Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Comportamentos comuns, hábitos e linguagem


Muitos são os comportamentos e aquelas pequenas coisas que o nosso coelho costuma fazer que nos deixam preocupados ou sem saber o que pensar... Segue uma lista de vários comportamentos que um coelho pode ter e a explicação.
  • Ingerir as fezes - já viu o seu coelho a comer uns cocós e assustou-se. Não se assuste, esse comportamento chama-se cecotrofia ou coprofagia e além de completamente normal é bastante importante para a sua saúde. As fezes que eles às vezes expelem e não são as bolinhas Nesquik a que estamos habituados chamam-se cecotrofos, e são muito ricos em nutrientes. Além disso, os coelhos pequenos têm necessidade de ingerir os da mãe para que as bactérias necessárias ao sistema digestivo passem também para o seu, ou terão problemas no futuro.
  • Acasalar com tudo o que vê - os coelhos, especialmente os machos, quando chegam à adolescência normalmente têm a tendência de acasalar com tudo o que lhes aparece à frente (embora as fêmeas às vezes também o façam). Se não pretende castrar o seu coelho, tente arranjar-lhe um peluche para namorar à vontade (nunca opte por juntar um casal de coelhos só para tentar resolver isto).
  • Fazer uns barulhos quando recebe festas - isto equivale ao ronronar dos gatos. São uns barulhinhos profundos e pouco sonoros que faz quando está a receber festas. Apenas quer dizer que está descontraído.
  • Ranger os dentes - nos coelhos, o ranger de dentes é o sinal indicador de dor mais flagrante. Se o seu coelho ranger os dentes leve-o ao médico, pois costuma ser muito difícil detectar doenças nos pequenos.
  • Esfregar o queixo - se o seu coelho passa a vida a esfregar o queixo em todo o lado, incluindo nos donos, não se preocupe. Anda apenas a marcar território e você passou a ser posse oficial dele.
  • Urina vertical - se o seu coelho faz xixi nas paredes, ou em qualquer posição que não a normal, então está a marcar território. Pode ser mau sinal de que se está a preparar para o fazer no resto da casa, e a única coisa que costuma resolver este problema é castração/esterilização.
  • Mordidas - se o seu coelho já teve outro dono e elas são frequentes, então provavelmente sofreu maus tratos. Se estava a pôr-lhe comida, por ter as mãos a cheirar a ração ele talvez estivesse entusiasmado com o cheiro e nem viu que era a sua mão. Se não foi nada disto, simplesmente podia não estar a gostar que estivesse a mexer no sítio dele. E também podem ser hormonas aos saltos, muitas vezes só mesmo resolvido com castração/esterilização.
  • Escavar tapetes e roer mobília - são comportamentos normalíssimos, mas que não deixam de ser errados. Arranje um sítio onde seja encorajado a escavar e brinquedos para ele roer.
  • Bufar - está chateado e não gosta do que está a ver. Daí para a frente, se o que o está a chatear continuar, o mais certo é um ataque, quer de dentes, quer de unhas (a minha coelha tem muito a mania de atacar a vassoura pois não gosta nada dela, volta e meia e lá vai um ataque de unhas à pobre vassoura).
  • Bater com a pata - às vezes é sinal de alerta, outras vezes é para afugentar algo, outras vezes e porque se assustam, outras é porque lhes apeteceu exigir atenção e/ou comida. Uma das minhas coelhas tinha o hábito de bater com a pata quando nos via a descascar fruta.
  • Lamber - embora normalmente seja interpretado como sinal de afecto, muitas vezes não passa de carência de sais. Experimente arranjar-lhe uma pedra de sais e veja se este comportamento desaparece.
  • Fêmea a retirar pêlo da barriga - possivelmente será uma gravidez ou gravidez psicológica. Leve-a ao veterinário imediatamente para um check-up.
  • Atacar - se o seu coelho atacar os coelhos ou outros animais, então tem um problema sério, pois o mais provável é que volte a fazê-lo. Castração ou esterilização.
  • Alterações de comportamento - não comer e/ou beber ou fazê-lo em menores quantidades, parecer mais sonolento ou molenga, não defecar, não estar tão activo... Tudo isto são indicadores de possível doença. Se detectar alterações no comportamento do seu coelho leve-o ao veterinário.

53 comentários:

  1. Adorei esse blog, principalmente este post, vai ajudar muita gente!

    ResponderExcluir
  2. oi estou muito preocupada meu coelho não mexe a patinha direita acho que ta quebrada o que e faço, como eu cuido~? to muito triste alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Se a pata está partida a única coisa a fazer é levar imediatamente ao veterinário antes que o osso comece a solidificar no sítio errado e comprometa o resto da vida do seu coelho.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 2 coelhas uma se chama pipoca e outra floquinha, elas ja estão com quase 2 anos e comprei as 2 juntas, ou seja, elas sempre se deram bem, uns 5 meses a tras a floquinha teve problemas intestinais e não estava comendo e nem bebendo, então levei ela ao veterinário e ela graças a Deus ficou boa, mas como eu levava ela ao veterinario de manhã para tomar soro e depois ela ia comigo ao trabalhos as 2 ficavam separadas na parte da tarde só se viam a noite quando eu chegava, isso foi durante uma semana, depois disso as 2 não podem ficar mais juntas que elas começam a brigar, não sei o que fazer, até pimenta já me falaram que era bom passar um pouquinho na boca delas quando elas começam a brigar, para criar um choque e elas pararem, mas isso não adiantou, gostaria de saber se existe solução ou se nunca mais poderei deixar elas juntas;

    Obrigada
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Dani, o problema aí foi um de dois: ou ciúmes por a oura coelha ir consigo e ela ficar em casa, ou territorialidade porque estava sozinha e começou a assumir que aquilo lhe pertencia.

    Já experimentou voltar as fazer as apresentações (com tudo o que isso implica)?

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, ja tentei sim, mas elas brigam entre si e fico com medo que uma das duas se machuque, então eu estou intercalando a saida delas da gaiola, o que é ruin, pois detesto ter que deixar uma solta e a outra presa, você tem alguma dica do que eu possa fazer ???

    Obrigada
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Dani, o facto de elas brigarem um pouco será normal. Pêlo a voar e alguma agressividade por vezes é necessário até que estabeleçam hierarquia.

    Tente seguir as dicas que estão no post sobre a apresentação de dois coelhos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho uma coelhinha e assidentalmente minha filha a deixou cair e desde então ela esta com as patinhas de trás quebrada oq posso fazer para aliviar a dor dela e como devo proceder com a patinha dela para se recompor normalmente? espero que possa me ajudar grata Gigi sallenave

    ResponderExcluir
  9. Se partisse uma perna ou se acontecesse isso à sua filha, o que faria? Dava uns comprimidos para as dores e esperava que passasse?

    Tem de levar a coelha ao vet imediatamente! Já imaginou bem a quantidade de dores que um osso partido dá? E que caso não haja uma infecção que leve à sua morte no mínimo ela vai ficar com a pata incapacitada se não for devidamente tratada?

    ResponderExcluir
  10. olá, eu tenho dois coelhos anões filhotes que não consigo indentificar o sexo, já lí esse site para tentar indentificar, ví as fotos dos orgão genitáis e mesmo assim não percebo diferença alguma, então eu queria saber se dá pra indentificar o sexo de outro maneira ou uma forma mais fácil de identificar o sexo?

    ResponderExcluir
  11. Não há outro modo de se ver. Em coelhos pequenos só um olho treinado consegue perceber, é bastante difícil de distinguir.

    ResponderExcluir
  12. kto tempo leva o osso do coelho a sarar, ou seja, passado kto tempo se pode tirar a tala?

    ResponderExcluir
  13. Depende da fractura, depende do metabolismo do coelho e da idade. Resumindo: tira a tala quando o veterinário mandar tirar.

    ResponderExcluir
  14. O olho da minha coelha está lagrimejando e o pelo em volta está endurecendo parece machucado, eu limpo com soro, mas não resolve, procurei uma veterinaria ela pasou um colirio e uma pomada, disse que ela estava com conjuntivite, fiz o tratamento e nada de melhoras no olhinho dela, quando passei no retorno ela me disse que ela poderia ter um entupimento nasal então não teria cura, fico preocupada será que ela sente dor coceira, gostaria de saber se realmente não tem cura e entender um pouco mais sobre esse problema

    ResponderExcluir
  15. Possivelmente será entupimento do canal lacrimal aquilo que a veterinária se referiu (o canal lacrimal está ligado às fossas nasais). E isso não é incurável. Procure outro veterinário.

    ResponderExcluir
  16. Ganhei um minilion há uma semana. Ele tem três meses e estou um pouco confusa com comportamento dele. Sempre ouví dizer q são animais dóceis e que em geral gostam do contato com os donos no entanto meu coelhinho é muito assustado e curioso. Em geral se assusta qdo chego perto dele e em hipótese alguma me deixa pegá-lo no colo (já parei de fazê-lo pq acho q ele fica muito agitado qdo tento. Algumas vezes chega perto para cheirar mas normalmente resiste a qualquer tentativa de afago. Em geral qdo está solto corre muito pela casa e qdo cansa se esconde sob algum móvel. Será q estou fazendo algo errado pr ele se comportar assim?

    ResponderExcluir
  17. a única coisa de errado que está a fazer é que está a forçar o seu coelho a gostar de si. tem de ter calma, dar-lhe tempo e espaço.

    ResponderExcluir
  18. Estou com uma coelhinha há 2 semanas!! E nao entendo NADA de coelho!! Estou aprendendo!! :)
    Ela parece estar super bem e feliz...já está começando a se acostumar com a minha família... nao foge mais de nós...adora ficar no colo...
    Tenho 2 dúvidas:
    1- como esfriou e ela é muito pequenininha e sua gaiola fica na área de serviço, eu coloquei varias caixas de papelão em volta da gaiola, em baixo e tal...e cobri a gaiola com um edredonzinho para ela dormir...tenho medo que fique com frio...é muito bebê... Está certo? Ou ela pode sofrer com isso?
    2- Já peguei várias vezes ela dormindo de lado.. como cachorro, sabe? É normal? Nunca imaginei um coelho assim! hehehehe !! (desculpe a ignorância, mas nao entendo nada de coelhos mesmo! hehehe)
    Obrigada pela ajuda !!

    ResponderExcluir
  19. Caroline,

    em relação à pergunta 1, fez tudo certinho. se calhar nem era preciso tanto para a aquecer pois os coelhos suportam melhor o frio do que o calor. pode pesquisar aqui no blogue sobre isso pois temos alguns posts que o explicitam.
    em relação à pergunta 2, é super normal. o meu coelho quando dorme nessa posição fica a coisa mais doce, tenho a certeza que a sua também.

    votos de sorte com a coelhinha,
    Mar.

    ResponderExcluir
  20. nossa me ajudou muito!! ja tava penssando que o bichinho estava passando fome por estar comendo coco^^

    ResponderExcluir
  21. meu coelho não mexe a pata de tras,estou muito preocupada.. mais ele parece bem come,bebe. mais se rasteja nao sei o que aconteceu. Estavamos dormindo e quando acordamos ele ta se mexer a pata de tras

    ResponderExcluir
  22. Provavelmente está partida. Tem de ir ao vet.

    ResponderExcluir
  23. levei ao veterinario tiraram raio X,não tinha nada nenhuma fratura tava alegre só nao mexia as patas .. no veterinario deram vacinas para dor porque ele poderia esta sentindo dor nas patas e no outro dia ele estava mais caidinho sem comer.. e no domingo morreu.minha filha ficou mt triste muito triste mesmo. Eu gostaria de saber se vcs sabem o que houve. E outra coisa to pensando em comprar outro para ela,mais tenho medo que dure pouco,teve algum que durou um ano ou mais? porque parecem que morrem rapido :(

    ResponderExcluir
  24. Nao sei o que fazer, estou com um coleho anao há duas semanas e quando chegou aqui em casa do pet shop ela já tinha uma patinha mais torta que a outra, só que desse tempo pra cá a pata está completamente de lado, como se estivesse com a parte interna da coxa no chão. Ao colocar as maos na pata ela nao tira nem demonstra incômodo, mas ela lambe a patinha torta de vez em quando... levei a uma veterinaria (que foi meio rude pois dizia tratar apenas de cachorros) e ela disse que pode ser um defeito genético... mas acho estranho defito genetico aparecer de uma hora pra outra pois ela era bem agitada e está muito calma agora, o que vcs acham?

    ResponderExcluir
  25. luisa, não me parece defeito genético nenhum exactamente pela mesma razão que apontou. posso sugerir duas coisas: a primeira é que vá a outro médico veterinário para uma segunda opinião e a segunda é que me envie uma fotografia para o nosso e-mail para que possa ver melhor a pata da coelha.

    ResponderExcluir
  26. anonimo, infelizmente os coelhos vendidos em pet-shops e em criadeiros sao mal tratados e o desfecho acaba por ser tragico. nao posso especular sobre o que o coelho podera ter tido pois nao o observei. contudo, se pensa comprar outro leia bem este blogue primeiro e consulte este link: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/escolher-um-coelho.html

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma coelha mas nao qero fazr a esterilizaçao sera qe isso podera lhe causa problemas?

    ResponderExcluir
  28. leia por favor: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/01/devo-castrar-ou-esterilizar-o-meu.html

    ResponderExcluir
  29. Olá eu tenho um coelho e ele as vezes range os dentinhos, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  30. Os coelhos tanto podem ranger os dentes como sinal de dor ou como sinal de que estão a ronronar.

    ResponderExcluir
  31. Oi. Alguem me pode esclarecer uma duvida?
    Eu tenho uma coelha anã e estava a pensar ir de ferias para o Algarve para um parque de campismo mas nao sei se ela ira suportar bem o calor. Será que a posso levar ou ela poderá morrer com o calor? Eu estava a pensar colocar uma ventoinha virada para ela para nao sentir tanto calor, acham que vou fazer bem ou nao?

    ResponderExcluir
  32. Olá. Realmente é um pouco arriscado, ainda para mais num parque de campismo. A coelha pode não morrer, mas sofrer com a viagem e com o calor irá com certeza. Procure um serviço de pet-sitting. Leia aqui: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/06/pet-sitting-de-coelhos.html
    Ou aceda directamente: http://small-village-hotel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Nossa ameiiiiiii esse blog muito bom aos organizadores PARABÉNSSSSSSSS!!!

    e CLARO TENHO UMA DUVIDA minha coelha a Mumi esta comigo a apenas dias e eu não entendo quaando do nada ela começa a fazer pipi ao nosso redor e correr como louca alguém sabe me dizer o que pode ser?
    Grata...

    ResponderExcluir
  34. Obrigada : )

    Em relação à questão, que idade tem a sua Mumi ? É provável que esteja a marcar território. Leia aqui no blogue artigos sobre isso.

    ResponderExcluir
  35. ola, estou preocupada com o meu coelho esta a deitar muito pelo e disseram-me que ele pode estar doente... o q faço ?

    ResponderExcluir
  36. lia, pode estar apenas na mudança do pêlo.

    ResponderExcluir
  37. Mar, tenho uma coelha anã de 4 meses, ela esta comigo a 2 meses. Ela sempre foi sapeca, amorosa, gosta de carinhu (até pede carinhu, é muito fofinha), fica o tempo todo solta pelo apartamento, só prendo ela na gaiola quando vou sair de casa ou dormir, ela tbm é bastante mimadinha por mim, faço de tudo por ela, mas de uma semana pra cá ela esta muito estranha. Eu não posso chegar perto dela que ela logo me ataca, tentando morder ou arranhar, ela não chega mais perto de mim e nem me pede carinhu mais, e quando tento ela me ataca.
    Agora toda vez que chego perto dela, ela esta dando de fazer xixi onde quer que ela esteja (ela só faz xixi e coco dentro da gaiola em seu wc, desde que veio morar comigo, NUNCA em outro lugar).
    Estou muito preocupada, ela esta muito estranha comigo. Não sei mais o que fazer, já viz de tudo, tentei ser mais amorosa com ela do que eu já era, tentei deixar ela meio sozinha sem perturba-lá, mas nada da resultado.
    Por favor e ajudem!!!
    O site me ajudou muito, desde de quando resolvi ter um coelhinhu. E agora mais do que nunca, eu preciso da ajuda de vocês.
    Desde já agradeço a atenção.
    Bjão Thaís.

    ResponderExcluir
  38. Thaís, a sua coelha está a entrar na adolescência. Pesquise na barra de pesquisas a palavra "adolescência" e leia os artigos que temos disponíveis. Se precisar de mais alguma ajuda após a leitura dos artigos, disponha.

    ResponderExcluir
  39. Mar querida,

    Muitissimo obrigada por me ajudar, na verdade eu já tinha lido sobre essas mudanças quando eles entram na adolecencia, pois praticamente já lido o site quase todo... rsrsrs... mas é que eu não me lembrava, ai já viu né... já entrei em crise!!! hhehehehehe
    Mas mesmo assim obrigada pela ajuda. Me deixou bem mais aliviada de não ser nada sério... rsrsrsrs... Mas sim, algo que vou ter paciência!!! rsrsrs
    Bjão querida!!!

    ResponderExcluir
  40. ola!ando preocupada,tenho uma coelha mini anã, a Suckie, que sempre foi tão meiga, quando solta sempre atrás de mim pela casa...Neste momento não se deixa apanhar como dantes, foge a sete pés de mim, só lhe posso fazer festas quando ela vem ao meu encontro pedir porque senão faz aquele barulho que parece que é a rosnar e ataca-me as mãos com mordidas e unhas!nunca lhe bati por isso o que será que se passa?

    ResponderExcluir
  41. Que idade tem a coelhinha ?
    Leia por favor o seguinte artigo:
    http://ocoelhoanao.blogspot.com/search?q=adolesc%C3%AAncia

    ResponderExcluir
  42. ola meu nome e simone e tenho uma coelha ana ela e um doce as vezes tem ataque epletico eu seguro ela para nao se machucar , mais agora la ta diferente ela entrou no cio ate ai td be depois que acabou ela ficou alongada e quase nao sai para comer, se chego perto ela sai correndo, e estresse , se pode me ajudar grata.

    ResponderExcluir
  43. COLOQUEI A MINHA COELHA JUNTO COM O MEU COELHO PELA SEGUNDA VEZ E ELA FICOU RONRONANDO E ABANANDO O RABO O QUE ISTO SIGNIFICA?

    ResponderExcluir
  44. Simone, se a coelhinha tem ataques epiléticos deverá ser vista por um veterinário que a deverá seguir durante toda a vida a fim de monotorizar a evolução ou estagnação da doença. Em relação ao cio, os coelhos não têm cio mas sim ovulação induzida. É só pesquisar pelo Blogue que encontra artigos sobre isso.

    Anónimo, significa que quer acasalar com o macho.

    ResponderExcluir
  45. Obrigada pelas informações... acredito que meu primeiro coelhinho era novinho demais pois em apenas 1 dia já morreu. Tinham me dito que ele tinha 3 meses mas este que comprei agora tem 3 meses e é beeem maior que o anterior.
    Tenho uma dúvida! Meu quintal é bem grande, mas tenho medo de soltar o Otto (meu coelho) lá e não conseguir mais pegá-lo. Ele está comigo há 3 semanas, é bastante sapeca e carinhoso. Devo esperar ele ser mais apegado que já é a mim antes de soltá-lo ou nunca posso ter essa segurança? Pensei até em comprar uma coleirinha pra usar no início... hehehe.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  46. olá, estou bem preocupada com a minha coelhinha, de uns dias pra cá notei o que parece ser dois saquinhos (um de cada lado) na região genital, não sei se é alguma doença, é como se estivesse inchado, mas não tinha antes e parece q ela se incomoda se encostar, o q pode ser?

    ResponderExcluir
  47. Noelle, as coleiras atrofiam os músculos, ossos e articulações do coelhinho. Desaconselho vivamente o seu uso. Em relação a soltar, se ele tiver como fugir para a rua aconselho que não o faça pois pode ficar sem ele por muito apego que ele tenha a si.

    Anónimo, penso que se trata da Jaque da c-Box. Já respondi à sua questão : )

    ResponderExcluir
  48. Olá,
    Os testículos dos coelhos são aparentes? è normal estarem rosados e um pouco inchados? Desculpe pela dúvida, mas estou preocupada. Tenho um mini-coelho de 3 meses.
    Abraços

    ResponderExcluir
  49. Anónimo, e1w7-me uma fotografia para ocoelhoanao@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. olá Ana, Bom dia.
    Minha mini coelha, esta no cio, faz xixi em tudo que é lugar,esta muito agitada, tem dias que não deixa a gente pegar ela, estou preocupada...pois não quero que ela cruze, nem quero castrar, morro de pena! Saberia informar se tem algums outro metodo, que possa aliviar essa situação?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  51. Anónimo, as coelhas não têm cio mas sim ovulação induzida (é só pesquisar no blogue).

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin