelho e ele está bem gordinho se alimenta bem com raçao e cenoura,poucas vezes ele comeu grama por causa do jardim más reparei que as patas estao sem pelos e um pouco brancas como se fosse caspa..
    Oq pode ser isso e a barriguinha dele ta bem gordinha sera que é por causa dele comer o dia inteiro?e as fezes dele saem sequinhas só quando come algum tipo de folha tipo alface ou grama que faz coco mole

    Meu nome é Rafael aguardo resposta no email: rnp_20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. Diana, já lhe respondi ao e-mail. O melhor é levá-lo ao veterinário.

    Rafael, aconselho que se informe aqui no blogue sobre alimentação. É só pesquisar.

    ResponderExcluir
  89. Olá,

    não sabia bem qual a dose diária de ração que se deve dar a um coelho, por isso optei por encher o comedouro da minha coelhinha dia sim, dia não, e punha feno todos os dias e acrescentava legumes ou fruta de vez em quando.
    Há mais ou menos 2 semanas peguei na minha coelha e notei que ela estava muito leve e bastante magra. Sentia todos os ossos dela, até fazia impressão.
    Peguei no comedouro dela e pus-lhe logo a ração, mais uma rodela de cenoura, e feno. Ela comeu tudo (não acabou o feno). Desde que a tenho, cada vez que lhe dou a comida dela, ela come com imensa sofreguidão e bebe bastante água.
    Já há duas semanas ou mais que lhe dou a ração todos os dias (duas colheres de sopa cheias de ração), mais um pouco de alfafa, e às vezes acrescento pão torrado, cenoura, maçã ou passa (só de vez em quando), mas o problema persiste: ela ainda parece magra, continua leve e sinto os ossos dela. Também não come bastante feno mas estou a pensar em comprar da marca antiga que acho que ela preferia.
    Quanto ao comportamento, ela continua igual, sempre energética e sempre com fome.
    O que será que se passa com ela? :(

    ResponderExcluir
  90. Andresa

    ola eu ganhei um casal de coelhos filhotes so q a femia ta muito estranha nao sei bem o q ela tem no começo ela comia bem e andava por toda a casa so q agora eu coloquei eles numa caixa grande e ela mudo totalmente nao vi ela come e encontrei ela umas duas vezes dentro do pote de agua ai sequei bem ela e virei de barriga pra cima e pasei a toalha na barriga pra seca ecoloque ela dinovo na caixa so q ela esta do mesmo geito q eu deixei e o macho fica entre do lado dela sera e ela ta doente.

    Me responde logo to com medo de perde ela estou muito apegada a eles.
    bjss

    ResponderExcluir
  91. ola eu ganhei um casal de coelhos so q a femia ta muito estranha nao sei bem o q ela tem no começo ela comia bem e andava por toda a casa so q agora eu coloquei eles numa caixa grande e ela mudo totalmente nao vi ela come e encontrei ela umas duas vezes dentro do pote de agua ai sequei bem ela e virei de barriga pra cima e pasei a toalha na barriga pra seca ecoloque ela dinovo na caixa so q ela esta do mesmo geito q eu deixei e o macho fica entre do lado dela sera e ela ta doente.

    Me responde logo to com medo de perde ela estou muito apegada a eles.
    bjss

    ResponderExcluir
  92. Tenho um coelho cujos dentes inferiores estão direcionados para frente,sobrepondo os superiores.Ele come ração,talos,folhas desde que desmamou.Tem 15 semanas.possuo vários coelhos e so esse apresenta esse problema,o que fazer?

    ResponderExcluir
  93. ola gostaria que me ajuda-se meu coelho esta com diarreia e notei que suas fezes e urina estão com cor avermelhadas ele tb ñ quer se alimentar,tenho dado soro caseiro e ñ posso leva-lo ao vet.pois ñ tenho dinheiro para a consulta por favor me ajudem ñ quero perder meu coelhinho estou deseperada.


    Michele B.

    ResponderExcluir
  94. Boa noite, minha coelha está com a regiao ao redor do anus sem pelo, percebi que também tem uma região formando umas casquinhas onde está tendo perda de pelo. O que faço para tratá-la?

    ResponderExcluir
  95. minha Coelha está: com espirros fortes, com a volta no nariz molhado e escorrendo, orelhas quentes, respiração acelerada que ate fica com o corpo tremendo, cochila o tempo todo e nao brinca mais comigo, nao gosta muito de comer sua ração, por enquanto só notei isto. Já a levei numa casa de ração e me disseram para dar um 'melhoral infantil' dissolvido na água. Tenho medo de tudo isso prejudica-la, ja li tudo sobre doenças de coelhos, mas pelo geito é grave e ela esta com mais de um problema.
    Me ajude por favor. Qualquer coisa:
    msn = mariana-nathaly@hotmail.com
    orkut = http://www.orkut.com.br/Main#Profile

    ResponderExcluir
  96. Michelle, não se deve adquirir um animal se depois não existem condições para o manter (isto inclui condições monetárias). Tem de levar o seu coelho com urgência a um especialista...

    Fernando, penso que o melhor a fazer é levá-la a um veterinário para ele a examinar.

    Mariana, tem é de levar a coelha ao veterinário... Se ela continua assim é bem provável que venha a morrer rapidamente !

    ResponderExcluir
  97. Andresa, tem de levar ao veterinário. Essas situações têm de ser resolvidas junto a um profissional de saúde animal.

    Anónimo, mais uma vez... É levar ao veterinário para que ele avalie o estado dos dentes do coelho.

    ResponderExcluir
  98. Anónimo, a sua coelha está magra provavelmente porque nunca foi desparasitada internamente e pode ter daqueles bicharocos nos intestinos. É caso para o veterinário.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin