Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

sábado, 22 de novembro de 2008

Um coelho é o animal certo para si?

Um coelho é o animal certo para si? Antes de pensar em comprar um coelho (e ainda mais antes de o comprar mesmo) é esta a pergunta que deve fazer a si próprio.

Os coelhos são fofos, peludos, parecem peluches e são animais pequenos e não barulhentos, mas isto não é razão suficiente para ter um, pois apesar de serem óptimas companhias eles requerem muito tempo e trabalho (a nível diário). A nível de tempo/tarefas, fica uma pequena lista do “a fazer” diário.
- limpar comedouros e bebedouros
- limpar gaiola
- trocar litter do WC
- exercitar o seu coelho
- providenciar feno, água, ração e legumes frescos
- brincar com o coelho
- total de pelo menos 2h diárias



Se acha que está com uma grande vontade de comprar um coelho, é tempo de fazer outras perguntas a si próprio. O que é que acontece se não as fizer e comprar um coelho porque acha que quer um? Uma coisa comum é que ao fim de poucos meses os coelhos acabam em abrigos ou abandonados em matas ou jardins. Se acha que não tem tempo nem paciência de ler isto, então mais vale começar a pensar em comprar outro tipo de animal (ou melhor, nenhum).

Pergunta 1: Porque quero um coelho?
Se as suas razões se prendem com o aspecto físico, porque acha que é giro ter um coelho, porque quer fazer criação e ganhar pilhas de dinheiro, então um coelho NÃO é para si. Razões plausíveis incluem querer um animal de estimação com personalidade forte e/ou juntar-se ao mundo dos criadores que lutam por melhorar a raça (logicamente que o facto de serem animais giros e que não fazem barulho também se pode incluir, mas não podem ser a única razão). A razão muitas vezes apresentada de “o meu filho quer um e eu quero dar-lhe para lhe incutir sentido de responsabilidade fazendo-o cuidar dele” também não é válida por si só.

Pergunta 2: Quanto tempo tenho disponível para ele?
Se está a passar por uma fase de mudança na sua vida (casamentos, divórcios, novo bebé em casa), se anda a fazer horas extraordinárias no trabalho e não tem ninguém em casa que possa tratar do coelho, talvez devesse adiar a decisão até a sua vida estar estável. O facto de levar um novo animal para casa já é destabilizador o suficiente para ser adicionado a outras situações possivelmente stressantes.

Pergunta 3: Posso albergar o coelho em casa?
Um coelho precisa de correr para se exercitar, precisando para isso de espaço. Quer seja em casa, quer seja na rua (tendo em atenção possíveis plantas tóxicas e temperaturas extremas que podem matar o seu coelho em menos de nada), o seu coelho precisa de ter espaço próprio. Tem de decidir que lhe vai arranjar uma gaiola, uma cerca ou se o vai deixar andar à vontade pela casa. Alem disso tem de ter a certeza que o sítio onde mora permite por lei a existência de animais de estimação (extremamente importante em condomínios). Além disso os coelhos gostam de roer tudo, incluindo fios eléctricos, pelo que não podem estar ao seu alcance (senão corre dois riscos: ficar sem o aparelho e ficar sem o coelho).

Pergunta 4: Os meus filhos conseguem assumir a responsabilidade?
Crianças e coelhos podem ser óptimos companheiros, mas para isso precisam de ter o acompanhamento de um adulto e idade suficiente para entender tudo o que envolve cuidar do coelho, desde a maneira de pegar nele ao facto de eles poderem morder e arranhar. Garanta que tem tempo de supervisionar os seus filhos e de os educar, já que as crianças não podem aprender sozinhas.



Pergunta 5: Como é que os meus outros animais se vão dar com o coelho?
Os coelhos podem dar-se bem com diversos animais. Contudo, um animal que considera a casa como sua pode não levar a bem que um estranho esteja subitamente a tomar conta da casa. Também existem animais potencialmente perigosos para coelhos, como os porquinhos da índia, que são portadores de doenças fatais para coelhos.

Pergunta 6: Tenho possibilidades económicas de sustentar um coelho?
Apesar do que possa parecer, um coelho não é um animal de baixo custo de manutenção. Dependendo de muitos factores, só os custos iniciais podem chegar a centenas de euros (mas pelo menos a 100 chegam com a maior das facilidades), sem contar com consultas veterinárias, vacinações, desparasitações, ração e feno após os primeiros sacos acabarem...

Pergunta 7: Estou disposto a alterar o meu estilo de vida?
Um coelho dá trabalho, e isso implica alterações das suas rotinas diárias e sazonais. Não só existe o factor do trabalho diário como tem de pensar o que fazer com o coelho quando quer viajar. As férias são um grande problema para a maioria dos animais, altura em que a maioria é abandonada. E dado que um coelho pode viver até 10 anos, está-se a comprometer com a possibilidade de ele vir a viver todos esses anos.

15 comentários:

  1. eu tenho um hamster chines ele pode pasar duensas pra o colho? que nem o porquimho da india?

    ResponderExcluir
  2. Olá :)

    Não, os hamsters e os coelhos podem conviver desde que em gaiolas separadas.

    Cumprimentos,
    Mar

    ResponderExcluir
  3. os mini coelho arranham mtoo? (a ponto de machucar)

    ResponderExcluir
  4. Olá, comprei um mini Lionhead ontem. To gostando muito!

    ResponderExcluir
  5. Minha vida mudou completamente, mas para melhor, sem dúvida!! Amo demais meu baixinho Tuig!!
    Mas antes, foram 3 meses de muita pesquisa e análise para ter certeza do passo que estava dando.

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz por ler isso :)

    ResponderExcluir
  7. Tenho um coelho anão. será que ele pode estar sempre na varanda? não vai ficar doente?

    ResponderExcluir
  8. Os coelhos dão-se muito mal com o calor, devendo permanecer a temperaturas abaixo dos 27ºC. O frio é tolerado mais facilmente mas abaixo dos 10ºC poderão existir problemas.
    Ler:
    1 - http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/06/golpe-de-calor.html

    ResponderExcluir
  9. Minha filha ganhou uma coelha mini, mais ela fica tão sozinha no quintal só saimos lápra alimentar ela e lavar o local, fico com muita dó acho que fica abandonada lá sozinha.As vzs tenho vontade de doar para um criador,pra ela ficar com seua amigos. Mas ao mesmo tempo tenho dó..
    O que fazer?

    ResponderExcluir
  10. Jessica, por vezes é preferível ter um coelho nas condições que me descreve do que doar a um criador. Regra geral, nos criadores os animais são mal tratados e negligenciados. Não se preocupe com o facto da coelhinha passar algum tempo sozinha, eles são animais muito independentes.

    ResponderExcluir
  11. Olá. comprei um coelho á pouco mais de uma semana com 2 meses. nos primeiros dias, o coelhinho ambientou-se muito bem, é mansinho, deixa que nos brinquemos com ele... mas andava sempre a pular e a correr de um lado para o outro. acontece que hoje de manha, fomos solta-lo um pouco e o coelhinho não se mexia, parece triste e doente. liguei ao veterinario e ele disse para lhe darmos fruta, mas continua na mesma. o que será ? ps. amanha pensso levalo ao veterinario.

    ass: marisa.

    ResponderExcluir
  12. Bom,sempre quis ter um coelho, e ganhei um holandês, ele está há um mês conosco aqui em casa!! Mesmo com meu trabalho, me dedico a 4 horas diárias para passear com ele, que se tornou o mascote da casa e ele adora toda a família, se alimenta bem e brinca bastante! Temos um grande quintal com plantas comestíveis ( como coentro, camomila, capim), mas ele dorme na gaiola dele a noite!! Ele chama-se Soren, e acredito que ele está tão feliz aqui em casa como nós com ele!! Estou adorando o blogue, muito informativo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Tenho um coelho anão femea ha três meses.Tenho notado que ele está perdendo pelo, isso não ocorria antes, será que isso é normal?
    Além da ração própria pra ele, tenho deixado que ele coma cenora.
    Quais outros vegetais ele pode comer sem que lhe cause diarréia?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Daiane, pode ser apenas mudança de pêlo normal (que ocorre de dois em dois meses). Em relação à outra questão, é só consultar os artigos na secção "Alimentação" aqui no blogue.

    ResponderExcluir
  15. Marisa, tem mesmo de o levar ao veterinário. É caso para isso..

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin