Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Os básicos da alimentação

O que deve um coelho comer? E em que quantidades? Que alimentos se devem dar aos coelhos? Posso dar só ração? Estas são perguntas muito frequentes de quem ainda não sabe como alimentar o seu coelho, por isso aqui fica um texto que espero que esclareça todas as dúvidas.

Introdução

As fibras são vitais para o sistema digestivo dos coelhos, por isso o feno deve ser o principal constituinte da dieta, juntamente com a água. As dietas que consistem principalmente em ração podem levar à obesidade e aumentar os problemas digestivos.
Uma dieta correcta é constituída por cerca de 60% de feno e 20% de vegetais. Isto ajuda não só a uma dieta equilibrada como desgasta os dentes dos coelhos.
Tudo o que seja além disto é considerado uma guloseima e deve ser dado com moderação. Como complementos, deve deixar-se na gaiola uma pedra de sais e outra de cálcio, para evitar deficiências de minerais.
A introdução de novos alimentos deve ser feita gradualmente. Assim, deve dar-se apenas um alimento novo de cada vez (se se notar algum problema torna-se mais fácil descobrir a origem e eliminar o alimento da dieta).
Como apontamento, convém indicar que a cor da urina pode variar com a alimentação, chegando a atingir tons avermelhados.

Dieta equilibrada:
Fibras: > 18%
Proteínas: 12 - 16%
Gordura: 1 - 4%
Cálcio: 0,6 - 1%
Fósforo: 0,4 - 0,8%
Potássio: 0,6 - 0,7%
Zinco: 0,5%
Magnésio: 0,3%
Vitaminas (em especial A, D e E)

Feno


O feno deve estar sempre à disposição, embora alguns coelhos talvez não lhe peguem muito no início. A adição de feno algumas vezes ao dia pode ajudar e a quantidade de ração não deve ser grande para não lhe tirar a fome. É recomendada a introdução da alfafa (ou luzerna) aos coelhos pequenos e, à medida que vão crescendo, a sua substituição gradual por feno normal até que, com um ano, o coelho já não a ingira. A alfafa contém muito cálcio, embora tenha menos fibras que o feno normal.

Água

O coelho deve ter sempre à disposição água limpa e fresca, de preferência em bebedouros de esfera por razões de higiene. O bebedouro deve ser lavado com regularidade para impedir o desenvolvimento de fungos.

Vegetais


Os vegetais são uma parte muito importante da dieta. Uma variedade deve ser dada diariamente para assegurar uma dieta equilibrada. Se o coelho estiver muito habituado apenas a comer ração, a mudança deve ser feita gradualmente, permitindo que o seu sistema digestivo se ajuste. Adicionar à dieta apenas um vegetal de cada vez para que, caso o coelho apresente diarreia ou outros problemas digestivos, seja possível identificar a origem. Os vegetais devem ser bem lavados e só se devem dar os que estão livres de pesticidas.
Em relação à sua introdução, deve começar-se a dar cerca das 12 semanas de vida, em pequenas quantidades e apenas um de cada vez. À medida que vão sendo adicionados novos vegetais, ter em atenção o aparecimento de diarreia e, se se der o caso, retirar o último vegetal adicionado à dieta.

Ração


A ração comercial é altamente calórica. Assim sendo, os coelhos cuja base da alimentação é a ração podem acabar com obesidade e com problemas de saúde relacionados. Contudo, a ração dada em quantidades certas é um constituinte importante da dieta, pois tem vários nutrientes.
Se não sabe como calcular a quantidade de ração ideal para dar ao seu coelho, alguns especialistas sugerem um cálculo simples: deve dar-se a quantidade de ração correspondente a 2 ou 3% do peso do animal. Assim basta multiplicar o peso do seu coelho em gramas por 0,02 e 0,03 e verificar a quantidade de ração que lhe deve dar. Por exemplo, um coelho com 1000g (1kg) deverá ingerir entre 20 e 30g de ração. Contudo,os coelhos pequenos, que estão em fase de crescimento, terão tendência para apresentar maiores necessidades relativas de ração.
A ração deve ser dada preferencialmente uma vez ao dia, mas pode ser dada em duas vezes. Atenção, que o comedouro deve ser retirado após duas horas de disponibilidade, mesmo que o coelho não tenha comido tudo (o que pode ser um sinal de que está a dar demasiada ração ao seu coelho).
Em relação à escolha da ração, deve procurar escolher aquelas que têm apenas uma variedade de granulado, pois evitam a tendência do coelho de "escolher" a comida. A ração deve ter muitas fibras (cerca de 20%), cerca de 14% de proteínas e menos de 1% de cálcio.
Ao introduzir uma nova ração deve misturar com a antiga, começando com cerca de 3/4 da antiga e 1/4 da nova, e ir aumentando gradualmente a razão da nova.

Guloseimas

A fruta é tida como uma guloseima, dado o seu elevado teor de açucares. É recomendada apenas a ingestão de 1-2 colheres de chá de fruta fresca por dia. As guloseimas vendidas em lojas de animais são, geralmente, desnecessárias e nalguns casos posem causar problemas digestivos devido aos elevados valores de hidratos de carbono e açucares. Quando dadas, deve ter-se muita moderação.

Nota: cuidado com plantas ornamentais que possa ter em casa, pois podem ser tóxicas para o coelho. Pela mesma razão, deve ter cuidado quando deixa o seu coelho à solta num jardim.

23 comentários:

  1. tenho uma ou outra dúvida em relação a isto, cá vai:

    vegetais - todos os dias, uma vez por semana ? com que regularidade devo dar ?
    ração - dar duas vezes ao dia ? p.ex. almoço e jantar ? de manhã e à tarde ? com que horas de diferença ?
    fruta - dar todos os dias doses pequenas ? ou dar semanalmente ? já vi fontes que dizem para dar, tanto fruta como vegetais, apenas uma vez por semana. como fazer ?

    muito obrigada ,

    um bjinho *

    ResponderExcluir
  2. Os vegetais devem ser dados diariamente, um ou dois são suficientes, mas convém variar ao longo da semana. Contudo tem de se ter cuidado na introdução como já expliquei.
    A fruta tanto se pode dar pouco e diariamente ou dar uma peça um pouco maior uma vez por semana.
    A ração não tem horas. Tanto pode ser de manhã e à noite, como ao almoço e à noite... Desde que os horários sejam regulares não há problema.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada pela explicação :)

    ResponderExcluir
  4. Boas!!
    A minha "KiKa" adora salame de chocolate e bolachas será que lhe estou a fazer mal???

    ResponderExcluir
  5. Está a fazer muito mal. Teve sorte que el deve ter um sistema gastro-intestinal relativamente resistente e ainda não lhe deu uma diarreia capaz de a matar, mas é sempre dia para isso acontecer.

    Tal como eu costumo dizer, eu também gosto muito de morangos, mas tenho um ataque de alergia se os comer. Lá pelo facto de os coelhos gostarem de comer certas coisas não quer dizer que devam ou sequer possam.

    ResponderExcluir
  6. os coelhos podem comer algo com sal ou açucar

    ResponderExcluir
  7. O que é que lhe pretendia dar que tivesse sal ou açúcar?!

    O que eles podem comer é o que está ali descrito: feno, ração própria e alguns legumes e frutas que estão descritos na lista de alimentos.

    Os sais a serem ingeridos estão nas pedras que deve comprar.

    ResponderExcluir
  8. mas aqui no brasil nao encontro pedras de sais

    ResponderExcluir
  9. Se não encontra, não dá... Tem é de ter mais atenção à alimentação para que seja equilibrada.

    ResponderExcluir
  10. o meu coelho esta fazendo um xixi um pouco leitoso

    isso tem e por causa dos alimentos que ele come

    ResponderExcluir
  11. o meu coelhinho ta a fazer um xixi mt escuro assim cor de tijolo..dei lhe agriao..ja tenho dado..sera k exagerei na dose? sera da raçao?
    obrigada e parabéns pelo blog!é uma ajuda enorme!
    bjs!

    ResponderExcluir
  12. não..ele não liga mt à cenoura..gosta é de agriao..e da raçao =P

    ResponderExcluir
  13. poderá ser da ração. como lhe dá a ração ?

    ResponderExcluir
  14. Estou esperando um casal de mini lions. e ja estou preparando uma dieta para eles.
    Gostaria que fosse criticada :

    Todos os dias : Racao - 30 g / Frutas - 1 -2 colheres de cha / Vegetais - 1 folha

    Legume dia sim dia não
    1 colher de Graos 2 x na semana

    O QUE ACHAM ??

    ResponderExcluir
  15. Tiago, veja o seguinte link: http://4.bp.blogspot.com/_RohzIa9EuQc/S05MObiq4JI/AAAAAAAAAjU/3XlvfIoPNv8/s1600-h/piramide+alimentar+coelho.jpg

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma coelhã anã.E ela mija e faz cócó quando a soltamos.Como faço para ela nao fazer tanta procaria?

    ResponderExcluir
  17. Soraia, leia pf:
    - http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/01/limpeza-das-gaiolas.html
    - http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/litter-training.html

    ResponderExcluir
  18. meu pipoca quebrou a unha do pezinho e to tendo q dar-lhe remedios como antibiotico,antitoxico e antihemorragico mas de ontem pra cá paro de cumer a ração "FunnyBunny" ,sera q foram os remedios?comecei a dar terça-feira 21/10/010 quero q ele coma, eu o via ir de 5 em 5 min. na gaiola comer e ta desde ontem sem

    lhe dei cenoura e 3 fatias de maça.

    ResponderExcluir
  19. Comprei um coelho orelhudo a 3 dias e estava muito sujo decidi dar-lhe banho (lavei a junto ao anus pois tinha muito coco acumulado) reparei que ao dar-lhe banho estava com muita diarreia. passado algumas horas o coelho faleceu.
    Que podera ter acontecido???

    ResponderExcluir
  20. Anónimo 1, a medicação é um bocado exagerada. O antibiótico bastaria. Envie-me um e-mail com os nomes dos medicamentos pois não é nossa política publicitá-los visto que já tivemos casos de pessoas que lhes deram um mau uso.

    Anónimo 2, já lhe respondi no outro artigo.

    ResponderExcluir
  21. Ola, meu coelho tem 3 meses, estou com ele a 3 dias, ele nao esta comendo raçao, (nao deve ter gostado vou trocar)agua ele sempre toma e ontem dei couve manteiga pra ele, ele comeu duas folhas inteiras no dia inteiro, e hj quando acordei vi que estava com diarreia, gostaria de saber se foi a couve que causou a diarreia ou se foi a quantidade de couve?

    obrigada

    ResponderExcluir
  22. Bruna, deve ter sido mesmo a couve em si.. É provável que o coelhinho nunca tenha comido couve na vida e tenha experimentado pela primeira vez, tendo reagido com diarreia. Deixe-o a feno e água, apenas, durante 48H e veja se ele melhora.

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin