Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Determinar o sexo do coelho


Se comprou um coelho e não sabe se é fêmea ou macho, se teve uma ninhada em casa e gostava de saber qual o sexo dos coelhinhos que tem em casa... Tem de saber como determinar o sexo do coelho.

Criadores experientes conseguem determinar o sexo do coelho com apenas alguns dias (parece impossível, mas não é). Mas se, por exemplo, adquiriu o seu coelho, ele não deve ter menos de dois meses (e se tiver, corra com ele para o criador e exija-lhe que respeite o seu coelho e o venda apenas com a idade adequada) o que é uma idade em que é relativamente fácil determinar o sexo, mesmo para o olho inexperiente.


Como segurar - deite o seu coelho no seu colo (ou segure-o na mão ou ao longo do braço, dependendo do tamanho), com a barriga para cima e a cabeça perto da sua barriga. Com o dedo indicador e o médio da sua mão livre, pressione o topo da área genital. Não tenha medo de pressionar, pois o extremo de um pénis pode parecer-se facilmente com uma vagina se não se pressionar o suficiente.


Se for uma fêmea - terá uma pequena distância entre o ânus e o orifício vaginal. O orifício vaginal aparecerá com um grande declive e uma ponta mais elevada. A vulva pode sobressair e parecer-se com um pénis, mas terá sempre o aspecto não uniforme e não parecerá um tubo direito, mas sim uma pirâmide quando vista de lado.


Se for um macho - a distância entre o ânus e o pénis será maior, enquanto que a ponta será arredondada e uniforme. Entre as 9 e as 20 semanas os testículos descem e aparecerão umas peladas na zona dos testículos, além de que o próprio pénis poderá sair.


Penso que não será preciso referir que convém usar algo que lhe proteja os braços no caso de o coelho começar a espernear. E se continuar com dúvidas, nada melhor do que levar o coelho ao veterinário.

10 comentários:

  1. tenho dúviadas do sexo dos meus coelhos eu já lí esse siti sobre o sexo do coelho e mesmo assi tenho dúvidas se são macho ou fêmea vc pode me dar mais aguns macetes para distinguir o sexo deles?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não há nenhum truque secreto na manga, em coelhos pequenos é difícil distinguir, tudo o que pode procurar está descrito ali em cima. Não tenha os coelhos juntos a partir dos 3 meses se não tiver a certeza, pois pode ter um casal e acabar com uma coelha prenhe nova demais.

    ResponderExcluir
  3. qual o tempo serto para deixa os coelhos ter a primeira cruza(quantos meses)

    ResponderExcluir
  4. A fêmea deve ter no mínimo 8 meses, senão corre grandes riscos que haja complicações graves a ponto de morrera coelha ou os láparos. Entre ninhadas devem-se esperar 6 meses pelas mesmas razões.

    ResponderExcluir
  5. tenho um coelho pequeno ainda e quero ensina-lo a nao fazer "bolinhas" pela casa toda. gostaria que ele fizesse num jornal ou na lavanderia vc tem alguma diga pra me ajudar obrigada

    ResponderExcluir
  6. Ali de lado na parte "Coelhos para principiantes" tem um artigo sobre isso mesmo chamado "Treino WC"

    ResponderExcluir
  7. Ana pra vc saber se é macho ou não vc vai ver os testiculos dele dos lado do penis


    e as femias nao tem os testiculos tem vagina

    ResponderExcluir
  8. Sim, tudo certo. Contudo, os testículos do coelho só descem quando ele atinge a maturidade sexual. Aos 2 meses (idade em que se deve retirar o coelho da mãe), o coelhinho ainda não tem os testículos visíveis, pelo que se deve verificar o sexo como está descrito neste post. Se o coelho for mais velho e não castrado, melhor. É só, de facto, ver se tem testículos ou não.

    ResponderExcluir
  9. Valeu suas dicas,
    serao muito boas para
    minha criação!
    muito obg.

    ResponderExcluir
  10. De nada, Mateus. Qualquer dúvida que tenha, disponha.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin