Mensagem das autoras

Bem vindos ao blogue.
Esperamos que encontrem por cá ajuda para os vossos problemas ou para resolver as vossas curiosidades.
Caso não encontrem respostas às vossas dúvidas, não hesitem em escrevê-la num comentário, na Cbox ou num e-mail.
Apesar de termos alguns conhecimentos de saúde, não somos veterinárias e não sabemos diagnosticar os vossos coelhos, assim como não compactuamos com negligência. Casos de doença são para os veterinários.
Não pretendemos afirmar-nos como autoridades, mas sim facultar um local onde se possa aprender um pouco mais.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Lista dos alimentos para coelho

Provavelmente já muitas vezes teve dúvidas sobre que alimentos devia dar ou não aos seus coelhos. Por isso fica aqui uma lista dos vegetais, frutos e ervas que deve dar, assim como os alimentos que não pode mesmo dar. Caso saiba mais algum que não está na lista, por favor deixe um comentário.

Vegetais


Abóbora (cuidado que é laxante)
Aipo (e folhas)
Alcachofra (só folhas)
Beterraba
Bróculos (só o caule)
Cenoura (e folhas)
Chicória
Courgette
Couve-flor (e folhas)
Couves de Bruxelas
Espargos
Milho-bebé (o normal não)
Nabo (ocasionalmente)
Pepino
Pimentos (vermelho, amarelo e verde)
Rabanete (moderadamente)
Repolho (raramente, pois pode causar viragens digestivas)
Rúcula

(folhas de cor escura em geral não dão problemas, devem-se evitar as de cores claras)

Ervas

Basílico
Calêndula
Camomila
Coentros
Dente-de-leão
Funcho
Hortelã
Lavanda
Merugem
Milfólio
Orégãos
Rosmaninho
Salsa
Salva
Tomilho
Trevo

Frutos

Ameixas
Amoras e folhas
Ananás (apenas um pouco, do tamanho de uma unha cerca de uma vez por mês para ajudar a eliminar bolas de pêlo)
Banana (muita moderação)
Cereja
Kiwi
Laranja sem casca
Maçã
Manga
Melancia
Melão
Morangos e folhas
Nectarinas
Papaia (apenas um pouco, do tamanho de uma unha)
Pêra
Pêssego (evitar dar a casca com "pêlo")
Uvas

Alimentos proibidos

Alface
Alfavaca dos montes
Anémonas
Árvore-da-borracha
Azedas
Batata
Beladona
Camélia
Cavalinha
Cicuta
Dedaleira
Erva-leiteira
Escrofulária-nodosa
Espinafres
Ervilhas
Feijão-verde
Fetos
Giesta
Jarro-dos-campos
Laurisilva
Leguminosas secas (feijão, grão-de-bico, soja...)
Lírios do vale
Meimendro negro
Mostarda-dos-campos
Papoilas
Ranúnculo
Ruibarbo
Tremoço
Trovisco

54 comentários:

  1. quem fez essa merda de lista??
    esta tudo errado. so deve segui-la quem quer matar um coelho.

    ResponderExcluir
  2. Fui eu, baseada em artigos de veterinários sobre o assunto. Mas se discorda estou aberta a explicações e correcções e até agradeço. Seria uma boa contribuição.

    ResponderExcluir
  3. Nao discordo, tenho certaza, sou veterinaria e isso que voce escreve é um absurdo. como pode alguem escrever tamanhas burrices? desculpe, mas se voce pesquisou essas informacoes em sites como o seu, esta explicado a ignorancia. Vá a uma biblioteca, leia, consulte alguem que estudou para isso, ao inves de matar coelhos de pessoas leigas como voce.

    ResponderExcluir
  4. Então e por que não me dá uma ajuda? Era extremamente agradecida, quer por mim quer por outras pessoas que têm coelhos.
    Por acaso consultei sites de referência, como o rabbit.org pois não tenho o hábito de ir ver a sites não referenciados.
    Se quiser ajudar agradeço imenso.

    ResponderExcluir
  5. Entao vamos la...
    verduras. escarola, almerao e couve(nunca gelados) coelhos so podem comer essas folhas escuras. que contem vitamina E e no caso a couve C. Frutas somente maça e nao é necessariamente importante. coelhos nao comem frutas. cenoura com ramos tambem pode fazer parte da dieta. para ele roer pode ser ramos secos de alfafa ou madeirinha para roedores que vende em pet's ou mesmo predrinha de calcio. nao se pode dar banho, muito mesmo deixa-la exposto ao sol. é importante escovar seus pelos 3 vezes por semana para evitar uma de suas mias comuns doencas, a bola de pelos no seu estomago. e por ultimo mais nao mesmo importante é necessario fazer 1hora de exercios diarios, como solta-lo da gaiola para caminha pela casa.
    grata

    ResponderExcluir
  6. http://www.rabbit.org/care/veggies.html

    Uma das listas que segui foi esta. Inclui as que referiu, mas outras também, e tenho referência às folhas escuras no texto. Qual a sua opinião sobre isto?

    Quanto ao banho, se verificar eu também digo algumas vezes que não se deve dar. A escovagem do pêlo também é referida exactamente por essa questão que referiu. Já o exercício até costumo falar em 2h diárias.

    Já a alfafa também é referida no blogue, assim como o feno. A madeira não tratada também está cá como brinquedo, distracção e meio de desgastar os dentes.

    Parece que afinal não errei em tudo.

    ResponderExcluir
  7. Ah, e esqueci-me de referir a fruta
    http://www.rabbit.org/care/fruits.html

    O ananás e a papaia são aconselhados em doses mínimas para ajudar a prevenir bolas de pêlo. Tem informações sobre isso?

    ResponderExcluir
  8. eu posso-lhe emprestar um livro da faculdade de medicina veterinária de lisboa, se quiser. lá poderá ver que as coisas que diz não são bem assim.
    também tenho um de boas maneiras, é que "merda" é uma asneira muito grave e vinda de uma pessoa literada é pior ainda... mas cada um sabe de si.

    ResponderExcluir
  9. LOL Boa mar. LOL
    inocente não te preocupes com isso, respondeste-lhe a todas da melhor maneira e da maneira mais sensata! gostei imenso das t uas resposta e o texto tem muita informação util, e mais ja dei coentros as minha meninas, trevo,cenoura, couve, pão torrado e pão normal (só o pao normal é que acho que não é muito aconselhado não é? e ate agora estao muito bem e felizes ;) vou arranjaar salsa e lhes dar e muitas outras coisas... ;)

    ResponderExcluir
  10. eu tenho um coelho e a veterinária diz mais de metade dos seus alimentos são proebidos

    ResponderExcluir
  11. Então pode dizer-me quais os que ela referiu, por favor?
    As fontes nem sempre são concordantes, gosto de ter informações de várias fontes, por isso agradecia a ajuda se pudesse ser.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Me desculpem, mas eu acho que essa pessoa que criticou é mais leiga que qualquer um aqui e deve ter feito a pior faculdade de veterinária possível, pois, além de falar o ÓBVIO, ainda fala num nível gramatical extramamente BAIXO.

    ResponderExcluir
  13. Isso é para vocês verem a qualidade dos veterinários que temos no Brasil! Aprende num livro dos anos 30 que "só" pode escarola, almeirão e couve, e tem isso como o certo, como o rei mais entendido do universo com seu diplominha escroto de vet! Enquanto sites nos EUA e Europa dizem o contrário! E outra, meu coelho ADORA frutas. É por isso que eu CONTINUO acessando o blog, porque não posso confiar em vets assim. Obrigada!
    FER - Brasil

    ResponderExcluir
  14. Agradeço o apoio. Sim, e acredite que não é só no Brasil que há maus veterinários, aqui em Portugal também temos cada um que mete medo ao susto (ainda hoje me deparei com o caso de um dizer que o problema alimentar era por causa do cio da coelha, quando as coelhas nem cio têm).

    Percebe-se que os coelhos sejam animais que são considerados pets há relativamente pouco tempo (quando tive o meu primeiro há cerca de 12 anos atrás não conhecia mais ninguém que tivesse um excepto a pessoa que mo deu), mas tal como um médico ou um farmacêutico, um veterinário tem a obrigação de se manter a par dos desenvolvimentos feitos na sua área e não ficar estagnado.

    Acho que é simplesmente isso que falta aos veterinários: vontade. Porque se pessoas como nós conseguem encontrar livros escritos por veterinários especializados, porque não conseguem eles?

    ResponderExcluir
  15. Eu vou ter um coelho anão e vou compra-lo num mercado, porque tenho pena de o ver la a ser pisado pelos outros, acham que eu estou a fazer bem, ou estou a correr riscos de trazer um coelho doente para casa?

    ResponderExcluir
  16. Correr riscos, corre. Os animais que normalmente se vêem nos mercados têm menos cuidados por parte das pessoas que tratam deles.

    Mas se estiver disposto a pagar as possíveis consultas, não vejo porque não.

    ResponderExcluir
  17. Meu Coelho Come Muita Alface e Nunca Deu Problemas.. é Saudável até demais... ele come a raçao apropriada tb comprada em um petshop... No Mais, ví aqui no site q a alface é proibida.. nao é nao pessoal... Abraçao...

    ResponderExcluir
  18. Sabe porque dizemos que é proibida? Porque a alface é um alimento que fermenta muito e por isso cria gases. Esses gases podem matar um coelho. Daí que você faz o que quiser, mas já agora tente não matar os coelhos dos outros.

    ResponderExcluir
  19. Nossa! se eu fosse num veterinario tao "brabo" assim eu ficaria com medo dele me matar ahahha antes do coelho... achei que veterinarios fossem bonzinhos e educados pois estao acustumados a lidar com gente que ama seu bichinho e nao faz nada para prejudica-lo conscientemente

    ResponderExcluir
  20. A coisa ficou meio acalorada por aqui, hein?
    Bem, falaram que frutas, coelhos não comem. Não entendi pq não... Meu Tuig come quase todas, bem lavadas, sem casca por causa de pesticidas e com moderação. Nunca teve problemas pela ingestão de fruta alguma... as dicas desse blog são muito boas, tenho seguido. Não entendi porque tantos ataques da veterinária anônima... criar coelho é que nem criar filho, todo mundo acha que sabe mais que os próprios pais.
    Que cada um use seu bom senso, faça suas pesquisas e escolha o melhor para seu coelinho.

    ResponderExcluir
  21. Quanto a alface, concordo, perdi um coelho por causa dela. Com diarréia terrível. Mas claro, cada caso é um caso, talvez o organismo dele não seja tão sensível a alface, é como uma pessoa que pode ser dar bem com certo alimento e outra não. Mas como regra geral, concordo com o desaconselhamento em dar alface, pois o organismo dos pequenos são sensíveis mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Que bando de veterinários despreparados! Querendo dar palpite em alimentação animal...isto é assunto pra um ZOOTECNISTA, e não um veterinário!Se coloquem no seus lugares e vão cuidar e animais doentes,que não são cuidados por ZOOTECNISTA, pois onde há ZOOTECNISTAS não há animal doente!

    ResponderExcluir
  23. Leonardo, não sei se no Brasil os zootecnistas são o mesmo que os engenheiros zootécnicos cá em Portugal, mas daquilo que sei os conhecimentos sobre nutrição normalmente são destinados mais aos coelhos de criação e de engorda do que pets, certo?

    Ou no Brasil já têm preparação para cuidar dos coelhos que são considerados pets? Digo isto porque os engenheiros zootécnicos em Portugal têm o conhecimento direccionado à engorda apenas.

    ResponderExcluir
  24. Boas,
    Ia-me assustando...
    Comecei a ler o blog e estava todo contente pq nunca tinha tido um rabbit decidi oferecer uma à minha filha de 2 anos. E ao fiz de 1 mês, todos adoramos a MIMI.

    E tenho, com facilidade, conseguido "educar" a coelha correctamente com todas as dicas que tenho lido em vários blogs, sites, etc, nomeadamente neste.

    Estava a gostar à brava, até que me aparece um saloio, anônimo, grosseirão, com a mania que é letrado, criticou o que uns fizeram, repetiu o que os outros escreveram e nunca apresentou nada de novo. Como ainda há pessoas educadas, abriram-lhe a porta para mostrar os seus conhecimentos. Mas o básico, sem modos, apelidou de leigo o anfitrião e todos os restantes que nem conhece.

    Enfim... vozes de burro não chegam ao céu.

    Continuem o bom trabalho, porque ajuda bastante quem só agora se está a aprender, a adaptar e a deliciar com esta nova companhia.

    ResponderExcluir
  25. Ricardo, muito obrigada pelas palavras. É bom saber que atingimos o nosso objectivo a pouco e pouco: ser uma fonte de informação para quem quer cuidar o melhor possível do(s) seu(s) coelho(s).

    Infelizmente há gente que gosta de sacar do diploma e mandar 3 ou 4 coisas para o ar para mostrar que sabe, quando afinal de contas não sabe.

    ResponderExcluir
  26. Seja. Ha muita má gente a gostar de se passar por isto ou por aquilo. Cada um cuida ao seu jeito. A minha avó sempre teve coelhos pra alimentaçao e sempre os encheu com a maioria de legumes e frutas e secos referidos na lista e eram coelhos de completa saude, nnc apanharam qlqr doença, eram fortes, grandes, ferteis e felizes !! E nao tinham as mordomias que hj toda agente dá ao seu bichinho. Tavam em capoeiras limpas ao ar livre! Faça chuva ou faça sol (é claro que não "apanhavam" com a humidade ou o sol directo)!
    Portanto, cada um segue a educaçao alimentar e restante que acha melhor. No geral, do que eu sei e aprendi, qlqr coelho adora secos (o meu Mel VENERA pinhões), come algumas verduras (e mtas sao ao gosto deles pq o meu bichinho nao gosta do maior cliché a face da terra: cenoura)essencialmente escuras e adora fruta, especialmente as nao acidas e com muita agua, como a melancia, melao e familia limitada. Tmb AMA manga. E tá bom! É uma questão de se evitar vegetais claros, ervas (pq pouco ouvi falar q eles comem ervas - dai o meu conselho), frutas acidas ou com tecturas pouco suaves, e todo o alimento com possivel alteraçao na sua composição.
    Esta é a minha opniao meus caros.
    Bjs **

    ResponderExcluir
  27. Eu gostaria de saber se coelho anao pode comer agriao ..... E por que o Agriao nao achei em nenhuma lista

    ResponderExcluir
  28. Apesar de sertos mau educados aqui adorei seu blog ..... Apesar de star na lista eu gostaria de confirmar ..... Coelhos poem comer Hortela >>>
    E Agrao que nw existe em nenhuma lista pode ser dado >>> Estarei Aguardando respostas ....
    Muito obrigada desde ja <<<<<

    ResponderExcluir
  29. Sim, os coelhos podem comer agrião, mas sempre com moderação.

    ResponderExcluir
  30. Se está na lista é porque pode dar ;)

    ResponderExcluir
  31. eu ñ sabia q batata e alface faziam mal.. ja dei umas vezes aos meus coelhos e gotaria de saber pq faz mal e tabem o q acontece com eles?
    Haa!! mas uma pergunta. a minha coelha pariu a uma semana os coelhos ainda estão com os olhos fechados tem alguma alimentação sulplementar para a mãe pois ela perdeu um pouco d peso? mas uma eles ficam esse tempo todo sem comer nada e tambem eu peguei neles agora essa semana pra ver se estava tudo bem.estam bem saudaveis são seis ao todo.... mas minha coelha esta com o pelo um pouco feio tem augunma alimentação pra dar a ela nesse periodo de lactação?

    ResponderExcluir
  32. A batata é tóxica, a alface fermenta muito no organismo e pode provocar problemas por causa dos gases.

    A mãe deve beber muita água, comer muito feno e levar uma dose extra de ração e vegetais, por causa da amamentação. Se quiser fornecer vitaminas na água também pode. Um cubo de alfafa por dia também lhe faria bem por causa da perda de cálcio.

    ResponderExcluir
  33. pode dar carambola para coelho?

    ResponderExcluir
  34. Pessoal, comprei uma mini coelha e ela tem 4 meses, to com ela a 4 dias e acho que ela sempre comeu ração no pet center,ontem dei um pedaçinho de maça, sem casca e sem semente, e hoje ela acordou com diarréia,estou preocupada. o que faço? vc acham que passa logo ?

    ResponderExcluir
  35. Oi...gostaria de saber se o coelho pode comer taioba.....ela é uma verdura escura...tem alguma contra-indicação??

    ResponderExcluir
  36. Nunca ouvi falar de coelhos que comessem taioba, pelo que é melhor não lhe dar isso.

    ResponderExcluir
  37. se fez diarreia é deixar 48h a feno e água

    ResponderExcluir
  38. em relação à carambola, também aconselho que não dê.

    ResponderExcluir
  39. ola,fique com uma pequena duvida em relação a "alimentos proibidos", a parte da alface :OP se é proibido manter num menu de alimentação de um coelho ou pode se dar tempos em tempos!!e se esta for dada ao animal de dois em dois dias esta pode lhe causar uma diarreia?!

    ResponderExcluir
  40. Em relação à alface, é daqueles alimentos que pode ser evitado dar. Isto porque não tem qualquer valor nutritivo e não irá contribuir para a absorção de nutrientes no organismo do coelho.

    ResponderExcluir
  41. tenho umas duvidas , eu nunca tive coelhos , ofereceram me a dois dias a minha coelha, acontece que ela tem imenso medo de mim e de toda a gente que se aproxima da gaiola, ontem soltei a e andei com ela la pela casa so ai e que ela se soltou mais , mas quando a tentei voltar a agarrar para mete la na gaiola ela so fugia com medo... é normal esta atitude do bichinho ?

    ResponderExcluir
  42. é um comportamento muito normal. o coelho neste momento está desconfiado, num mundo novo e ainda a habituar-se a si e à sua nova casa. aconselho este artigo, é muito útil para quem está na sua situação: http://ocoelhoanao.blogspot.com/2008/12/como-conquistar-o-seu-coelho.html

    ResponderExcluir
  43. O meu coelhinho esteve no jardim e comeu uma ou duas petalas de uma rosa! :\ fará mal? Quais são as flores que não podem comer?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Os coelhos podem comer pétalas de rosas. Tem é de ter cuidado com as ervas pois há algumas venenosas.

    ResponderExcluir
  45. Bommmmm eu acabei de ganhar um coelho e tenho muitassssssss duvidas sobre alimento,tempo de cio porque ela tem medo da gente e neste saite achei ajuda para a Ana e para a Marta meus parabéns...pois nas outras fontes que procurei não estava muito claro as explicações e listas de alimentos....

    E aos que criticam o meu DESPRESO pois falar e criticar o trabalho alheio é super facil dificil é fazer igual ou tentar fazer algo util para ajudar as pessoas e neste caso os animais...

    ResponderExcluir
  46. Atenção que as coelhas não têm cio, têm ovulação induzida. É só pesquisar pelo blogue, que encontra muitos artigos esclarecedores. Mais uma vez, agradeço os elogios.

    ResponderExcluir
  47. adoro esse site, sempre tenho as respostas rápidas, vocês me ajudaram e muito com a alimentação, só posso agradecer. beijos.

    ResponderExcluir
  48. bom dia

    este site e interessante =)

    em relaçao aos alimentos proibidos costumo dar alface aos meus e ate ver nunca lhes fez mal e um ja tem um ano e pouco...
    mas tambem nao e uma coisa que lhes de diariamente..
    =)

    ResponderExcluir
  49. Em relação à alface, é daqueles alimentos que pode ser evitado dar. Isto porque não tem qualquer valor nutritivo e não irá contribuir para a absorção de nutrientes no organismo do coelho.

    ResponderExcluir
  50. Olá, gostei muito dessa relacao de alimentos, vi que certas pessoas discordaram mas de fato quem tiver um coelho e fizer uma boa pesquisa em sites principalmente americanos vai ver que os alimentos sao adequados, só acho que deveria ser especificado a quantidade de cada item pois muita gente acha que o coelho só deve comer racao e cenoura e isso é muito errado, queria acrescentar o feno (hay) que é essencial para a alimentacao do coelho.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia .
    Tenho uma coelhinha a Bunny e é linda.
    Em relação á alfece não deve dar aos seus coelhinhos pois já morreu a coelhinha da minha irmã por causa de lhe dar esse vegetal.
    Mais vale evitar porque depois não dá para prevenir ! :$

    ResponderExcluir
  52. Olá!! Mais uma vez parabenizo o site, pois em dois dias lendo os posts já aprendi muita coisa e já coloquei em prática com o meu coelho Soren! E por falar em rosas, o meu coelho ADORA!!! Não só rosas, mas algumas outras flores, como cravinas, e também trevos! Será que ele pode continuar comendo uma pétala quando encontrar?
    Obrigada! :D

    ResponderExcluir

Escreva aqui as suas dúvidas, comentários, opiniões e temas que quer ver tratados. A sua opinião conta.

LinkWithin