Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Litter training

Muitos donos têm dificuldades em saber como ensinar o coelho a fazer as necessidade num único sítio (usar um WC). Os coelhos costumam aceitar bem este treino, embora seja requerida alguma flexibilidade. Os coelhos têm a tendência natural para escolher uma ou mais áreas para fazer as necessidades e isso pode ser utilizado pelo dono como uma vantagem no treino. Contudo, lembre-se que o treino não é infalível e que o mesmo tipo de treino pode não resultar em dois coelhos iguais. Além disso, chegando à maturidade os coelhos terão a tendência de marcar território esquecendo-se por vezes de tudo o que lhes foi ensinado. O treino abordado costuma resultar na maioria dos coelhos e, apesar de ser mais fácil treinar um coelho novo, não desista à partida se adquirir um coelho já adulto, pois não é impossível.

O litter, ou material de fundo

Antes do treino começar, precisa de escolher qual o melhor litter. Dado que o seu coelho certamente irá gostar de se deitar no WC é necessário um material absorvente e seguro, e uma vez que a urina dos coelhos tem um cheiro bastante forte, o mais aconselhável será um material que absorva o odor também.
Assim sendo, algumas opções normalmente tomadas pelos donos estão postas de lado: o jornal (que além de não absorver o cheiro também é tóxico se ingerido) e a palha/feno (se colocar feno o coelho poderá ter tendência para o ingerir, o que não é propriamente higiénico). Sobram a areia, as aparas de madeira e os rolos prensados.
Quanto às aparas, elas não absorvem muito bem o cheiro, além de se pegarem constantemente ao pêlo, tornando-se difíceis de remover. Não é a melhor opção, apesar de provavelmente o cheiro agradável a maçã ou limão lhe atrair a atenção (agora imagine esse cheiro misturado com o da urina).
A areia tem um grande contra: o pó que vem misturado na areia causa problemas respiratórios a longo termo. Por isso, a menos que seja um caso de urgência e meramente temporário, não utilize este tipo de material no WC do seu coelho se quiser preservar a sua saúde.
Chegamos então ao que eu e muitos outros consideram ser o melhor tipo de litter: os rolos prensados. Absorvem muito o cheiro e a urina e são fáceis de remover do WC. A título pessoal e sem qualquer patrocínio, deixo a marca que uso e com a qual estou bastante satisfeita apenas como referência, Cat's Best.


O WC

Para utilizar como WC tem algumas opções. Pode adquirir um recipiente próprio para coelhos, que normalmente terão uma zona mais baixa por onde o coelho entra e o resto das paredes altas. Dentro destes poderá escolher entre os WC de canto e os normais, tendo sempre em conta que o coelho deverá caber por inteiro lá dentro, mesmo em adulto.
Contudo, se não quiser despender dinheiro para adquirir esse produto, poderá sempre optar por usar uma caixa de plástico, atentando sempre à altura e área da mesma.


O treino passo a passo

Primeiro ponto: paciência e supervisão. Se um coelho estiver autorizado a urinar e defecar onde quiser no início, será muito mais difícil treiná-lo.
A primeira coisa a fazer é mantê-lo na gaiola/cerca de modo a que o sítio escolhido por ele para fazer as necessidades seja nessa área a não fora. Assim que detectar o local escolhido, deve colocar lá o WC já com litter. O coelho tanto pode começar a usar o WC como optar por outro sítio. Se o último for o caso do seu coelho, então deve mudar o WC para a nova zona escolhida.

Assim que o seu coelho começar a usar o WC, pode permitir a sua circulação numa zona mais alargada, mas ainda assim limitada. O coelho deverá ter acesso ao WC sempre e se qualquer restrição. Observe se o seu coelho demonstra sinais de ir urinar ou defecar (colocar-se um pouco para trás, encolhido e levantar ligeiramente a cauda), pois se os demonstrar deverá colocá-lo imediatamente no WC. Contudo, se ele usar o WC deverá recompensá-lo com algo de que ele goste. Se notar que existe uma área em particular fora da gaiola onde tende a defecar ou urinar, considere pôr um WC também aí.


Ainda assim, irão acontecer acidentes e tem de estar preparado para isso. Se já não for a tempo de o colocar no WC, coloque-o "de castigo" fechado na gaiola durante algum tempo, pois eventualmente ele irá associar o castigo ao que fez. Não vale a pena gritar com o coelho, embora nalguns casos um "NÃO" firme possa obter alguns resultados. Quanto à área onde ele fez as necessidades, limpe com água e vinagre, pois os coelhos não gostam do cheiro e evitará acidentes repetidos (nunca use lixívia, pois os coelhos gostam do cheiro e serão atraídos para lá). Se os acidentes forem muito frequentes, pode sempre colocar o seu coelho no WC a cada dez minutos.


O processo parece penoso, mas poderá obter recompensas dele (como por exemplo não ter de andar a esfregar constantemente o chão). Se notar que o seu coelho tem tendência a esquecer-sedo treino sempre que lava o WC, experimente passá-lo apenas por água em vez de o lavar com os produtos habituais. Se usar um bom litter o WC apresentará apenas o cheiro suficiente para o coelho se associar, não enchendo a divisão.

13 comentários:

  1. Parabéns adorei as dicas....
    e tirei todas as minhas duvidas
    amei.....

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post
    mas e se colocarmos um pouco de lixivia no Wc pois se os coelhos gostsm do cheiro intão será mais facio que facam suas necessidades lá

    ResponderExcluir
  3. Pois tem razão se pusermos lixivia no WC será masi facil de o ensinar?

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente nunca experimentei. Mas pode tentar colocar e deixar secar bem e ver se dá algum resultado. Depois conte-nos como correu :)

    ResponderExcluir
  5. Os vegetais que se dão aos coelhinhos posem estar molhados ou têm de estar secos?

    ResponderExcluir
  6. Há várias teorias, para ser sincera. Há quem defenda que não faz mal irem um pouco molhados. Há quem diga que devem ir bem secos. Eu defendo que no Verão e em dias de maior calor, não faz mal irem um pouco molhados (não encharcados, mas sim húmidos).

    ResponderExcluir
  7. O meu coelho caga onde lhe apetece é mt teimoso e ate parece gostar do vinagre.

    Que mais posso fazer?

    Ainda por cima eu ponho as caganitas no wc e ele dalhe para correr na gaiola feito maluko e espalha as caganitas tdas.

    Ajuda please.... Abraço e beijokas!! ;)

    ResponderExcluir
  8. Há casos de coelhinhos que pura e simplesmente não aprendem, podendo isso estar relacionado com a personalidade dele. Se já tentou o litter-training, aconselho que continue a tentar pois ele pode estar a demorar algum tempo a assimilar as regras.

    ResponderExcluir
  9. ola,eu queria saber se a minha gaiola para os meus coelhos anões seria apropriada para eles

    ResponderExcluir
  10. Anónimo, envie-nos uma fotografia da gaiola para ocoelhoanao@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Tenho uma coelhinha Belier com apenas 2 meses e ela faz cócó sempre fora da gaiola... mas perto dela. Ela costuma andar solta numa só divisao da casa, que é onde está a gaiola dela... como a devo ensinar a fazer tudo apenas na gaiola?? :( ou noutro recipiente na mesma divisão? Obrigada :) e os parabéns por este fantástico blog!

    ResponderExcluir
  12. Anónimo, antes de mais obrigada pelos elogios. Em relação à dúvida que nos coloca, o que deve fazer é exactamente o que se descreve neste artigo. Faça passo a passo e lembre-se: tem de ter muiiiita paciência (há coelhinhos que não aprendem logo e outros chegam mesmo a nunca aprender, enquanto outros adquirem a competência mas quando chegam à adolescência perdem-na).

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin