Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Casa à prova de coelhos


Um coelho deve estar pelo menos duas horas solto (fora da gaiola). Para isso há que ter em conta que a casa tem de estar pronta para a invasão. O que é que isso implica?
  • manter os fios eléctricos fora do seu alcance - os coelhos têm muita tendência a roer fios, desde cabos de televisão, do telefone, do computador, das colunas da sua aparelhagem, da tomada eléctrica... O que significa que o seu coelho pode acabar electrocutado e/ou você ficar sem os aparelhos. Pode optar por esconder os fios, colocá-los atrás de calhas ou isolá-los com material próprio que impede os coelhos de os roerem.
  • garantir um local onde o coelho é encorajado a escavar - a necessidade natural dos coelhos escavarem está presente em todos, por isso se quer que os seus tapetes escapem às unhas do seu coelho, arranje uma caixa com jornal onde o seu coelho possa escavar à vontade.
  • desça ao nível do seu coelho - nem sempre os perigos estão visíveis para nós, mas dos seus 20cm o coelho pode ver algo, por isso o melhor a fazer é descer ao seu nível e tentar detectar algo que não conseguiria ver mais de cima.
  • retire as plantas do local onde o seu coelho vai andar - a maior parte das plantas ornamentais são tóxicas para os coelhos, podendo provocar a sua morte. O facto de estarem num sítio alto onde o coelho não consiga chegar não pode ser considerado uma alternativa, pois as folhas ao caírem são um perigo na mesma.
  • o seu coelho vai tentar roer toda a madeira - portanto tente proteger a sua mobília favorita. As pernas de cadeiras podem ser enroladas em plástico ou borracha. Providencie pedaços de madeira não tratada diariamente ao seu coelho para que não tenha tanta tendência para roer os móveis.
  • não aos espaços apertados - bloqueie todos os espaços apertados onde o seu coelho se possa esconder.
  • decida o grau de liberdade - baseie-se no nível de treino do WC, na idade do coelho e o nível de supervisão que vai ter.
  • prepare-se para desastres - eles vão acontecer, por isso encha-se de paciência.

11 comentários:

  1. Ana,

    se o coelho roer mobília e eu estiver mesmo ao pé como devo "dizer-lhe" que isso está incorrecto ? bato palmas ? já vi sítios onde dizem para o fazer, mas queria saber a tua opinião.

    bjinho,

    mar

    ResponderExcluir
  2. Alguns coelhos reagem aos sons, como um "Não" firme (não é preciso gritar) ou bater as palmas. Quanto à minha coelha, ela simplesmente ignora-me e manda-me passear, por isso meto-a de castigo dentro da gaiola. Se usar a técnica de lhe dar um piparote no nariz ela faz-me xixi no chão por vingança (quando não é na minha almofada como já aconteceu), por isso ir para a gaiola é o mais eficaz cm a minha. Com o teu tens de ver o que resulta melhor.

    ResponderExcluir
  3. O meu coelho costuma roer as minhas revistas e todo o tipo de papel. Faz mal ? como tem quimicos ... já pra nao falar nos constantes xixis no sofa (salta propositadamente do chao pro sofa pra ir fazer as suas bolinhas nesquik e o seu xixi --')
    **

    ResponderExcluir
  4. O jornal não é aconselhado, tente mantê-lo longe do seu coelho.

    ResponderExcluir
  5. O meu coelho está sempre a roer os tapetes. O que devo fazer? Já o meti na gaiola sempre que ele faz isso mas não resulta.

    ResponderExcluir
  6. Provavelmente nem vai resultar. Eles adoram tapetes. Falando do meu coelho, é impossível que ele não roa. Simplesmente não aprende.. Tem de estar atento e ir ralhando sempre que ele o fizer.

    ResponderExcluir
  7. Olá, em primeiro lugar, adorei o blog, super instrutivo. Meu nome é Taeko e tenho 2 coelhinhos, um casal, mas os dois são castrados!
    Os meus vivem soltos o dia todo, mas ja aprenderam a fazer suas necessidades fisiologicas no banheirinho, temos 3 espalhados pela casa. A femea tem 8 anos e o machinho tem 2 amos.Vivem harmonia, porem destroem tapetes da noite para o dia, agora com essa dica, de colocar caixa c jornal vou aplicar em casa.
    Obrigada, adorei esse blog, e vou salvar nos meus favoritos.
    Moro ha 17 anos no Japão, porem nasci no brasil.
    beijo com carinho: Taeko

    ResponderExcluir
  8. Olá Taeko,

    Antes de mais, muito obrigada pelos elogios. É para isso que cá estamos : )
    Atenção a uma coisa: o jornal é tóxico e não deve ser utilizado pois, se os coelhos o roerem, pode fazer-lhes mal.

    Cumprimentos,
    Mar.

    ResponderExcluir
  9. Ola !Queria saber se os coelhos fazem necessidades em qualquer lugar?E se fazem como criá-los?Queria cria-los boa parte do tempo soltos!E eles transmitem doenças?Ou se vacinados não tem nenhum problema?queria dizer que sou louca por coelhos, eles são lindos! Desde já grata!

    ResponderExcluir
  10. Todas as suas perguntas já estão respondidas nalguns artigos do blogue. Pesquise nas secções de higiene e saúde.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin