Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Análise de artigos - 1

Decidi criar uma categoria neste blogue para analisar vários artigos para coelho que estão no mercado. Muitas vezes no impulso da compra levamos coisas que até nem precisamos e muitas vezes os nossos coelhos nem lhes ligam. Os artigos levarão uma pequena análise e uma classificação de 0 a 5, e têm como base a minha experiência com as minhas três coelhas e experiências de amigos (entre eles uma pessoa que possui uma loja de animais), e não conto com nenhum patrocínio. Muitas vezes irão ver ilustração da Trixie apenas porque é um dos catálogos com maior variedade de produtos a que consigo aceder.

Comida para Coelho Anão Vitakraft

Comentários: além de ser uma ração muito equilibrada a nível nutricional, o seu preço e a facilidade de a encontrar no mercado tornam-na extremamente atractiva. Tem a desvantagem de ser uma ração com diferentes tipos de granulado, podendo levar o coelho a tentar escolher a comida que quer e a deixar o resto, mas dada nas devidas doses a situação deverá ser facilmente evitada. Tem uma aceitação muito fácil por parte dos coelhos e raros são os animais que reagem mal a nível intestinal.
Classificação:

Bebedouros de esfera com sistema de encaixe

Comentários: não há dúvidas que os bebedouros automáticos são os melhores, pois evitam a contaminação da água e o desenvolvimento de fungos (desde que devidamente lavados). Agora a questão: qual o melhor método para prender o bebedouro? Será que os bebedouros com sistema de encaixe são vantajosos? Para mim não apresentam qualquer vantagem em relação aos bebedouros com arame, pois o preço é mais alto e o sistema um pouco mais complicado, além de que podem não resultar em todas as gaiolas.
Classificação:

Transportadoras de plástico

Comentários: as transportadoras de plástico são as mais comuns. Normalmente até se utilizam as de gato, que são pequenas o suficiente para se poderem transportar e têm bastante espaço para um coelho. Contudo, a sua lavagem é dificultada quando o sistema de encaixe da parte superior e inferior não permitem a sua separação sem se partir. Contudo, comparativamente às de tecido a secagem é bastante mais rápida.
Classificação:

Comedouros em cerâmica

Comentários: sem qualquer sombra de dúvida, para mim estes comedouros são os melhores do mercado. Os de plástico acabam inevitavelmente roídos e os de metal são muito leves, fazendo o coelho virá-los em menos de três segundos. Os de cerâmica, pelo seu peso, não permitem que o coelho os vire com tanta facilidade.
Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin